27 fevereiro 2015

O Segredo de Fazer Acontecer

 

"O desejo que se alcança deleita a alma" (Provérbios 13:19)
Olá, Renato,
Ao chegar em casa ontem a noite, comentei com minha esposa como estava cansado e sentindo que a semana havia passado rápido demais. "Amanhã é o último dia da semana e sinto como se não tivesse produzido o que precisava", falei.
Justamente por causa deste sentimento ela me cobrou algumas decisões que precisam ser tomadas, dizendo "se deixarmos isso correr assim terminaremos o ano e não faremos o que precisamos". Achei exagerado o comentário no momento mas depois refleti que ela tem razão.
Hoje é o último dia útil do segundo mês do ano, ou seja, 1/6 do ano se foi. Temos apenas mais 5 blocos de tempo como este que já passou para tornar este ano diferente dos outros que já foram.
Definir metas, listar os desejos, criar um livro dos sonhos ou quadro da visão são ótimos instrumentos para focar nossa atenção. Mas serão inúteis se forem apenas imagens e palavras no papel. Dr. Neil Farber afirmou em um artigo no site psychologytoday.com que "Quadros da visão são ótimos para sonhar, mas quadros de ação são os responsáveis pelo sucesso."
Para uma meta acontecer é necessário transformá-la em uma sequência de ações que te levem em direção a ela.
Mas o segredo para fazer a meta acontecer é:
EXECUTAR AS AÇÕES!
Você pode estar dizendo: "Mas, Vinicios, isso é óbvio."
Sim, Renato, concordo que é óbvio. Mas é justamente por isso que a maioria das pessoas tropeça. Porque é óbvio baixam a guarda e perdem o foco, deixando os dias passarem sem dedicar o esforço necessário para alcançar a sua meta.
Algumas dicas para nos ajudar:

  • Crie uma lista de ações para cada meta, se ainda não fez. Comece com três passos, não faça um plano complicado, mantenha simples. Se necessário, após executar uma ação acrescente a próxima.
  • No início da semana defina as ações que serão realizadas. Escolha pela importância ou urgência da meta.
  • Destaque visualmente as ações. Escreva em um quadro, prenda uma lista na porta da geladeira, dê um jeito destas ações ficarem à sua vista todos os dias.
  • Comprometa-se a não terminar o dia sem realizar ao menos uma das ações escolhidas. É a execução disciplinada de cada pequena ação que o levará cada vez mais próximo da meta. E quanto mais perto ela estiver mais motivado você ficará para alcançá-la.

Sonhar nos faz bem. Realizar nos faz mais bem ainda.
"Senhor Deus, ajuda-nos a ser um povo conhecido por realizar plenamente as boas obras que planejaste para nós."
Deixe o seu comentário no site:
http://www.ichtus.com.br/dev/2015/02/27/o-segredo-de-fazer-acontecer/

Compartilhe
Facebook Twitter Google+
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário