O conhecimento é um bem precioso no mundo, mas não é de muita importância no reino de Deus. O que o Senhor valoriza é a sabedoria (Pr 8,11). Ele quer que a gente veja a vida a partir de sua perspectiva, e avaliemos tudo de acordo com seus preceitos. Isto é ser sábio.
Como adquirir esta sabedoria que Deus dá? A resposta óbvia é que devemos buscar. Mas, muitas vezes, as pessoas que dizem que querem ter sabedoria fazem muito pouco para adquiri-la. Como qualquer tesouro, a sabedoria deve ser buscado incansavelmente em suas fontes.
A primeira fonte é a Bíblia. O livro de Provérbios nos ensina a prestar atenção às palavras do Senhor que dá a vida e guarda os seus mandamentos em nossos corações (4,20-22). A única maneira de saber a perspectiva de Deus é ler e aplicar os seus princípios (8,33).
Outra fonte de sabedoria é o conselho dos homens e mulheres de Deus. Às vezes, Deus coloca em nossas vidas irmãos na fé para nos dar conselhos, incentivo ou admoestação da Bíblia. Em Provérbios, os que ignoram as palavras dos justos são chamados de "tolo". Cerque-se com outros seguidores de Cristo que também buscam a sabedoria como o seu tesouro.
Nosso Pai Celestial nos garante que aqueles que buscam a sabedoria, encontrarão (8.12, 17). Diligentes cristãos descobrem que têm um tesouro inestimável: o conhecimento, discernimento e prudência -riquezas incomum no mundo moderno. Use-as bem.