02 janeiro 2015

Extensão da caminhada


Ministérios RBC
Leitura: Marcos 7:5-13
…dais o dízimo da hortelã […] e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé… —Mateus 23:23
Nos tempos coloniais da América do Norte, William Penn era reconhecido como uma pessoa benevolente por lidar de forma justa com os americanos nativos. Quando retornou a Inglaterra, seus filhos, que não compartilhavam da mesma integridade, permaneceram lá e tramaram um esquema para enganar uma tribo americana.
Apresentaram um contrato antigo, no qual os índios haviam concordado em vender a porção de terra que um homem pudesse caminhar em um dia e meio. Os filhos de Penn ficaram contentes. Empregaram três dos corredores mais velozes que encontraram. Um dos homens percorreu 104 quilômetros em 18 horas. Eles desconsideraram totalmente o texto e a essência do acordo.
Nos dias de Jesus, os escribas e fariseus arrumaram desculpas para violar a essência da lei de Deus. Jesus demonstrou essa prática hipócrita quando citou o mandamento de Moisés: "…Honra a teu pai e a tua mãe…" (Marcos 7:10-13). Eles estavam declarando uma parte de seus ganhos como "oferta dedicada a Deus" a fim de não usá-la para cuidar de seus pais idosos.
A Bíblia não é um instrumento para conseguirmos o que queremos, mas precisamos pedir a Deus que nos ajude a compreender os Seus propósitos. Vamos nos assegurar de não negligenciarmos os "…preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé…" (Mateus 23:23).
—HDF
Obedecer a lei é bom; obedecer a essência da lei é melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário