17 fevereiro 2015

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Posted: 16 Feb 2015 07:00 PM PST


II Reis 3: 22, 23 

22  E, levantando-se de madrugada, e saindo o sol sobre as águas, viram os moabitas, defronte deles, as águas vermelhas como sangue.
23  E disseram: Isto é sangue; certamente que os reis se destruíram à espada e se mataram um ao outro! Agora, pois, à presa, moabitas!


         INTRODUÇÃO 
         
Após a morte de Acabe, Jorão, seu filho, assumiu o reino de Israel em seu lugar. Naquele tempo, Mesa, o rei dos moabitas, que era criador de gado e pagava impostos a Israel, se revoltou e deixou de pagar os tributos.
        
         DESENVOLVIMENTO 
         
Os reis de Israel, Judá e Edom, baseados na sua razão, se uniram como um só exército para combater o rei dos moabitas, mas no meio da caminhada, a sede e a fome se estabeleceram e eles se viram em grande dificuldade. As religiões se unem muitas vezes, como um corpo só, mas sem revelação, e procuram enfrentar o inimigo, e no final as dificuldades surgem (a sede e a fome) pela falta da Palavra revelada.
         
Josafá, rei de Judá, buscou um profeta do Senhor para saber sua vontade e encontra Eliseu em sua casa. Em consideração ao rei Josafá, o profeta pediu um tangedor e em meio ao louvor veio a revelação e a orientação do Senhor.

  •    Fazei neste vale muitas covas...- Em meio às dificuldades, devemos buscar o Senhor com humildade, orações e jejuns. Cavar muitas covas significa descer àquilo que está no profundo, buscar com fé o livramento que está fora do alcance dos olhos. 

  •   Não vereis vento e não vereis chuvas... - A bênção do Senhor depende da nossa fé, e não das circunstâncias e das coisas aparentes. A verdadeira fé não depende de evidências exteriores, mas ela contempla aquilo que é invisível. 

  •   Este vale se encherá de tanta água... - Quando o Senhor opera, Ele derrama uma bênção abundante sobre aquele que espera nele. O Espírito Santo transborda no coração do servo que confia no Senhor. 

  •   E entregará Moabe nas vossas mãos- O resultado final da confiança é a derrota do inimigo e a solução dos problemas e dificuldades. A Obra do Senhor tem como propósito, não a solução parcial da dificuldade, mas a eliminação total do problema e de suas causas.


         CONCLUSÃO 
         
Pela manhã, o exército dos moabitas viram as águas do vale avermelhadas como sangue, por causa do reflexo do sol nascente, e pensaram que era o sangue dos reis de Israel, Judá e Edom que haviam se matado, e quando se aproximaram, foram surpreendidos pelos exércitos confederados e foram mortos ao fio da espada.

         
O poder do Sangue de Jesus é quem nos dá a vitória diante do inimigo. Quando clamamos pelo poder do Sangue de Jesus, somos atendidos e o Senhor sai para desbaratar os exércitos adversários. 


Posted: 16 Feb 2015 06:43 PM PST


O seu cristianismo seria capaz disto?

Então não percamos tempo com ideias temporais, meramente humanas e filosóficas para se aplicar ao povo de DEUS... Precisamos anunciar a Cristo enquanto há tempo... QUEREMOS um evangelho puro e simples... Isto basta.

Quando servos de Cristo tombam com a cabeça erguida (olhar fixo, com dignidade), o discurso dos lideres religiosos, dos teólogos, dos supostos defensores / acusadores (falsos ou verdadeiros), semeadores de contendas entre irmãos, simplesmente vira sombra e perde totalmente a sua eficácia diante da verdadeira defesa do evangelho, feita por homens que verdadeiramente carregaram até o último dia da sua vida a marca de Cristo.

Quando o nosso evangelho for assim... conseguiremos usar a nossa liberdade (democracia enquanto ela existe) e Deus vai meter fogo no arraial!!! (pentecoste!!!).

Por Marco Elias
Posted: 16 Feb 2015 06:30 PM PST


Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:14

Paulo escreve esta carta aos crentes em Filipos com o intuito de centralizar a vida deles, em Cristo Jesus, e serem imitadores fiéis do Salvador.


Prossigo para o alvo

Existe uma palavra muito popular na bíblia chamada "pecado", e ela foi, e é até hoje o elemento principal que separa o homem de Deus.
 A raiz hebraica da palavra pecado é (Hamartia) que nada mais é do que "Errar o Alvo".
 E quando Paulo lança esta afirmativa, ele estava potencializando a nossa postura diante do Senhor, em relação a nossa comunhão com o Senhor Deus.
 Prosseguir é alcançar em Cristo uma salvação dinâmica repleta de experiências com o Senhor.

Pelo prêmio da soberana vocação de Deus

Prêmio é algo que se recebe após uma competição, e é isso que estamos fazendo nesta jornada rumo a eternidade.
 Não se trata de uma competição racional e caótica que vemos neste mundo, onde o que se conquista é perdido, não. Paulo se referia aos dois reinos que está na vida do homem; Quais são?
 O reino deste mundo e o Reino dos céus, Jesus disse: "Mas, buscai PRIMEIRO o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.Mateus 6:33"
Isto é, nesta competição o reino dos céus tem que está em primeiro lugar em nossas vidas, é um reino soberano; e o Senhor tem nos vocacionado para isto.

Em Cristo Jesus


Jesus é a chave hermenêutica de toda a palavra, sendo Ele, Reino de Deus em pessoa! 
Posted: 16 Feb 2015 06:00 PM PST


Chave: Redenção

Êxodo; saída.

Comentário:
Assim como Gênesis é o livro dos começos, Êxodo é o livro da redenção. O livramento dos israelitas oprimidos do Egito é tipo de toda a redenção. (I Coríntios 10:11). A severidade da escravidão no Egito (tipo do mundo) e Faraó (um tipo de Satanás) Exigiam por assim dizer, a preparação do libertador Moisés (2:1-4:31), um tipo de Cristo. A luta com o opressor (5:1-11:10) culmina com a partida (grego, êxodo ou saída) dos hebreus do Egito. São remidos pelo sangue do cordeiro pascoal (12:1-28) e pelo poder de Deus manifestado na travessia do mar Vermelho (13:1-14:31). A experiência da redenção, festejada mediante o cântico triunfal dos redimidos (15:1-21), é seguida pela prova que têm de enfrentar no deserto (15:22-18:27). No monte Sinai a nação redimida aceita a lei (19:1-31:18). O não depender da graça conduz a infração e à condenação (32:1-34:35). Contudo, triunfa a graça de Deus ao ser dado ao povo o tabernáculo, o sacerdócio e os sacrifícios, mediante os quais o povo redimido podia adorar o Redentor e ter comunhão com ele (36:1-40:38).

Autor: 
Embora o livro de Êxodo não declare em nenhum lugar que Moisés fosse seu autor, toda a lei abrangida pelo Pentatêuco, que compreende principalmente a parte que se estende desde Êxodo 20 e atravessa o livro de Deuteronômio, declara mediante termos positivos e explícitos seu caráter mosáico. Afirma-se que Moisés é o escritor do livro do pacto (capítulos 20 a 23) que abrange os dez mandamentos bem como os juízos e as ordenanças que os acompanham (24:4, 7). Afirma-se que o assim chamado código sacerdotal, que se ocupa do ritual do tabernáculo e do sacerdócio que figura no restante do livro do Êxodo (exceto os capítulos 32 a 34), foram dados diretamente por Deus a Moisés (25:1, 23, 31; 26:1, e assim por diante). O levantamento do tabernáculo apresenta-se como um trabalho "segundo o Senhor havia ordenado..."Tanto esta terminologia como outras semelhantes aparecem muitas vezes nos capítulos 39 e 40. A paternidade literária mosaica é igualmente ressaltada numa destacada seção narrativa: a vitória de Israel sobre Amaleque (17:4). Em uma referência tomada do capítulo 3 do Êxodo, o Senhor Jesus denomina o Pentateuco em geral e o Êxodo em particular, "o livro de Moisés" (Marcos 12:26). A atual exegese conservadora, bem como a tradição, sempre afirmaram que Moisés é o autor. As teorias de alguns críticos não nos oferecem substitutivo adequado para a autenticidade mosaica.

-
Merrill F. Unger 
Doutor em Filosofia e Letras 






Posted: 16 Feb 2015 06:00 PM PST

Leia antes: Mateus 13:53-58

Jesus retorna à sua cidade, Nazaré, e passa a ensinar na sinagoga, o lugar onde os judeus se reúnem para ler as Escrituras. As pessoas ficam impressionadas, mas não de uma forma positiva. Ao invés de reconhecerem quem ele realmente é, duvidam.

"Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Não estão conosco todas as suas irmãs? De onde, pois, ele obteve todas essas coisas?… Pois nem os seus irmãos criam nele."(Mt 13:55-56; Jo 7:5). Ser rejeitado está se tornando um hábito para Jesus.

Certamente a reação seria diferente se ele fosse filho de um senador, sua mãe tivesse sangue azul e seus irmãos e irmãs fossem capa de revista. Ou então se ele próprio pudesse apresentar um currículo acadêmico invejável. Mas não, ali está um homem comum de uma família comum. E se a sua própria família não acredita nele, por que seus conterrâneos deveriam acreditar?

Existe aí também o elemento ciúme ou inveja. Os fariseus já o haviam rechaçado por este motivo antes. Não é de estranhar que seus conterrâneos se sintam inferiorizados diante de alguém que vem recebendo certa aclamação popular em outras cidades. A fábula da cobra e do vaga-lume ajuda a entender isso. Ao perceber que está prestes a ser engolido pela cobra, o vaga-lume reclama:

"Dona cobra, por que a senhora pretende me engolir se eu nem mesmo sou comestível?"

"Porque você brilha", responde a cobra.

É o caso aqui. Diante do fulgor de Jesus, de sua sabedoria e dos milagres que faz, as pessoas são obrigadas a se decidir e assumir uma posição: ou ele é o Messias prometido, ou não. Além disso, a verdadeira luz tinha vindo ao mundo, e sempre que você acende uma luz a sujeira fica evidente. A menos que você já tenha crido em Jesus e agora o tenha como seu Senhor, você se sentirá igualmente incomodado com a simples menção de seu nome.

Os que viveram com ele por tantos anos decidem ignorar todas as evidências e o consideram apenas excêntrico. Jesus não faz muitos milagres ali por causa da incredulidade deles e afirma que "só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra"(Mt 13:57). Sua família dizem que "ele está fora de si"(Mc 3:21), seus amigos e vizinhos decidem ignorá-lo, o clero o odeia. E você, o que vai fazer com Jesus?

Pilatos sentiu-se incomodado quando precisou tomar uma decisão. Perguntou o que devia fazer com ele depois de não ter visto nele crime algum. O povo deu a sentença: "Crucifica-o!"(Mt 27:22). Pilatos ouviu o que o povo disse. E você, dá ouvido a quem? Família, amigos, pesquisas de opinião? Ou a simples menção do nome de Jesus o incomoda? Se assim for, você não está sozinho. Herodes também vai experimentar essa sensação.



Condições de uso: Os textos do blog Leia a Bíblia podem ser copiados e utilizados livremente em correspondência, escolas, blogs e sites pessoais. Vedada a reprodução por empresas, igrejas, veículos de comunicação corporativos e programas de rádio/TV. Favor citar a fonte.


Comentários: Fique à vontade para comentar. Serão publicados os comentários com base bíblica e fundamentação lógica. Opiniões pessoais, questões doutrinárias, ataques pessoais, citações nominais, assuntos fora do texto bíblico, comentários sem base bíblica, textos copiados de outros sites e blogs bem como assuntos fora do tema do blog serão deletados. O assunto aqui é SÓ A BÍBLIA ou assuntos diretamente relacionados ao texto bíblico. Obrigado por comentar.
Posted: 16 Feb 2015 05:00 PM PST


Chave: Princípio

Gênesis; Do grego genesis, origem.

Comentário:
Gênesis pode ser descrito com exatidão como o livro dos inícios. Pode ser dividido em duas porções principais. A primeira parte diz respeito à história da humanidade primitiva (caps. 1-11). A segunda parte trata da história do povo específico que Deus escolheu como o Seu próprio (caps.12-50), para si. O autor apresenta o material de forma extremamente simples. Oferece dez "histórias que podem ser prontamente percebidas segundo o esboço do livro. Algumas dessas histórias são breves e muito condensadas, mas, não obstante, ajudam a completar o conteúdo. É bem possível que o autor do livro tenha empregado fontes informativas, orais e escritas, pois seus relatos remontam à história mais primitiva da raça humana. Embora muito se tenha escrito sobre o assunto das possíveis fontes literárias do livro de Gênesis, há muitas objeções válidas que nos impedem de aceitar os resultados da análise destas "fontes".

O livro de Gênesis salienta, por todas as suas páginas, a desmerecida graça de Deus. Por ocasião da criação do mundo, a graça se exibe na maravilhosa provisão preparada por Deus para as Suas Criaturas. Na criação do homem, a graça de Deus se manifesta no fato que ao homem foi concedida até mesmo a semelhança com Deus. A Graça de Deus se evidencia até mesmo no dilúvio. Abraão foi escolhido, não por merecimento, mas antes, devido ao fato de Deus ser cheio de graça. Em todos os seus contatos com os patriarcas. Deus exibe grande misericórdia: sempre recebem muito mais favor do que qualquer deles poderia ter merecido.

Há uma outra importante característica do livro de Gênesis que não se pode esquecer, a saber, o modo eminentemente satisfatório pelo qual responde nossas perguntas sobre as origens. O homem sempre haverá de querer saber como o mundo veio à existência. Além disso, sente bem dolorosamente o fato de que alguma grande desordem caiu sobre o mundo, e gostaria de saber qual a sua natureza; em suma, preocupa-se em saber como o pecado e todas as suas tremendas consequências sobrevieram. E, finalmente, o homem precisa saber se existe alguma esperança básica e certa de redenção para este mundo e seus habitantes de que consiste essa esperança, e como veio a ser posse do homem.

Autor:
Ninguém pode afirmar com absoluta certeza que sabe quem escreveu o livro de Gênesis. Visto que Gênesis é o alicerce necessário para os escritos de Êxodo a Deuteronômio, e visto que a evidência disponível indica que Moisés escreveu esses quatro livros, é provável que Moisés tenha sido o autor do próprio livro de Gênesis. A evidência apresentada pelo Novo Testamento contribui para essa posição (cfe. especialmente João 5:46-47); Lucas 16:31; 24:44). Na tradição da Igreja, o livro de Gênesis tem sido comumente designado como Primeiro Livro de Moisés. Nenhuma evidência em contrário tem sido capaz de invalidar essa tradição.

-

Traduzido por João Bentes, da Holman Study Bible, publicada pela A. J. Holman Co. de Philadelphia, Pa (EUA), cfe. A Bíblia Vida Nova, S.R. Edições Vida Nova, São Paulo, Brasil, 1980.
Posted: 16 Feb 2015 04:39 PM PST


Falar com Deus antes de reclinar a cabeça no travesseiro pode acalmar-lhe a alma e dar-lhe uma noite de paz, mesmo diante das turbulências da vida. Falar com Deus faz bem à alma. Falar com Deus é entregar os cuidados nas mãos daquele que tem todo poder e autoridade para resolver aquilo que não podemos nem sabemos como solucionar. Falar com Deus é viver com esperança, mesmo cercados por tanto desespero. Falar com Deus é a melhor terapia. É entrar na sala do trono e aquietar-se nos braços do Pai, o soberano do universo! 


Posted: 16 Feb 2015 04:37 PM PST


É impossível dormir bem quando tentamos dormir com uma mochila nas costas. Pior é quando tentamos dominar com um punhado de pensamentos turbulentos agitando nossa mente. É preciso colocar aos pés de Jesus toda a nossa ansiedade. É preciso descansar nos braços do Eterno Deus. É preciso entregar nosso caminho a ele, confiar nele e nele descansar. Não temos forças suficientes para carregar todo o peso da vida. Precisamos arrancar das nossas costas essa bagagem extra. Só assim dormiremos em paz e logo pegaremos no sono!




Posted: 16 Feb 2015 05:38 AM PST




Ler a Bíblia. Está aí uma coisa que nem todo cristão faz.  Muitos só de ouvir a frase, já se lembram do tamanho do livro, ou a quantidade de páginas que nele contém. De fato a Bíblia é um livro grande e com muitas páginas, porém, se pararmos para ler, acredite, você não vai querer mais parar. O conhecimento que obtemos a cada leitura bíblica é realmente verdadeiro, cada vez mais, nos queremos conhecer mais de Deus e aprender da sua palavra. E isso serve tanto para nossa edificação, quanto para a edificação dos nossos irmãos em Cristo (pois passaremos a agir com sabedoria e de uma maneira bíblica).

Muitas cristãos ainda tem dúvidas sobre o que agrada ou não a Deus, e a resposta para essas dúvidas na maioria das vezes está na Bíblia.

Como a Esther disse uma vez em um post aqui no blog.

"Leiamos então a Bíblia para que possamos fazer jus ao nome ''cristão'', para que possamos assim também ajudar aos outros com o poder de Cristo, instruindo-os e exortando-os, para que possamos caminhar todos os dias com amor com direção à Vida Eterna. " – Confira o texto completo:

Pare para pensar! Existe algum relacionamento onde apenas uma pessoa fala? Creio que a resposta seja não, ninguém gosta de ficar falando sozinho. Ler a Bíblia é ouvir a voz de Deus, é aprender tudo o que ele quer te ensinar e te mostrar. Também devemos ler a Bíblia para poder aprender mais sobre a verdade e quando alguém vier nos questionar sobre, estaremos preparados para responder.

E por fim vai uma dica!

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." – 2 Timóteo 2:15

Que a paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos vocês!


Jones e Jeison Dias. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário