12 março 2015

A Fé Começa Em Casa - Intimidade


"Tanto o homem como a sua mulher estavam nus, mas não sentiam vergonha." (Gênesis 2:25)
O casamento tem uma implicação extremamente comprometedora mas necessária para todo ser humano - a intimidade.

Esta fusão de vidas implica uma total intimidade, mas sem constrangimento. Muitos casais podem ficar nus diante um do outro, mas sua "roupa" emocional pode estar completamente fechada, cobrindo toda sua vergonha ou o receio de ser rejeitado pelo cônjuge.

Um casal, para experimentar o que Deus tem para o casamento, precisa estar nu física, emocional, mental e espiritualmente sem se envergonhar.

O exercício da intimidade com lealdade necessita de um amor ativo que não desiste nas dificuldades e nem nas circunstâncias, o que leva à cumplicidade.

Falando em cumplicidade, logo que casamos, Telma e eu, voltávamos do trabalho de ônibus, descendo algumas quadras a pé, passando em frente a uma lanchonete que sempre íamos.

Certo dia, eu passava em frente e tive certeza de que a Telma queria comer cachorro-quente. Parece que a gente conseguia conversar à distância, como até hoje. Pois bem, entrei e comprei logo quatro cachorros-quentes, pois estava com muita fome.

Peguei a sacolinha e desci a rua até a casa da mãe dela, onde ela me esperava para irmos para nossa casa.

Logo que saímos, falei para ela assim:

— Bem, adivinha o que comprei pra gente comer?

Ela responde:

— Ah! Você também comprou cachorro quente? Eu comprei três, um pra mim e dois pra você, pois achei que estava com muita fome. E você?

— Eu comprei quatro porque estava mesmo com muita fome e por garantia dois pra você!

Foi a maior gargalhada. A gente tinha acertado o que cada um desejava, mas exagerado na quantidade.

De qualquer forma, a intimidade havia proporcionado que pudéssemos exercer o amor um ao outro.

Para nos despirmos é preciso não ter medo ou sentimento de rejeição em relação ao nosso cônjuge. Os valores do nosso cônjuge devem ser parecidos com os nossos, as opiniões e preferências conhecidos.

Aprender a amar nosso cônjuge desta maneira é uma dádiva de Deus ao casamento centrado Nele. E, se alguém me ama nesta proporção, sem medida, certamente assumirei uma postura equivalente, e então inicia-se uma espiral crescente de bênção, graça e amor.

A intimidade precisa, portanto, ser exercitada em todas as áreas da nossa vida conjugal.

A intimidade emocional é obtida quando nossos sentimentos e emoções são compartilhados e aceitos pelo nosso cônjuge. Ao sabermos de tudo isto, podemos ferir de morte nosso cônjuge, mas escolhemos depor nossas armas e aceitá-los como são.

A intimidade mental pressupõe que podemos compartilhar raciocínios, ideias e planos. Passamos a entender os pensamentos do outro, o que facilita compreender suas motivações e ações.

A intimidade espiritual é o exercício e prática da fé, seja orando juntos, seja indo juntos à mesma igreja. Fiz o casamento de um casal abençoado e muito ativo na igreja, mas cada um na sua congregação. Acabaram tendo que escolher um local único para estarem, pois não faz sentido se juntar a alguém para viver separado espiritualmente.

Já a intimidade física é algo plenamente entendido e muito colocado em prática. Aliás, hoje em dia o mundo venera exatamente isto, como o livro e filme recente "50 tons de cinza". Neste, um casal utiliza de muitas formas e situações diferentes visando obter intimidade e prazer, mas sem alcançar aquilo que é planejado por Deus.

Soube que uma senhora de idade fez um comentário nas redes sociais a este respeito, em que disse que os jovens não sabem nada sobre um bom sexo.

Seguramente ela disse isto por ter experimentado a intimidade com seu esposo em todas as áreas da vida, o que torna simplesmente desnecessário qualquer tipo de auxílio para obter prazer.

A harmonia nestas áreas leva à intimidade e ao prazer mútuo, algo que o sexo por si só não consegue resolver.

PARA EXERCITAR COM SEU CÔNJUGE


  • Em quais áreas estamos tendo intimidade e em quais áreas precisamos avançar?
  • O que introduzimos no nosso casamento para suprir a falta de intimidade?

"Pai celestial, que meu relacionamento conjugal seja harmonioso em todas as áreas e que possamos alcançar a intimidade que o Senhor planejou para o casamento. Que eu possa lançar fora tudo que introduzi no casamento para satisfazer a falta de intimidade. Amém!"
Deixe o seu comentário no site:
http://www.ichtus.com.br/dev/2015/03/09/a-fe-comeca-em-casa-intimidade/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário