28 fevereiro 2015

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Posted: 27 Feb 2015 09:30 PM PST
DANIEL 12:9 

E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim.


A nossa abordagem a respeito do Livro Selado, é a colocação de assuntos que estão ligados a nós nestes dias e que são de muita importância para o conhecimento da igreja e da Obra no seu caminhar.

Em primeiro lugar queremos lembrar que estamos diante de dois aspectos fundamentais. Há hoje em dia duas correntes no Evangelho que se confrontam: a primeira é a corrente da Razão e a segunda a da Revelação. A razão é própria e inerente ao homem natural, enquanto que a revelação é aquilo que vem do Espírito Santo, de modo que temos dois caminhos a seguir - o da razão e o da revelação.

A partir daí nós começamos a entender uma série de coisas. A religião e o cristianismo racional que aí estão, tendem para aquilo que é material e estão comprometidos com a razão, ao passo que a revelação está comprometida com o que vem do Espírito Santo, e domina tudo aquilo que é da razão, no sentido do caminhar na direção e no projeto de Deus.

1- Existe um tempo na Bíblia mencionado como o Tempo do Fim, e o livro do profeta Daniel aborda, em alguns textos, este tempo. O Senhor Jesus falou deste tempo quando profetizou no livro de Mateus 24 e 25, acerca de uma última geração que presenciaria os últimos acontecimentos, e concluiu dizendo que não passaria esta geração sem que todas estas coisas acontecessem.

O tempo do fim não é simplesmente um dia, mas uma geração, um período de tempo profético que dura anos – 30, 40, 50...60 anos. A geração dos acontecimentos finais está aí, vivendo nos nossos dias, e foi sobre ela que o Senhor falou a Daniel e falou também em Apocalipse, referindo-se a este tempo como breve.

Daniel descreveu este tempo do fim com duas características fundamentais: primeiro o aumento da velocidade e segundo a multiplicação da ciência. Quando Daniel cita a multiplicação da ciência ele não define esta ou aquela, mas fala simplesmente de ciência como conhecimento ou revelação. Sob um aspecto, o mundo passou a ser dono de muitos conhecimentos através da ciência. Ela trouxe por meio da pesquisa e da tecnologia um grande desenvolvimento para o mundo, que cresce de forma extraordinária, multiplicando-se dia após dia, de modo que o conhecimento de algo gera outros conhecimentos.

2- Podemos observar que três fatos ocorridos no ano de 1948, contribuíram para que o mundo e esta geração alcançassem este desenvolvimento. O primeiro foi a fundação do Estado de Israel, o segundo foi a invenção do Computador, e o terceiro foi a criação do Conselho Mundial das Igrejas (CMI). Estes três acontecimentos distintos tiveram influência na situação do mundo nos últimos dias. O renascimento de Israel – o brotar da figueira – desencadeou o cumprimento das profecias dos últimos tempos. A invenção do computador incrementou a velocidade em todos os sentidos e gerou a descoberta de novas coisas, possibilitando a criação e a utilização de vários sistemas, nas mais diversas áreas da atividade humana. Podemos citar a utilização dos computadores nos programas espaciais, na monitoração de satélites, nas comunicações, na medicina, na aviação, etc. E por fim a criação do Conselho Mundial das Igrejas, que incentivou a união das igrejas cristãs e não cristãs e o fortalecimento do ecumenismo que dará plataforma ao último governo humano, que é o do anticristo. Todas estas coisas contribuíram em tudo para o aumento da velocidade das coisas e para a multiplicação da ciência.

Para nós como Obra, o que interessa muito foi aquilo que o Senhor fez nesta hora, que foi a abertura da Palavra Selada, isto é, a retirada do Selo, que é a revelação do Poder do Sangue de Jesus. Aquilo que nos foi trazido nesta última hora nos fez ver um Velho Testamento totalmente novo. Hoje não abrimos o VT para fazer religião, como muitos estão fazendo. Muitos abrem o VT e passam a guardar o Sábado, porque lá está escrito que se deve guardar o Sábado. Outros se tornam testemunhas de Jeová pelo mesmo motivo, outros deixam de comer carne de porco e saem misturando tudo com o Novo Testamento, produzindo um emaranhado de coisas que no final nem eles entendem. Não há um único projeto nas coisas criadas pela religião.

3- Mas a Obra descobriu um projeto extraordinário, que é um mistério iniciado em Gênesis e que segue até o Apocalipse, de modo que a Bíblia toda fala de um mistério que é o Senhor Jesus. Ele mesmo disse aos judeus: "Vós examinais as Escrituras porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam". Mas os judeus não descobriram isso, apesar de terem a Bíblia. Eles não viram Jesus no Torá, nem levaram em conta o que os profetas falaram sobre Ele. Por que isso aconteceu ? Porque as Escrituras para eles tinham um significado político, sob o aspecto de pátria ou nação, além de religioso. A Bíblia portanto era um código político-religioso para eles, e também um tratado sobre a sua história. Era desta forma que os judeus viam a Bíblia e a tinham na mente, tanto que o governo de Israel era Teocrático e baseado no Torá, com regras de comportamento, saúde, direito, justiça, etc. Para os judeus a Bíblia era um Código Nacional.

As religiões de um modo geral, também vêem a Bíblia por este mesmo ângulo, pegando as coisas do VT e misturando com as do NT. As religiões têm campainhas, incenso, vestes sacerdotais e outras coisas do VT, misturadas com doutrinas heréticas, como por exemplo os mórmons, que agora promoveram um congresso nos EUA para "abrir o céu" para as pessoas de cor, pelo fato de eles almejarem entrar no continente africano. Outros grupos ensinam que o homem pode casar com dez mulheres e tantas outras aberrações.

4- Nós estamos vivendo este momento profético que é chamado o tempo do fim. Este tempo é caracterizado pela Abertura do Selo, que é um acontecimento singular para nós. Aquilo que estava oculto foi descoberto. Quando nós pegamos o Livro de Cantares, por exemplo, verificamos que ninguém tem a revelação deste livro. Ninguém conhece o enigma de Sansão nem as revelações sobre as trombetas de Apocalipse. Qual é o grande segredo do VT e de toda a Bíblia ? O Senhor Jesus. Nós conhecemos a Bíblia como um Projeto Completo, como a Palavra da Vida, como um Plano Profético de Vida Eterna. Quando se conhece o Mistério, coisas como com quem casou Caim ou como a baleia engoliu Jonas, não têm a menor importância. O principal é o conhecimento do Mistério, a revelação do Senhor Jesus. As falhas humanas citadas na Bíblia, também não alteram em nada a verdade, pois ali está mostrado o que é o homem fora da presença de Deus. Os personagens bíblicos como José, Moisés, Davi, etc. apontam profeticamente, naquilo em que não pecaram, para o Senhor Jesus, e a soma de todos eles representam a pessoa do Senhor Jesus. Desta maneira a Bíblia tem para nós um significado todo especial, pois ela mostra um projeto de vida onde o tempo não é contado, e que nos conduz à eternidade. Toda a preocupação da Bíblia é nos mostrar este tempo vivo que nos espera na eternidade. Por isso a Palavra é viva, pois através dela o Verbo se expressa e fala conosco, pois está presente nela. Se tomarmos outros livros, como a biografia de Ghandi, por exemplo, vamos encontrar coisas admiráveis, mas sem vida.

5- A algum tempo atrás nós tomamos conhecimento de fatos interessantes sobre a Bíblia, e há em circulação um livro escrito sobre o assunto que fala das descobertas de alguns segredos que estão no Torá. Este livro se chama "O Código da Bíblia" e o seu conteúdo é muito interessante para nós, pois precisamos entender o contexto deste momento profético. As coisas surgem de repente e nós precisamos acompanhar o desenvolvimento de tudo, para que não venhamos perder o rumo e a comunhão com as coisas que estamos seguindo, sendo influenciados por terceiros, ou por grupos que não têm outro propósito senão bisbilhotar as novidades.

Os judeus não têm a Palavra Viva, mas hoje o "código" trouxe para eles uma nova informação. O código surgiu a partir de estudos feitos por alguns notáveis matemáticos judeus, sobre o texto original do Torá. Eles tomaram o texto original e retiraram os espaços entre as palavras e submeteram os valores numéricos das letras do hebraico a complicados cálculos da física quântica, usando um programa de computador especialmente criado para esse fim, que chamaram de "código", através do qual estão descobrindo que o Torá já previa os principais acontecimentos políticos e científicos da história moderna, há mais de 3 mil anos. O cientista inglês, Sir Issac Newton, passou a metade da sua vida estudando o Torá  tentando descobrir o código, mas não o conseguiu porque não tinha a ferramenta fundamental para isso: o computador. Há mais de 50 anos atrás um rabino de Praga, Tchecoslováquia, chamado H. M. D. Weissmandel, também estudou e se aprofundou um pouco mais a respeito do código, mas não o descobriu. Somente agora, com o uso da tecnologia e do conhecimento científico disponíveis é que se chegou a algo concreto. Um grupo de matemáticos da Universidade Hebraica, chefiados pelo Dr. Eliyahu Rips, que é especialista em teoria de grupo, um dos ramos da física quântica, conseguiram chegar a um código secreto, que quando aplicado a alguns textos do Torá, tem revelado fatos ligados à história mundial em todos os tempos. Estas informações surgem no sentido horizontal, vertical e na diagonal do texto bíblico. Os nomes de muitos inventores, suas invenções e as datas das suas descobertas, surgem juntos e se cruzando no texto. Os nomes de grandes líderes mundiais, suas realizações, as datas e locais dos fatos também aparecem no texto. O nome de Thomas Edison aparece junto com lâmpada elétrica. O nome de Alexander Graham Bell se cruza com inventor do telefone, irmãos Wright cruza com avião, e assim por diante. Einstein aparece junto com Teoria da Relatividade e também com a frase - ele revolucionou a realidade presente. A chegada do homem à lua, bem como os nomes dos astronautas e o ano do seu feito também estão no Torá. A Segunda Guerra Mundial, Hitler, o holocausto, a Guerra do Golfo, Saddan Hussein, o Scud lançado contra Israel e até o cometa que bateu em Júpiter chamado Shoemaker-Levy, estão no texto do Torá decifrados pelo código da Bíblia. Eles descobriram no VT a história do mundo moderno e os fatos que mudaram o curso das coisas com vários detalhes. Uma das descobertas mais impressionantes foi o assassinato do primeiro ministro de Israel Yitzhak Rabin, com a data de sua morte e até o nome do assassino. Estes matemáticos da Universidade Hebraica têm se dedicado ao estudo do código, e têm chegado à conclusão de que o que Deus revelou a Moisés no monte Sinai, foi um programa de computador que trás uma senha secreta que revela os principais fatos da história da humanidade. Eles descobriram através do código as seguintes frases no livro de Êxodo: "Foi feito por computador" e "A escrita de Deus nas tábuas".

6- Tudo isso é impressionante para nós, e a princípio a equipe do Dr. Rips não tornou público o resultado de suas pesquisas, mas um jornalista americano chamado Michael Drosnin, tomou conhecimento dos estudos e publicou o livro que conhecemos hoje. Os matemáticos não quiseram divulgar o código porque acharam que ele não tinha nada a ver com o mundo, e que o assunto só dizia respeito aos judeus. Depois de todas essas pesquisas, eles estão chegando à conclusão de que o VT tem uma outra senha para se penetrar nele, a qual eles não descobriram ainda.

A uns anos atrás um beduíno achou os manuscritos do Mar Morto, nas cavernas de Qumram, e não sabendo da importância da sua descoberta, dividiu os pergaminhos em pedaços e os vendeu no mercado. Quando os judeus descobriram os manuscritos correram em busca da recuperação dos mesmos, e o único livro que eles conseguiram completo foi o livro do profeta Isaías. Justamente o que contém maior número de profecias sobre o Messias, que é o Senhor Jesus. Este livro, mais cedo ou mais tarde será objeto de estudo com a aplicação do código, e os judeus vão terminar descobrindo o Messias e a igreja. No início eles não vão aceitar os fatos, e os rabinos e judeus ortodoxos irão resistir, mas durante a grande tribulação quando o anticristo se assentar no lugar santo e provocar um escândalo nacional em Israel, as conclusões serão outras.

O que faz com que os judeus não aceitem Jesus hoje é a razão, e por ela ninguém pode conhecer o Senhor. As religiões hoje em dia também não conhecem Jesus por causa da razão, pelo fato de o véu estar posto sobre os seus olhos. O que é que havia além do véu? A arca da aliança que fala da Palavra Revelada, o propiciatório que aponta para o Sangue de Jesus, através do qual Deus se tornou propício – Deus falava do propiciatório, hoje nos fala através do seu Filho – e os querubins que estão relacionados com a operação do Espírito Santo na vida da igreja. É a profundidade daquilo que está além do véu, por isso as religiões e os judeus não crêem, porque estão aquém do véu. A Bíblia diz, no entanto, que quando se converterem o véu será retirado. Hoje eles estão convencidos, cantam, pregam, mas não estão convertidos. Desta forma, quem não tem a revelação fica com a razão. Fidelidade para Deus é andar na revelação. Fé é obedecer à revelação, e é isso que nos sustenta nesta última hora.

Por causa destas coisas é que Israel não vai aceitar o Messias. Mas algo muito interessante está acontecendo. Eles estão descobrindo coisas que não conheciam antes, porque o "selo" foi retirado. Isso é algo sensacional, é uma coisa notável o que está acontecendo nesta hora. Nós não podemos ignorar tudo isso, nem dizer que não é verdade. As descobertas são realmente extraordinárias, basta atentar para as frases que estão escritas no livro – Guerra mundial, Hitler, homem mau, nazista e inimigo, massacre, Presidente Kennedy, morrer, Dallas, Rabin, um assassino que assassinará, holocausto atômico, míssil Scud, colapso econômico, baterá em Júpiter, Einstein, ele revolucionará a realidade presente, todo o seu povo para a guerra, haverá terror, Primeiro-ministro Netanyahu, eleito, Bibi, ele certamente será morto, sua vida foi ceifada, assassinado, Oklahoma, McVeigh, morte terrível, haverá terror, a queda do comunismo Russo, na China a seguir, e outros assuntos mais. Tudo isso nos impressiona, mas para o mundo estas coisas não passam de notícias, e para as religiões são meras novidades. Eles vão acabar se reunindo com seus computadores, para descobrir novidades sobre o assunto. O próprio Dr. Rips e sua equipe disseram que vão produzir um software para vender no mundo inteiro, para que as pessoas possam pesquisar por conta própria, os mistérios da Bíblia usando o código. Para quem não tem nada para fazer vai ser uma maravilha. Imaginemos o sucesso que isso vai fazer no meio dos jovens e outras pessoas como universitários, cheios de curiosidade sobre o assunto. Para o evangelho que está aí, para quem a Bíblia já ficou "branca", isso vai ser o máximo prá quebrar a rotina.

A Obra não precisa disso porque tem a revelação, e é ela quem nos sustenta a cada dia. Nós hoje estamos aqui diante da revelação, e por isso sabemos para onde estamos indo e o tempo em que estamos vivendo. A nossa preocupação hoje é esclarecer os irmãos sobre este assunto e não defender o livro ou o código, mas mostrar qual deve ser a nossa posição como Obra diante destas coisas. O evangelho tradicional encara tudo isso como curiosidade, pois o livro é meramente científico; não tem dons, não tem revelação nem clamor. Somente a Obra tem a ousadia para entrar no Santo dos Santos, porque conhece o clamor pelo Sangue de Jesus. Ela não tem o direito, mas tem a ousadia. A tradição não tem essa ousadia porque não conhece o clamor pelo Sangue de Jesus. O sangue de Jesus é o que há de mais importante que Deus colocou à disposição da igreja e do homem.

7- A retirada do selo para Israel está sendo feita pela razão, através do exame do Torá pelo código. Além do Torá eles estão examinando o livro de Isaías descoberto nas cavernas de Qumram, completamente intacto e no original. O que eles vão achar no livro de Isaías ? eles vão achar o Messias e a igreja, mas não vão se converter porque o véu está posto sobre eles, assim como não se convertem os sabatistas, os testemunhas de Jeová e outros que vivem pela razão e por aquilo que é material, como guardar o Sábado, não comer carne de porco, usos e costumes, etc. Nós não guardamos o Sábado porque temos a revelação de que Jesus é o nosso descanso, não para o corpo que é físico, mas para a alma.

Os judeus descobriram que o Torá não é exclusividade deles, porque ele fala de coisas ligadas a todo o universo, de modo que se tornou um "Livro Universal". Se ele fala da história da humanidade , então deixou de ser só deles. Eles vão descobrir aquilo que todo mundo já sabe – que a Bíblia é universal. Quando no livro de Isaías eles encontrarem a igreja e o Messias que já veio, sua autoridade em relação à exclusividade da Bíblia será desfeita. Eles verão também que o seu Deus não é somente seu, mas de todos aqueles que nele crerem em qualquer parte do mundo. Todas estas coisas vão trazer para os judeus muitos questionamentos e até decepções. Mas vai chegar o momento em que eles não terão outra saída, e chegarão à conclusão que o Messias de fato já veio, e que aquele que eles reverenciaram na verdade é o anticristo, e eles entenderão que precisam se agrupar todos em Jerusalém, porque o Messias está para chegar e que não há mais nada o que fazer pois agora chegou o momento da decisão, e a igreja já foi embora. Eles não verão a igreja subir, pois ela será raptada num piscar de olhos para se encontrar com o Senhor Jesus nas nuvens. O mundo tentará explicar o desaparecimento da igreja, dizendo que aconteceu uma catástrofe. Outros dirão que um disco voador levou os "atrasados" da terra para outro planeta, e que agora o mundo é deles. Vai ser uma confusão, aviões caindo, as pessoas chorando os seus mortos, crianças desaparecidas... E a grande tribulação estará só começando.

Daniel disse que nos últimos dias o selo seria tirado. Para nós isso já aconteceu – o Sangue de Jesus é este selo. Para os judeus ele está sendo tirado nesta hora de forma racional. Mas eles não mudarão logo de atitude, pois o Torá está ligado à sua religiosidade, sua pátria, sua terra, sua nacionalidade, todos os princípios éticos de seu povo. etc. Estas coisas não se mudam facilmente. O mundo vai estar em volta, só ciscando em busca das novidades, mas também não vai mudar de posição.

CONCLUSÃO

Nós não podemos seguir o mesmo caminho de quem não tem revelação, e começar a buscar conhecer aquilo que está dentro do código pela razão, porque o que se prevê é que as pessoas vão fazer dele algo como horóscopo, adivinhação, previsão do futuro e outras formas de ganhar dinheiro usando a superstição das pessoas. Grupos vão querer usar o código para a obtenção de interesses políticos e coisas desta natureza. A Obra não vai se preocupar com isso, pois as conclusões a que estão chegando, como por exemplo, a descoberta de que uma "mente superior" preparou tudo isso, para nós não é novidade alguma. Mas nós sabemos mais que isso, nós conhecemos a "senha" que é o clamor pelo Sangue de Jesus. O mistério da Palavra que é o Senhor Jesus, nós também já conhecemos, de modo que temos tudo aquilo que eles estão começando a descobrir agora, no fim dos tempos.

                                                                      Recife, 15 de agosto de 1998


Posted: 27 Feb 2015 02:24 PM PST
Existem alguns princípios sobre a vontade de Deus não podemos esquecer.

Deus não revela toda a sua vontade de uma vez.

Para Deus é muito mais importante o que eu "sou" do que aquilo que eu "faço". 

Deus sempre tem mais para fazer em mim, do que através de mim. 
Se você não está obedecendo à vontade geral de Deus revelada em sua palavra,ele não revelara a sua vontade especifica. "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Rm 12.2).

Como podemos conhecer a Vontade de Deus:

Atendendo para os princípios do sal palavra. Abraão sabia o que Deus queria quando orientou seu mordomo Eliezer a buscar uma esposa para Isaque. "O Senhor Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra; ele enviará o seu anjo lá para meu filho" (Gn 24.7)

Através da oração. Eliezer "fez ajoelhar os camelos fora da cidade, junto a um poço de água. E disse: Ó Senhor, Deus de meu Senhor Abraão,dá-me hoje bom encontro, e faze beneficência ao meu senhor Abraão!" (Gn 24.11-12).

Dando paz interior. "Tens tu fé? Tema em ti mesmo diante de Deus. Bem aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem duvidas, se come esta condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado"(Rm 14.22,23).

Atreves das circunstâncias. Deus usou de circunstâncias para levar o apostolo Paulo a entender o rumo que devia tomar (Atos 16.6-10)
Quando se quer algo que esteja afinado com a vontade de Deus, este tem prazer em atender e fazer cumprir seus sonhos (Salmos 37.4)
Quando tudo está bem não significa que estou na vontade de Deus, ou ao contrario, quando tudo esta mal não indica que eu esteja fora da vontade de Deus. Marcos 4.35-41 descreve um ato de obediência dos discípulos de Jesus, e no entanto, levantou-se um grande temporal. 

Estavam fazendo a vontade do senhor, estavam com o senhor e houve tempestade. Nem sempre as tempestades significam que estamos fora da vontade do Senhor.


Nunca pense que a desobediência deliberada ao senhor pode impedir ao retorno ao centro da vontade de Deus. A nossa desobediência não surpreende ao Senhor.A sua graça nos alcança até o mais profundo abismo.

Pastor Josué Gonçalves 
Posted: 27 Feb 2015 07:05 AM PST
Imagem: shutterstock

Em artigo publicado no site da 'Folha de São Paulo' nesta quinta-feira (26), o jornalista Reinaldo José Lopes, em sua coluna 'Darwin e Deus', cita os cinco grandes mitos sobre a maneira como a Bíblia foi escrita, editada e transformada num cânone.
Seguem abaixo algumas considerações do autor.
Mito 1: a Bíblia que temos hoje foi "inventada" no Concílio de Niceia
Nananinão, dileto leitor. O Primeiro Concílio de Niceia, realizado no ano 325 d.C. na cidade romana de mesmo nome (localizada na atual Turquia), foi uma grande reunião de bispos (cerca de 300) convocada pelo imperador Constantino. Seu principal tema foi a cristologia, ou seja, debates sobre a exata natureza de Jesus Cristo e sua relação com Deus Pai. O concílio deu o passo decisivo para definir que Jesus compartilhava da mesma natureza de Deus e existia desde o princípio dos tempos, não tendo sido "criado" em qualquer sentido ordinário. A agenda do concílio incluía várias questões menores, como a data correta da celebração da Páscoa cristã. Mas em NENHUM momento incluiu discussões sobre os livros que deveriam ou não ser incluídos na Bíblia. Repito: esse tema simplesmente NÃO foi debatido em Niceia.
Mas, se é mito, quando o cânone foi fixado, afinal? Bem, depende. De maneira geral, pode-se dizer que, no fim do século 4º d.C., uns 50 anos depois de Niceia, a maioria das igrejas cristãs aceitava mais ou menos os textos ainda aceitos hoje. Mas alguma variação continuou ocorrendo, e nenhum grande pronunciamento oficial e definitivo aconteceu ao longo do milênio seguinte. No Ocidente, foi só no século 16 que católicos e protestantes cristalizaram seus cânones ligeiramente diferentes, com alguns livros a mais ou a menos no Antigo Testamento, como veremos a seguir.
Mito 2: ao longo dos séculos, a Bíblia foi constantemente manipulada e alterada. Não fazemos a menor ideia de quais eram os textos originais
Para entender esse mito, vamos examinar a questão, pensando primeiro no cânone judaico (o Antigo Testamento) e depois no cânone cristão.
Primeiro, o fato é que a tradição de manuscritos do Antigo Testamento é muito antiga e bastante bem documentada. Os famosos Manuscritos do Mar Morto, achados na Cisjordânia nos anos 1940 e 1950, remontam até o século 2º a.C., em alguns casos, e vão até o século 1º da Era Cristã, ou seja, têm cerca de 2.000 anos de idade. A maior parte desses manuscritos corresponde a trechos de quase todos os livros da Bíblia hebraica, ou Tanakh, como também é conhecida — só não há na coleção trechos do livro de Ester.
Tem variação quando comparamos os textos bíblicos dos Manuscritos do Mar Morto com os textos hebraicos preservados pela comunidade judaica, os chamados textos massoréticos, que datam do século 9º d.C.? Tem variação sim, e considerável – trechinhos a mais ou a menos, trocas de letras, confusões de significado etc. Isso é especialmente verdade em textos de natureza poética, que possuem vocabulário mais complexo e de difícil interpretação. Mas há relativamente pouca coisa que tenha algum significado teológico ou histórico muito importante nessa variação. Algumas versões dos Salmos dos Manuscritos do Mar Morto, por exemplo, parecem dar a entender a existência de outros deuses além do Deus bíblico, Yahweh (nome geralmente traduzido como "o Senhor"). Mas essa inferência também pode ser feita com base nos manuscritos mais conhecidos da Bíblia, por exemplo. Não é nada propriamente bombástico.
Mito 3: os Manuscritos do Mar Morto contêm evangelhos apócrifos que revelam verdades chocantes sobre Jesus
Esse mito é fácil de derrubar, em contraposição ao anterior. Não há NENHUM texto cristão em meio a esses manuscritos, gente. A única relevância deles para o estudo do Jesus histórico é o fato de que eles nos ajudam a entender como era o judaísmo na época em que Cristo viveu. Fora isso, nada.
Mito 4: os evangelhos apócrifos são uma fonte mais confiável sobre a figura histórica de Jesus do que os que foram incluídos na Bíblia
Outro mito que vai ao chão com relativa facilidade. Hoje, quase todos os historiadores concordam que é preciso ler com muito cuidado os Evangelhos canônicos — Mateus, Marcos, Lucas e João — se a ideia é buscar informações historicamente confiáveis, porque o interesse dos evangelistas era fazer teologia, e não história no sentido moderno. Mas, e esse é um grande mas, a maioria dos historiadores também concorda que, se esses textos têm problemas do ponto de vista histórico, os evangelhos apócrifos, ou seja, não incluídos na Bíblia, são ainda mais problemáticos, em geral.
Isso porque tais textos foram, em geral, escritos bem depois dos Evangelhos canônicos e estão cheios de material lendário e especulações teológicas ainda mais ousadas do que os textos presentes na Bíblia. São quase "fan-fic" — aqueles textos escritos por fãs de um livro ou de um filme usando personagens criados por outra pessoa em suas próprias histórias.
Há uma possível exceção importante nesse caso, porém. Trata-se do Evangelho de Tomé, encontrado no Egito e feito quase que só de frases impactantes de Jesus, ou de parábolas contadas por ele. Alguns estudiosos importantes acreditam que Tomé preserva algumas versões das falas de Jesus que se aproximam mais do que ele teria realmente falado em vida. Mas muita gente discorda deles.
Mito 5: as Bíblias católicas e ortodoxas incluem textos apócrifos que não fazem parte do cânone "correto" do Antigo Testamento 
Esse é outro mito com nuances, como o mito 2. De fato, o que a Bíblia das igrejas protestantes inclui em seu Antigo Testamento é um conjunto de livros exclusivamente traduzidos do hebraico para as línguas modernas. São os mesmos livros incluídos pelos judeus atuais em seu Tanakh desde mais ou menos o ano 100 d.C. As Bíblias católicas e ortodoxas incluem ainda outros livros, como Judite, Sabedoria e Eclesiástico, que foram traduzidos do grego e a respeito dos quais se acreditava que tinham sido escritos originalmente em grego e/ou nunca teriam feito parte do cânone de qualquer grupo judaico.
Acontece, porém, que na época de Jesus o cânone judaico ainda estava "semiaberto", e ao menos alguns grupos de judeus parecem, sim, ter considerado que tais livros eram canônicos. Trechos do Eclesiástico, por exemplo, foram achados entre os Manuscritos do Mar Morto, e em hebraico. A mesma coisa vale para o livro de Tobias – trechos em hebraico e aramaico também constam da "coleção" do mar Morto.

Isso significa que esses livros "devem" fazer parte do cânone? Depende. É claro que, no fundo, essa é uma discussão cultural e teológica. Mas o que claramente não funciona muito é dizer que o judaísmo nunca aceitou esses livros como parte das Escrituras — em alguns casos, essa informação parece não proceder. 

FONTE: http://www.verdadegospel.com/5-mitos-sobre-a-origem-das-escrituras-entenda/
Posted: 27 Feb 2015 10:39 AM PST

A família cristã precisa como nunca buscar oportunidades em meio a todos esses desafios do novo milênio. A pergunta é: como a família deve enfrentar e responder a esses desafios, sem perder sua integridade?
Diante das mudanças sociais com todas as suas implicações, a igreja, sem dúvida, é a maior instituição a advogar em favor do modelo convencional de família.

1. Reconsiderando o que foi profetizado:
Paulo, o apóstolo, anteviu o que hoje vivemos como realidade neste novo milênio: "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus..." (2 Tm 3:1-4). Seria ingenuidade ou ignorância fazermos de conta de que não existe crise e que tudo está indo muito bem. Podemos alterar este quadro, que caracteriza o novo milênio em relação à família, através de um avivamento da parte Deus, e isso não é automático, precisa ser buscado. "E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra" (2 Cr. 7:14).
2. Não se conformar com o modelo oferecido pelo "deus deste século" (Rm 12:2; 2 Co 4:4)
 A palavra conformar significa tomar a forma, se amoldar. O que Paulo disse a Timóteo serve para todos aqueles que acreditam na família como projeto de Deus. "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste..." (1 Tm 3:14a) Preservar os princípios de Deus, estabelecidos em Sua Palavra para a família, é edificar a casa sobre a rocha (Mt 7:24,25). Pode haver as mudanças que houver, Jesus garantiu, este projeto é à prova de tempestade, não cai. Devemos celebrar as famílias e os casamentos que alcançaram sucesso no Senhor Jesus, como resposta aos modelos distorcidos de família. Essa iniciativa do povo de Deus, de afirmar o modelo bíblico de família como ideal divino, pode motivar ainda mais os relacionamentos sadios e encher de esperança tantos outros que estão lutando para superar as crises, porque acreditam na família como Deus a projetou. Quando honramos a Deus, não abrindo mão de princípios, Ele nos honra diante dos homens, manifestando sua vitória em nossas vidas. Com todo respeito que temos pelos que foram vítimas de uma separação conjugal, precisamos proclamar sempre que "Deus contínua odiando o divórcio" (Ml 2). 
3. Mantendo o altar do Senhor levantado dentro de casa
A família precisa derrubar, dentro de casa, todos os altares que não pertencem ao Senhor. Esta foi a orientação de Deus para Gideão, a fim de que o avivamento acontecesse: "E aconteceu naquela mesma noite, que o Senhor lhe disse: Toma o boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal, que é de teu pai; e corta o bosque que está ao pé dele. E edifica ao Senhor teu Deus um altar no cume deste lugar forte, num lugar conveniente; e toma o segundo boi, e o oferecerás em holocausto com a lenha que cortares do bosque" (Jz 6:25,26). Este altar levanta-do ao Senhor dentro de casa fala de entrega sacrificial, renúncia, devoção, comunhão, louvor, adoração, culto, obediência e submissão. Posso afirmar que a família que tiver um altar levantado ao Senhor estará debaixo de proteção. 
4. A família cristã vencendo o poder da influência negativa da mídia
Somos de certa forma o resultado daquilo que vemos e ouvimos. Não é exagero afirmar que a mídia televisiva tem sido responsável pela desestruturação da família ao redor do planeta. Os programas de maior audiência no Brasil exaltam tudo aquilo que compromete o bem-estar da família e incentiva tudo o que a Bíblia, como Palavra de Deus, condena: adultério, prostituição, homossexualismo, uso de drogas, violência, pornografia, ocultismo, satanismo, feiticismo etc. Jesus disse que o ladrão (o diabo) vem para roubar, matar e destruir (Jo 10:10). Muitos, por estarem tão distraídos com este tipo de entretenimento, não percebem a ação sutil desse ladrão, que chega e rouba, mata e destrói o relacionamento.
Neste novo milênio, cada vez mais a luta pela audiência levará os dirigentes dos meios de comunicação a extrapolar os limites, desrespeitando crianças, adolescentes, jovens, adultos, velhos etc. As famílias cristãs, em meio à está decadência e disseminação do mal, precisam assumir a postura de quem é "vocacionado para ser o sal da terra e luz do mundo" (Mt 5:13,14). Assim diz o Senhor a todas as famílias que desejam fazer a diferença neste novo milênio: "Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis meus filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso. Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus" (2 Co 6.17,18; 7.1).
5. Promessas de Deus às famílias cristãs no novo milênio
 E será que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará... (Dt 28:1)
 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus (Dt 28:2). 
 Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo (Dt. 28:3). 
 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas (Dt 28:4).
 Bendito o teu cesto e a tua amassadeira (Dt 28:5). 
 Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres (Dt 28:6).
 O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença (Dt 28:7).
 O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o Senhor teu Deus (Dt 28:8).
 O Senhor te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor teu Deus, e andares nos seus caminhos (Dt 28:9).
 E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do Senhor, e terão temor de ti (Dt 28.10). 
 E o Senhor te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o Senhor jurou a teus pais te dar (Dt 28:11). 
 O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado (Dt 28.11).
 E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir (Dt 28.12). 
 E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires (Dt 28:13).

Minha oração é que Deus conserve as nossas famílias de pé na Sua presença, e que possamos dar respostas a todas essas mudanças no novo milênio, com base nos princípios inegociáveis da Palavra. 

Pastor Josué Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário