22 fevereiro 2015

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Posted: 21 Feb 2015 09:00 PM PST
I SAMUEL 23: 14 – O PERMANECER NOS LUGARES SEGUROS...



E Davi permaneceu no deserto, nos lugares fortes, e ficou em um monte no deserto de Zife; e Saul o buscava todos os dias, porém Deus não o entregou na sua mão.

INTRODUÇÃO

A Palavra narra no texto acima, a atitude que Davi tomou, ao ser perseguido tenazmente pelo rei Saul, que buscava sua vida para destrui-la.

DESENVOLVIMENTO

A igreja, na sua caminhada por este mundo, tem sofrido muitos tipos de perseguições, lutas e provações. No entanto, a exemplo de Davi, ela tem encontrado um abrigo, um lugar forte, onde pode se refugiar e se manter protegida das intempéries espirituais desta vida.
·        Os lugares segurospara a igreja são os Meios de Graça.
·        As regiões montanhosos são a comunhão e a intimidade com o Senhor.
·         
·        O deserto fala da perseverança e confiança no Senhor durante as provações.

CONCLUSÃO

Quando a igreja observa a Palavra e se posiciona com confiança no Senhor, ela não é entregue nem se rende diante dos ataques do inimigo, mas é preservada pelo cuidado e zelo do Senhor, preparando-a e amadurecendo-a para um dia reinar com Ele, como reinou Davi após superar sua lutas.


Posted: 21 Feb 2015 07:00 PM PST
imagem_semelhanca




O Homem: a Imagem e Semelhança de Deus


Neste estudo do site, iremos abordar um tema muito especial sobre a criação de Deus, mais precisamente sobre a criação do homem como a imagem e semelhança do Deus Eterno.

CONCEITO
"Homem" vem do latim homo, palavra que segundo opinião de alguns filósofos vem de "húmus" = terra. No Hebraico, língua original do Antigo Testamento, Adam, nome dado ao primeiro homem, Adão, é traduzido por "aquele que tirou sua vida da adamah", da terra. O termo "imagem de Deus", relacionado ao homem, fala da indelével constituição do homem como ser racional e como ser moralmente responsável.

TEXTO BASE
Gênesis 1:26-27
26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.

DESENVOLVIMENTO
A Bíblia diz: "Então formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente" (Gn 2.7). Todas as coisas criadas por Deus vieram à existência apenas pela ação do Seu soberano poder, expresso na palavra "haja". O homem, no entanto, alvo de especial cuidado de Deus, foi modelado pelos dedos do próprio Deus. Primeiramente o Senhor disse: "Façamos o homem", depois apanhou barro bruto e começou a modelar o seu trabalho dando a ele a forma conforme havia imaginado antes; soprou-lhe nas narinas o fôlego de vida e o homem passou a ser alma vivente, como é até hoje (Gn 2.7).
O Homem, a Imagem de Deus
A imagem natural de Deus gravada no homem, consiste dos seguintes elementos: o poder do movimento próprio, o entendimento, a vontade e a liberdade. Neste particular está a diferença marcante entre o homem e os animais irracionais.O primeiro ponto que serve de distinção entre o homem, como imagem de Deus, e os animais irracionais, é a consciência própria. O homem tem o dom de fixar em si mesmo o pensamento, e isto o faz consciente de sua própria personalidade. A faculdade que ele tem de proferir o pronome EU abre um abismo intransponível entre ele e os animais. Nenhum animal jamais pronunciou EU, e a razão é que eles não têm consciência própria.
João Wesley, o famoso evangelista e avivalista inglês, cava mais fundo para mostrar o homem como imagem de Deus, distinguindo-o dos irracionais. Diz ele: "Qual é en-tão a separação entre o homem e os brutos? A linha divisória que eles não podem atravessar? Não é a razão… A diferença é esta: o homem é capaz de ter contato com Deus, as criaturas inferiores não são. Não temos nenhuma base para crer que eles sejam capazes de ter qualquer grau de conhecimento, de amor ou de obediência a Deus. Esta é a diferença específica entre o homem e os brutos, o grande golfo que eles não podem atravessar". Como imagem de Deus que o homem é, ele ainda se distingue dos irracionais:
a) pelo poder de pensar em coisas abstratas;
b) pela lei moral que se evidencia no seu comportamento em busca de uma perfeição;
c) pela natureza religiosa que em potencial existe em cada ser humano;
d) pela capacidade de fixar um alvo maior a ser alcançado no tempo e na eternidade; e) pela consciência da intensidade da vida humana;
f) pela multiplicidade das atividades humanas, que, conjuntas, somam o bem comum daquele que as executa.
O Homem, a Semelhança de Deus
Em Gênesis 1.26, os termos imagem e semelhança se reforçam "mutuamente, contudo, parece não terem o mesmo significado dentro das Escrituras.O homem, como "imagem de Deus", é um ser racional e moralmente responsável. Como "semelhança de Deus", ele se parece com o Criador em sua natureza mental.Dizer que o homem foi criado "semelhança de Deus", não é a mesma coisa que dizer que o homem foi criado exata e absolutamente igual a Deus. Não! Primeiro, porque o homem foi feito corpo visível e palpável, enquanto que "Deus é Espírito" (Jo 4.24). Segundo, porque homem algum pode alcançar e se tornar detentor em si mesmo da absoluta perfeição do Todo-poderoso. Quanto a isto pergunta o patriarca Jó: "Porventura desvendarás os arcanos de Deus ou penetrarás até a perfeição do Todo-poderoso?"(Jó 11.7). Só Jesus Cristo, o segundo Adão, possui em si mesmo o resplendor da glória e a expressão exata de Deus (Hb 1.3). Só Ele é em si mesmo "a imagem do Deus invisível…"(Cl 1.15).
Semelhança Natural
Langston admite que, intelectualmente, o homem se parece com Deus, porque, se não houvesse conformidade na estrutura mental, seria impossível a comunicação de um com o outro, e o homem não poderia receber a revelação de Deus. O fato de Deus se manifestar ao homem prova que o homem pode receber e compreender esta manifestação. Deste modo o homem é uma pessoa assim como Deus é uma Pessoa, e a semelhança entre uma e outra pessoa acha-se no espírito, naquilo que o homem é e na sua natureza pessoal. Assim sendo, a semelhança natural entre Deus e o homem perdura sempre, porque o homem não poderá jamais deixar de ser uma pessoa como Deus o é.
Semelhança Moral
Além da semelhança natural, há ainda a semelhança moral, porque assim foi o homem criado por Deus. Essa semelhança consiste nas qualidades morais que faziam e ainda fazem parte do caráter de Deus. As Escrituras dizem que "Deus fez o homem reto…"(Ec 7.29). Todas as suas tendências eram boas. Todos os sentimentos do seu coração inclinavam-se para Deus, e nisto consistia a sua semelhança moral com o Criador. Contudo, tendo dado lugar ao pecado, comendo do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, o homem ficou condicionado e escravizado ao mal. A semelhança entre o homem e Deus sofreu avaria, e foi com o propósito de consertá-la que Cristo morreu na cruz. Hoje, graças a isto, milhões de filhos de Deus, em toda a terra, possuem uma nova identidade com aquele que os criou.A semelhança entre o homem e Deus é sugerida em outros aspectos tais como:
a) uma semelhança triúna: o homem sendo um ser tríplice, e Deus um ser trino (1 Ts 5.23);
b) uma semelhança que inclui a imagem pessoal, pois tanto Deus como o homem possuem personalidade (Ex 3.13,14);
c) semelhança envolvendo existência interminável, como a de que Deus dotou o homem (Mt 25.46).
 Fonte:http://projetoestudobiblico.com.br/143/doutrinas-biblicas/o-homem-a-imagem-e-semelhanca-de-deus
BIBLIOGRAFIA E REFERÊNCIAS
Oliveira, Raimundo de. As Grandes Doutrinas da Bíblia. São paulo. CPAD.
Esboço de Teologia Sistemática – Juerp – Pag. 131
Coletânea de Teologia de João Wesley – Junta Geral de Educação Cristã da Igreja Metodista do Brasil – Pág. 111
Posted: 21 Feb 2015 09:21 AM PST
(Efésios 2:1-7) – "E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus."
                                                                       
Mudanças claras e objetivas devem ser vistas em nossas vidas quando somos convertidos pelo Espírito Santo. Seu trabalho em nós é completamente regenerador e vivificante, e pode ser visto espiritual e fisicamente. Realmente somos extremamente abençoados por Deus através do sacrifício e salvação provenientes de Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. O que costumávamos fazer antes, quando andávamos perdidos e aflitos, já não fazemos mais porque aqueles velhos e tortuosos hábitos são substituídos pelos frutos do Espírito. Somos transformados dia a dia de acordo com a imagem de Cristo e essa é uma das provas de que somos habitados pelo Espírito de Deus.

Antes seguíamos os padrões inconsistentes e errôneos deste mundo caído, mas hoje somos libertos pelo poder de Deus… É impressionante observar o Seu agir, embora muitas vezes possamos não entendê-lo. Uma característica básica em nosso relacionamento com o Senhor deve ser a confiança e a fé, pois assim demonstramos amor a Ele ao passo de que O agradamos. Uma vez conhecendo a Deus, sabemos que a verdadeira felicidade reside nEle e somente nEle. Tentamos várias vezes encontrar paz, alegria e plenitude espiritual neste mundo, mas não conseguimos, porque fomos criados por Deus, para amá-Lo e adorá-Lo, e logicamente fora dEle nossas necessidades espirituais não poderiam ser supridas.

Entendamos que somos criaturas de Deus e através de Jesus somos feitos Seus filhos por adoção, o que nos modifica espiritualmente a ponto de querermos viver para agradá-Lo. Éramos filhos da perdição por natureza, mas Deus, em Sua infinita bondade, nos resgatou do maligno fazendo conosco uma aliança eterna pavimentada por Seu amor e graça. Todos os dias de nossas vidas devemos permitir que o Espírito Santo desenvolva em nós hábitos e costumes que Lhe são plausíveis e aprazíveis. Por exemplo: Quando sentirmos vontade de agir impetuosamente, sendo grosseiros e irosos, pensemos duas vezes e decidamos praticar aquilo que aprendemos do Senhor: poupemo-nos de dores de cabeça e sejamos mansos e humildes.

Mateus 11:29 – Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

A Palavra de Deus nos diz que encontraremos descanso se formos mansos e humildes! Exaltarmo-nos e agirmos raivosamente pode resultar em amigos afastados, relacionamentos arruinados e (graves) problemas de saúde. Não vale à pena trair preciosos conselhos nem que seja por alguns instantes! A partir de pequenas atitudes como essa o caráter de Cristo é formado em nós gradativamente. A partir de pequenas escolhas permitimos grandiosas mudanças divinas em nossas vidas. Daí a importância de nos mantermos focados em Cristo, pois Ele viveu uma vida terrena irrepreensível aos olhos de Deus; Seu exemplo é para nós fonte de infinita inspiração, por isso devemos meditar diariamente em Seus ensinos e praticá-los para que o nome de nosso Pai seja glorificado e bendito através de nossas vidas, pois a maneira que vivemos deve ser condizente com o que acreditamos para que tenhamos um testemunho puro e verdadeiro.

Deus nos ressuscitou juntamente a Cristo para que pudéssemos testificar de Sua magnanimidade e infinito amor para conosco. Fomos resgatados das trevas para sempre através do sangue do Cordeiro. Louvado seja Deus! Permaneçamos eternamente gratos ao Senhor, procurando valorizar nosso relacionamento com Ele. Cristo nos garantiu acesso ilimitado ao Pai por causa de Sua misericórdia infindável. A graça de Deus é manifestada de maneira totalmente abrangente, através dela podemos perceber e viver o poder de Deus para salvação. Passamos de seres abomináveis e condenáveis à ira divina para reis e sacerdotes! Mesmo pecando diariamente somos alertados pelo Espírito Santo para que nos arrependamos e assim sejamos feitos terrenos férteis para que frutifiquemos e proclamemos o Evangelho. Que a fé venha brotar em nós dia após dia para que cresçamos em maturidade e entendimento como corpo de Cristo, ajudando-nos e amando-nos como Ele nos ama.

Que Deus os abençoe!

Agradecida e agraciada pela inspiração do Espírito Santo,

http://leiaabiblia.blog.br/nascidos-novamente/


Esther Moore
Posted: 21 Feb 2015 06:28 AM PST


Casal divorciado há 43 anos se reconcilia e decide casar de novo:


Um divórcio de 43 anos vai se tornar em um novo casamento, e segundo os noivos, pela interferência de Deus.

O casal trocou alianças pela primeira vez há 56 anos e passaram 13 anos juntos, porém, as dificuldades de convivência os levaram ao divórcio. Ambos seguiram suas vidas, se casaram novamente e ficaram viúvos anos depois.

Agora, ambos com 75 anos de idade, Louis Demetriades e Renate Stumpf voltaram a se encontrar, começaram um namoro e decidiram se casar novamente.

O pedido de casamento foi feito por Louis a Renate em uma loja do Walmart, onde ela trabalha. Num primeiro momento, a noiva não sabia o que dizer, mas logo que caiu em si, disse: "Sim, mas não hoje".

Louis dirigiu do estado norte-americano do Tennessee até Arkansas, onde a ex-mulher e futura esposa vive, para fazer o pedido.

Em entrevista à rede de TV ABC News, Renate disse que o amor dos dois não acabou durante os 43 anos que estiveram separados: "Quando nos vimos de novo em dezembro passado, então tivemos certeza que ainda nos amávamos. O amor nunca acabou".

Apesar da grande repercussão, Renate disse que ela e o noivo ainda não iniciaram o planejamento da cerimônia: "Não há pressa na minha idade. Deus nos colocou juntos de novo, e não poderia ser de outra forma depois de todos esses anos", resumiu.

O casal se conheceu na Alemanha, em 1959. Casaram-se aos 18 anos de idade e agora vão concluir a história de amor que viveram décadas atrás. "Quarenta e três anos [de separação] é muito tempo, então eu não tinha certeza no começo. Mas eu vou me casar com ele porque eu percebi que ele mudou, e para melhor", finalizou a noiva.


http://noticias.gospelmais.com.br/casal-divorciado-anos-reconcilia-decide-casar-novo-74523.html

Assista ao pedido de casamento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário