"E, quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem." Mt  6:7-8
Você talvez pense: "Por que Deus insiste em que oremos a ele e lhe contemos nossos problemas?", "por que ele não cuida de nós sem que precisemos lhe pedir? Ele já sabe do que precisamos melhor mesmo do que nós!". Deus derrama suas dádivas sobre o mundo todo continuamente, todos os dias. Ele nos dá o brilho do sol, a chuva, boas colheitas, dinheiro, corpos saudáveis e assim por diante. Mas, na maioria das vezes, nós não pedimos a Deus essas dádivas, nem sequer o agradecemos por elas. Se Deus já sabe que não podemos viver sem luz ou alimento por certo período de tempo, então por que ele deseja que o peçamos essas coisas?
Obviamente, Ele não nos ordena orar para informá-lo das nossas necessidades. Deus nos dá os seus dons gratuita e abundantemente. Ele deseja que reconheçamos que Ele é capaz e está disposto a nos dar até mais que nossas necessidades.
Quando oramos, não estamos dizendo a Deus qualquer coisa que Ele já não saiba. Ao contrário, somos nós quem está recebendo conhecimento e discernimento. Pedir a Deus para suprir as nossas necessidades nos guarda de nos tornarmos como os céticos descrentes, que não reconhecem Deus e não agradecem a Ele por suas muitas dádivas.
Tudo isso nos ensina a reconhecer ainda mais a generosidade de Deus. Por continuarmos a procurá-lo e por continuarmos a bater em sua porta, Ele nos dá as suas bênçãos com maior abundância. Tudo que temos é uma dádiva de Deus.
Quando oramos, devemos expressar nossa gratidão dizendo: "Senhor, sei que não posso criar uma única fatia do meu pão diário. Tu és o único que pode suprir todas as minhas necessidades. Não tenho qualquer meio de me proteger de desastres. Tu sabes do que necessito antes mesmo de eu ter a necessidade, então estou convencido de que tu cuidarás de mim".
Retirado de "SOMENTE A FÉ - UM ANO COM LUTERO"