19 janeiro 2015

CONHECENDO AS SEITAS E HERESIAS


Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; ... Porque para isto trabalhamos e somos injuriados, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis. 1 Timóteo 4:1-10

SEITAS E HERESIAS – DEFINIÇÃO

O QUE É UMA SEITA? Partido, facção, falsa organização religiosa. Grupo de pessoas que crê, segue e defende uma facção religiosa fundamentada em doutrinas ilegítimas (heresia);

O QUE É HERESIA? Idéias adulteradas ou doutrinas espúrias, falsas, ilegítimas; Conjunto de doutrinas não condizentes com a Bíblia e com os princípios elementares da Palavra de Deus.

RESUMINDO: SEITA REFERE-SE A UM GRUPO DE PESSOAS; HERESIA INDICA AS DOUTRINAS ILEGÍTIMAS DEFENDIDAS PELO GRUPO.

UMA SEITA É UMA HERESIA ORGANIZADA.
Basicamente, seitas são movimentos religiosos que distorcem ou desvirtuam uma fé ortodoxa, adulterando suas doutrinas originais de forma ilegítima, promovendo heresias.

SEITAS NOS DIAS DE JESUS
Nos dias de Jesus havia seitas como a dos fariseus, saduceus, herodianos, essênios, zelotes (At 5.17; 15.5; Mt 22.16). Fariseus e saduceus tinham doutrinas diferentes como é apontado em Atos 23.8.

Paulo, quando se despedia da Igreja de Éfeso, apontou a chegada de falsos líderes vindos de fora do cristianismo como também surgidos de dentro do próprio cristianismo. Sobre os tais denominados de "lobos cruéis" ele advertiu: (At 20.28-30; Gl 1.8,9; 1 Tm 4.1,2; 2 Tm 4.3,4. Da mesma forma o fizeram o apóstolo Pedro 2 Pe 2.1-3; o apóstolo João 1 Jo 4.1-3 e   apóstolo Judas em Jd 3 ).

FORMAS DE DOUTRINAS
A Bíblia apresenta três formas de doutrina: uma é a doutrina de Deus (Tt 2.10); outras são: a doutrina de homens (Mt 15.9; Cl 2.22); e a doutrina de demônios  1Tm 4.1,2). As duas últimas são perniciosas e nocivas.

MEIOS DE IDENTIFICAÇÃO DE UMA SEITA
As quatro operações de matemática nos ajudam a identificar uma seita. As quatro operações são:

1 ADIÇÃO: são consideradas seitas as que embora se utilizem da Bíblia apresentam os ensinos que são do fundador ou de  líder ou ainda de um suposto profeta ou profetisa dando a eles uma como de igual ou valor maior do que a própria Bíblia; (Ap 22.18; Pv 30.5,6)

2 SUBTRAÇÃO:. Rebaixam a pessoa de Jesus negam que Jesus tenha um corpo humano real ou que tenha uma natureza divina igual a de Deus, o Pai (Is 7.14; 9.6 comparado com Mt 1.21-23);

3 MULTIPLICAÇÃO: Afirmam crer na obra vicária e expiatória de Jesus, mas negam-lhe eficácia absoluta. Multiplicam esforços humanos para complementar a obra de Cristo. (Hb 7.25; 9.11,12; 10.10,12)

4 DIVISÃO: Afirmam que a salvação está na igreja ou organização religiosa e não apenas em Jesus. Dividem assim a fidelidade a Deus com a organização ou igreja a que pertencem. (Jo 6.66-68).

Fonte: Enciclopédia MANUAL POPULAR de Dúvidas, enigmas e 'Contradições' da Bíblia, p. 132,133).

Por Litrazini


Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário