"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.  As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade." Lm 3: 21-23
Somos peritos em esquecer as coisas. Já perceberam como a gente consegue esquecer as coisas mais básicas da vida. Esquecer-se das coisas é algo que nos traz constrangimento, principalmente quando nos esquecemos de coisas importantes. O que dizer então quando esquecemos os grandes feitos de Deus em nossas vidas?
Jeremias, no livro de lamentações, começa este capítulo falando dos pecados e desolações que atingem o povo. Ele chega a um ponto que sua única declaração não poderia ser outra se não esta que temos como tema hoje: QUERO TRAZER A MEMÒRIA O QUE PODE ME DAR ESPERANÇA!
Não basta declarar e trazer a memória àquilo que nos traz esperança se você não tem uma base espiritual. O profeta Jeremias declara que trará à memória somente aquilo que pode trazer esperança, mas ele o faz fundamentado na fidelidade de Deus. Deus é o Deus das misericórdias que se renovam a cada manhã. E, isso nos fala de novos sonhos, novos projetos e novas realizações.
Podemos fazer planos grandes porque o nosso Deus é o Deus que criou para nós, os ciclos, os dias, as semanas, os meses e os anos. E ao começar de cada dia as esperanças se renovam. Deus é Deus de recomeços, de novas chances e novas oportunidades. Deus é o Deus da ressurreição e da vida!
Observe que o profeta fundamenta a sua afirmação no caráter fiel do nosso Deus. É o que diz o verso 23: "... grande é a tua fidelidade Senhor". O alicerce da esperança segura do cristão procede da fidelidade de Deus. As Escrituras revelam como Deus sempre foi fiel ao seu povo. Por isso o profeta pôde dizer da grandeza da fidelidade do nosso Deus.
A fidelidade é uma perfeição em Deus pela qual Ele é fiel à sua Palavra e a todos os Seus concertos. Ele nunca quebra um contrato consigo mesmo nem com Seus filhos. O que Ele propôs isto fará, e o que prometeu isto executará. Isso de fato nos enche de esperança. Podemos e devemos esperar em um Deus Fiel a quem nós servimos.
DEVOCIONAL DA IGREJA VIDEIRA