17 fevereiro 2015

COMO BUSCAR A DEUS



"Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." (Jr. 29:13)

Sempre ouvimos daqueles que tem mais tempo na igreja sobre buscar ao Senhor. No entanto, pouco se é ensinado sobre a melhor forma de buscar a Deus. Na verdade não existe uma única forma padrão, mas o melhor jeito é você se sentir a vontade diante do Senhor Deus.

A Bíblia nos ensina que devemos buscá-lo de todo o coração, ou seja, de corpo e alma, ansiando por Sua presença. Veja algumas dicas importantes que lhe farão chegar mais perto de Deus.

Primeiramente é necessário conhecer a Deus e prosseguir em conhecê-lo cada vez mais, e isso só é possível através da Bíblia que nos diz "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor…" (Os. 6:3). O conhecer a Deus nos leva a uma busca por Ele, porém muitos não tem tido o resultado esperado pois não sabem como se entregar ao Senhor.

O primeiro passo rumo a comunhão com Deus é reconhecer quem Deus é e o que Ele representa na nossa vida. Isso chama-se adoração, o ato de admirarmos o caráter de Deus. Mas não basta apenas admirarmos a Deus pela sua soberania, mas temos que dizer para Ele o que de fato representa em nossa vida.

O que Deus representa para você? Ele é apenas uma fonte de bênçãos para você? Quantas vezes você falou pra Deus o quanto você depende dEle? Se observarmos ao nosso redor veremos que se não fosse as misericórdias do Senhor, certamente não estaríamos aqui partilhando desse conhecimento. Portanto, adore a Deus admirando Sua soberania e poder, mas não se esqueça de declarar o que Ele representa na sua vida, porém seja sincero!

Analise quanto tempo você tem dedicado em conhecer ao Senhor. Já pensou que, se Deus fosse nos dar atenção mediante o tempo que dedicamos a Ele, com certeza teríamos pouco da atenção dEle. Mas Deus é tão bom, que nos dá todo o tempo do mundo, pois Ele se interessa pela nossa amizade.

Após reconhecer quem é Deus (mesmo que não tenha experiência com Ele, mas diga o que pensa dEle) e o que Ele representa na sua vida, você deve apresentar o motivo da sua busca, ou seja, o porquê de querer a amizade de Deus. Não adianta chegar diante do Senhor sem propósito algum.

Muitos buscam a Deus somente para adquirir coisas materiais, mas o Senhor quer algo além de uma relação de mercantilismo: Ele quer ser seu amigo. Já imaginou você tendo a honra de guardar um segredo de Deus? Ou em andar com Deus, assim como Enoque andou todos os dias da sua vida. (Gn. 5:24)?

Deus sabe de todas as nossas necessidades, e como nosso Amigo, Ele quer que depositamos toda a nossa confiança nEle. Deus sabe do que precisamos, mas Ele não quer apenas servir de uma fonte de provisão, mas, como nosso Pai e Amigo, Ele quer fazer parte de todos os momentos de nossa vida, independente da situação.

Devemos reconhecer que precisamos e sempre precisaremos de Deus. Sem Ele nada somos e nada poderemos fazer. Se tomarmos atitudes com esse propósito, com certeza seremos mais íntimos de Deus. Ele não quer que tenhamos uma comunhão de servo para Senhor, mas de filho para Pai, fundamentada numa amizade. A Bíblia relata em Jo. 15:15, o Senhor Jesus nos levando a um outro nível de intimidade com Deus, quando fala que "Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer".

Quando mais nos dedicamos em conhecer a Deus, adquirimos intimidade com Ele, e consequentemente, experiência. O apóstolo Paulo nos descreve em 1Co. 6:17 "Mas aquele que se une ao Senhor é um mesmo espírito com Ele.", ou seja, quando nos tornamos íntimos de Deus, partilhamos do mesmos pensamentos, visões, ideologias e propósitos, nos tornando conhecedores da Sua graça e poder.

A partir do momento em que partilhamos do conhecimento do Senhor, estamos apto a sermos intercessores e precursores do Evangelho do Reinos do Céus. O Senhor deseja que nós declaramos ao mundo o que Ele tem feito em nossas vidas, para que outras pessoas também possam desfrutar das maravilhas do amor desse Deus bondoso.

Devemos anunciar as boas novas de salvação! E também devemos cuidar daqueles que estão fracos na fé, tornando-nos intercessores dos mesmos. Mas não podemos esquecer de agradecer por tudo aquilo que o Senhor Deus tem feito para com a nossa vida. Devemos agradecê-lo pelo ar que respiramos, pelo sol que nasce e se põe, pela grandeza de Sua misericórdia, pelo alimento espiritual e material que a cada dia nos dá, pelo folego de vida, pela salvação de nossa alma, enfim, sejamos gratos em tudo, desde as pequenas coisas até as mais grandiosas bençãos do Senhor em nossa vida. Agradeça a Deus por tudo o que Ele fez por você, pelo que está fazendo por sua vida, e por aquilo que ainda irá realizar em benefício do seu bem estar.

Quando nos dedicamos em buscar ao Senhor, adquirimos experiência com Deus, e segundo a Bíblia, a experiência produz esperança, e a esperança não traz confusão e é o fundamento da fé do cristão.

A nossa busca pelo Senhor tem que ter propósito, objetivo, pois há uma grande diferença entre você querer mais do poder de Deus e você querer mais da Sua presença. O poder do Senhor é revelado em um determinado momento, mas Sua presença é cativante em todos os momentos de nossa vida.

Reconheçamos uma vez mais a soberania do Senhor, e também não nos esqueçamos de declarar o que o Senhor Deus representa em nossa vida. Agradeça a Deus por tudo o que Ele operou na sua vida, na vida de seus familiares. Lembre-se que pelo simples fato de você está lendo esta postagem, foi porque Deus lhe deu mais uma oportunidade de você ouvir a Sua voz. Pois o tempo que dedica em conhecer ao Senhor revela se você reconhece e trata Deus como um Pai, Senhor ou uma simples fonte de bençãos materiais.

Charles Vale Ramos Júnior

Por Litrazini


Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário