04 janeiro 2015

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Posted: 03 Jan 2015 06:00 PM PST

II Samuel 2: 5-7


5  Então enviou Davi mensageiros aos homens de Jabes-Gileade, para dizer-lhes: Benditos sejais vós do SENHOR, que fizestes tal beneficência a vosso senhor, a Saul, e o sepultastes!
6  Agora, pois, o SENHOR use convosco de beneficência e fidelidade; e também eu vos farei este bem, porquanto fizestes isto.
7  Esforcem-se, pois, agora as vossas mãos, e sede homens valentes, pois Saul, vosso senhor, é morto, mas também os da casa de Judá já me ungiram a mim por seu rei.


INTRODUÇÃO 

Saul havia reinado quarenta anos em Israel e durante quase todo esse tempo, agiu de acordo com sua vontade, fazendo com que tudo girasse em torno de si. Ele não admitia ser contrariado e se preocupava muito com alguém que pudesse tomar o seu lugar. O fato que mais trouxe dificuldade para o reino de Saul foi a sua desobediência às revelações do Senhor, por isso ele acabou sendo rejeitado, e Davi foi ungido rei em seu lugar.

Após a morte de Samuel, Saul se sentiu desorientado e oprimido, e quando estava para travar uma grande batalha contra os filisteus, procurou a pitonisa de Endor para consultá-la. Essa sua atitude foi o limite dos seus desacertos, e ele e seus três filhos terminaram sendo mortos na peleja contra os filisteus, no monte Gilboa.

A morte de Saul foi grandemente comemorada pelos filisteus, que cortaram sua cabeça e  penduraram seu corpo no muro de Bete-Sã, para servir de escárnio a todos que por ali passassem.

Diante desta situação de humilhação para todo Israel, os habitantes de Jabes-Gileade, ouvindo o que os filisteus fizeram a Saul, todos os homens valentes, se levantaram e vieram, caminhando toda a noite, tiraram o corpo de Saul e de seus filhos, os queimaram, sepultaram seus ossos debaixo dum arvoredo em Jabes e depois jejuaram sete dias.

DESENVOLVIMENTO

Depois da morte de Saul, Davi passou a reinar em Israel, e a primeira coisa que fez foi enviar mensageiros aos homens de Jabes-Gileade, dizendo: "Benditos do SENHOR sejais vós, por esta humanidade para com vosso senhor, para com Saul, pois o sepultastes! Agora, pois, o SENHOR use convosco de misericórdia e fidelidade; eu vos recompensarei este bem que fizestes. Agora, pois, sejam fortes as vossas mãos, e sede valentes, pois Saul, vosso senhor, é morto, e os da casa de Judá me ungiram rei sobre si".

Saul tipifica a religião, com sua aparência exterior (sua altura que se destacava), com suas atitudes egocêntricas, sua auto-suficiência, sua desobediência e tantas outras características próprias da religião criada pelo homem.

Davi é tipo da Obra do Senhor, ele era homem segundo o coração de Deus, que fazia toda a sua vontade. Davi era um homem humilde, confiante no Senhor e obediente às sua revelações. Por isso reinou em Israel e teve seu reino confirmado pelo Senhor.

O reino de Davi tipifica o reino do Senhor Jesus nas nossas vidas, e para que Jesus reine em nossos corações, a religião (nosso antigo senhor) tem que morrer, sua cabeça cortada (sua mentalidade) e seu corpo queimado e sepultado. Enquanto a religião permanecer viva em nós e sua mentalidade governando, Jesus não reinará absoluto nos nossos corações, nem revelará a sua Obra.

Nós só seremos Benditos do Senhor, quando rompermos com as coisas da religião e do velho homem. As beneficências do Senhor e sua fidelidade só nos serão concedidas após o sepultamento do Saul que há dentro de cada um de nós. A partir daí o Senhor nos ensinará a andar na força do seu poder, tornando-nos valentes nele, aptos para toda boa obra (Ef 2: 10).

CONCLUSÃO


Davi só reinou com a morte e o sepultamento de Saul. Jesus só reinará nas nossas vidas se sepultarmos a religião e a sua mentalidade que nos oprime e impede a bênção do Senhor. 


Wallace Oliveira Cruz
Posted: 03 Jan 2015 06:00 PM PST
I Samuel 1:11

Introdução

I Samuel 1:11.  E votou um voto, dizendo: Senhor dos exércitos! Se benignamente atenderes para a aflição da tua serva, e de mim  te lembrares, e da tua serva não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
Quando Ana fez o seu pedido ao Senhor não foi por uma mera vaidade ou para seu proveito mas, havia no seu coração uma preocupação com a situação de Israel. (...antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do Senhor). Deus já não falava mais com o povo, devido ao pecado.
Ana foi humilhada, criticada, perseguida (I Sam 1:6), com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorouabundantemente (I Sam1:10) . Perseverouem oração para alcançar o que ela almejava (I Sam 1:12), derramou a sua alma perante a  Senhor       (I Sam 1:15) Ana confiouno Senhor, descansou e se alegrou (I -Sam 1:18).
Como Ana muitas vezes somos perseguidos ainda que isto nos entristeça, mas o Senhor nos tem por bem aventurados ( felizes) porque é nosso o reino dos céus (Mat 5:10).
A benção foi estabelecida saiu-lhe o opróbrio e já era dado á ela o direito de dar frutos.
Ana ofertou ao senhor o melhor que ela tinha: o FRUTO DO SEU VENTRE; mesmo sabendo que talvez seria o único filho. Ela não voltou atrás na sua promessa.
Não podemos ofertar ao senhor e questionarmos sobre a oferta. Para colocarmos a nossa oferta no altar, primeiro temos que ofertar o nosso coração. Quando Ana aplicou o seu coração á Obra, Deus atendeu ao seu pedido.

Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado....       Salmo  51:17a


ENTREGA PESSOAL

I Samuel 1:19.  E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o senhor, e voltaram e vieram á sua casa, a ramá e Elcana conheceu a Ana, sua mulher e o Senhor se lembrou dela.
Ana se levantou de madrugada porque sabia que para que a sua petição subisse ao Senhor era necessário uma entrega pessoal. A fé de Ana, a entrega, a sabedoria (I-Sam 1:27) e de maneira especial, a coragem são apenas algumas características desta serva. Ana dedicou ao Senhor de coração, sem temer. A fraqueza, o desânimo e o medo não poderão ter lugar no nosso coração.
O Senhor nos adverte... levanta-te amiga minha, formosa minha e vem. Porque eis que passou o inverno a chuva cessou, e se foi  ( Cant 2:10 e 11).
A posição de Ana agradou ao Senhor, os momentos difíceis se passaram, o choro se transformou em alegria, a obra foi consumada. Agora é hora de deleite e gozo eterno. A Igreja é vista pelo Senhor preparada para ouvir sua voz. É hora de levantarmos e adorarmos ao Senhor pelas bênçãos recebidas até mesmo por aquelas que pela fé receberemos.
" Mas o justo viverá pela fé; e se ele recuar a minha alma não tem prazer nele" (hebreus 10: 38). Ana não recuou; nasce Samuel ( ouvido de Seus) e tão somente confirmou ao Senhor a sua palavra. Deu leite ao seu filho (instrução), desmamou ofereceu sacrifício ao Senhor: trez bezerros um efa de farinha e um odre de vinho. Então revelou a Elí o seu pedido( Isam 1:27).
Vimos na suas ofertas a presença da TRIDADE.
BEZERRO – aponta para o Senhor Jesus (animal  usado para o trabalho e sacrifício)
FARINHA – aponta p/ o Pai ( aquele que nos dá o alimento. O Senhor Deus para salvar o homem deu aquilo que há de melhor na eternidade " O seu filho" – Jesus o pão da vida)
VINHO – aponta para o espírito Santo.
ANA -  tipifica a Igreja fiel porque tem consigo a presença do  TRINDADE. Sem a qual a igreja não existiria.


FRUTOS DO ESPÍRITO

I Samuel 6 – E sua competidora excessivamente a irritava para a embravecer: porquanto o Senhor lhe tinha cerrado a madre.
Ana possuía os frutos do espírito, porque ela foi mansa, teve temperança, foi pacífica e benigna com aquela que a irritava. Além disso a fé com que pediu ao Senhor um filho foi grande, alcançando o gozo, longanimidade e o amor do Senhor. Ana também tinha bondade no seu coração, pois ela sabia da importância de abster de seu filho e oferta-lo ao Senhor para dar continuidade a sua Obra. Devido á esta posição. O Senhor lhe concedeu 3 filhos e duas filhas além de Samuel. Sabemos que um fruto é gerado de dentro para fora, assim também o fruto do Espírito é interno e aparenta no exterior.
Não podemos deixar que os frutos da carne contaminem o fruto do espírito na nossa vida.
O Senhor tem nos aperfeiçoados para este trabalho, tem nos dado o discernimento de que os frutos ruins podem contaminar toda a vinha.
Os frutos do espírito são:
Caridade ( amor) afeição profunda, zelo e cuidado
Gozo – contentamento, satisfação prazer
Paz – harmonia, ausência de conflitos, e perturbações
Longanimidade – paciência para suportar ofensas
Benignidade – generosidade (que ajuda as pessoas9
– confiança, crença (hebreus 11:1)
Mansidão – serenidade, calma
Temperança – moderação, sobriedade
Ana se alimentava de uma parte excelente (I-Sam 1:5).
Da mesma forma hoje a igreja se alimenta da mesma parte (cordeiro por inteiro).


ADORAÇÃO

I Samuel 2:1 – Então orou Ana e disse: o meu coração exulta no senhor, o meu poder está exaltado no Senhor: a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na sua salvação.
As lutas, perseguições, humilhações, não tiraram do coração de Ana o seu objetivo – entregar o seu filho ao Senhor. Na sua fidelidade e confiança o Senhor a exaltou; com alegria e singeleza de coração cumpriu o seu voto, reconhecendo a grandeza e o poder do Senhor..." a estéril teve sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu" (I Samuel 2:5).
A Igreja oferta hoje o seu louvor ao Senhor em gratidão pelo seu amor, nos revelando Jesus.
Só o Espírito pode vir a maior adoração e o maior louvor. Ana também ofertou um cântico de adoração ao Senhor pela benção recebida.     
O nosso louvor é fruto dos lábios que confessam o nome do Senhor.
O louvor é fruto de um coração arrependido.
O louvor é fruto da gratidão por promessas cumpridas, e enfim fruto de vitória que só o Senhor nos pode assegurar.
O louvor é gerado no nosso coração, no nosso interior, como fruto de uma alma remida.
A Igreja fiel ama e reconhece o sacrifício de Jesus e sabe que não foi comprada com prata e ouro, mas com o seu sangue.
A nossa adoração deve ser fruto da nossa experiência com o Senhor. È propósito do senhor que este trabalho das servas dê frutos: sinais, maravilhas, testemunhos, experiências e salvação de vidas.
A melhor adoração que podemos ofertar ao Senhor é a obediência à sua revelação.

" Isto é bom e agradável ao Senhor"
Posted: 03 Jan 2015 06:00 PM PST

Ecumenismo: isso presta?

.

Podemos aceitar o ecumenismo, a "união" de diferentes credos em prol de um mundo "melhor"? Pode haver comunhão entre luz e trevas? (2 Co 6.14)

Quero para ilustrar este texto (além do desenho acima) escrever o que o apóstolo Paulo enviou em carta à igreja de Éfeso: E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. (5.11)

Deixando para outra ocasião o ecumenismo gospel, quero tratar do ecumenismo "inter-religioso". Quando evangélicos associam-se a católicos e judeus para eventos ecumênicos. Onde a palavra de todos tem o "mesmo peso", onde todos são "iguais".

O que há de mal nisso?

Tudo! Tudo mesmo...

Vamos começar pelos judeus. Estes no momento são a menina dos olhos de muitos movimentos neopentecostais no Brasil. As práticas do Antigo Testamento tornaram-se tão importantes, em alguns casos mais importantes, que o próprio sacrifício de Cristo. Centenas de igrejas (centenas, não meia dúzia de três ou quatro), fazem cursos e seminários ensinando doutrina judaica, seguem o calendário de festas da lei mosaica e incluem em seus cultos símbolos judeus por todos os cantos e momentos de sua liturgia, que vão desde miniaturas de menorá até replicas em tamanho real da arca, incluíndo pastores pregando com o talit sob seus ombros ou sua cabeça.

Mas o que Jesus disse aos rabinos de seu tempo? Não vou escrever aqui, todo mundo sabe o que ele disse... Por acaso eles mudaram de opinião com o passar dos anos? Os rabinos de hoje passaram a crer que Cristo é o Messias? O Novo Testamento é aceito por eles como Palavra de Deus?

Agora e quanto aos católicos. Aqui o ecumenismo segue um outro rumo, muito mais comercial eu diria. Cantores mineiros, por exemplo, adoram cantar músicas de padres e padres gostam muito de cantar música de cantores mineiros (assim expande-se o mercado). Mas a quem mesmo os católicos consideram mediador entre os homens e Deus? Algum evangélico por acaso não sabe? A quem o senhor Ratzinger considera cristão... melhor, a quem o clero católico romano considera como única "Igreja de Cristo"?

Talvez você pense isso: que desejo a morte de todos os que não são cristãos e que devemos iniciar uma jihad gospel contra estas hostes do maligno.

Mas não, eu certamente não penso em tal coisa. Cristo é amor, aqueles que vivem sob sua graça amam. No entanto, o "amor" humano não é justificativa para distorção da Verdade e do Evangelho de Cristo.

Quando falo NÃO ao ecumenismo inter-religioso não falo de amizade saudável e restrita (nem todo lugar que um espírita vai, por exemplo, o crente pode ir... acho que isso é bem claro para cristãos, caso contrário aconselho que você busque tratamento) ou entre católicos e evangélicos, judeus e evangélicos, espíritas e evangélicos... "qualquer coisa" e evangélicos. Vivemos no mundo, Deus ainda não nos tirou daqui... no entanto, devemos nos manter incontaminados. E não me venham com papos pós-modernos-emergentes de que tudo é santo, tudo é espiritual. Não meus irmãos. Nem tudo é espiritual... nem tudo é santo.

Neste mover ecumênico que recebeu forte incentivo na última década, são os cristãos evangélicos e protestantes, reformados e pentecostais, arminianos e calvinistas, que estão no lado mais fraco da corda... Por quê? Porque são os únicos que parecem estar mais dispostos a abrir mão da Verdade Bíblica em prol dessa unicidade. Eu não vejo o Vaticano abrindo mão de sua posição de única igreja de Cristo... os abraços e tapinhas nas costas entre o Papa da igreja romana e o Patriarca da igreja ortodoxa não passam de mera figuração. Eu não vejo os rabinos de Jerusalém endossando o cristianismo como uma religião, continuam a considerá-la uma seita que crê num messias que ainda não veio.

No entanto, evangélicos contratam e convidam rabinos para ensinar o Antigo Testamento como se eles o conhecessem melhor do que nós, como se já não tivéssemos nós um rabino... O Rabino. Dúvida que nós conhecemos o AT melhor do que eles? Explique-me então porque eles ainda não encontraram Cristo em suas extenuantes leituras da Lei mas nós já? Quanto ao comportamento de evangélicos com padres a regra é: não condene a idolatria, não condene a salvação por obras... abrace-os, ame-os, são filhos de Deus... Tolos! Somente aqueles nascidos em Cristo são novas criaturas e recebem o poder de serem chamados filhos de Deus. E isso inclui eu e você, católicos e judeus... nada que não é nascido de Cristo é filho de Deus... como podemos então cultuar um único Deus se cada um tem o seu próprio? A que deus iremos cultuar?

Enfim. Pregue-se o evangelho para judeus e católicos, para que eles se convertam e conheçam a Verdade que liberta, longe de suas práticas de idolatria e da cegueira espiritual... mas não dividamos o púlpito com eles... não nos pertence este tipo de altar. Dividir a Palavra com eles é dar razão à seu culto e à seu deus, que certamente não é o nosso... é parecido em "obras e história" mas não é em Poder e Graça.

Autor: Daniel Clós Cesar
Fonte: [ Blog do autor ]
Posted: 03 Jan 2015 11:44 AM PST
E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. Atos 13:22
                
                Muitos profetas falaram do Senhor Jesus, apontaram o Messias; seu sacrifício, o derramamento do Espírito, como Joel, e o arrebatamento, mas hoje nosso foco é a respeito destes três Salmos davídicos e acima de tudo proféticos.
                Jesus é a hermenêutica perfeita da bíblia, se alguém pregar outro fundamento, pode considerar como um herege.
                Vamos para o texto!

SACRIFÍCIO DO SENHOR JESUS

Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meubramido?  Salmos 22:1


E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Marcos 15:34

PARALELOS:
                         
                      Salmos                                                                  Marcos
              Deus meu, Deus meu                                        Eloí Eloí, Lamá Sabactâni
          Bramido                                                                Grande voz
______________________________________________________________________

DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO


O SENHOR é o meu pastornada me faltará.

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias. Salmos 23:1-6



De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,

perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.  Atos 2:41-47

PARALELOS:
                  
                  Salmos                                                                                     Atos
               Meu Pastor                                                                      Foram batizados
           Nada me faltará                                                                 Receberam a palavra
                  Guia-me                                                               Agregaram se quase 3 mil almas
         Refrigera minha alma                                                                 Nas orações
            Veredas da Justiça                                                          Doutrina dos apóstolos
         Não temeria mal algum                                                     Toda alma havia temor
A tua vara e o teu cajado me consola                                     Muitas maravilhas e sinais
           Preparas uma mesa                                E todos que criam estavam Juntos, "Partindo o Pão em casa"
     O meu cálice transborda                                              Unânimes todos os dias no templo
      Bondade e misericórdia                                                            Caindo na graça
  Todos os dias da minha vida                                         Todos os dias acrescentava o Senhor
_______________________________________________________________________

ARREBATAMENTO DA IGREJA


Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. (Selá.)

Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra.
Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitosele é o Rei da Glória(Selá.)



então verão vir o Filho do homem nas nuvenscom grande poder e glória.



PARALELOS:
                         Salmos                                                                                  Marcos
Geração que buscam contemplarão                                                       Então verão vir
                 Levantai ó portas                                                                         Nas nuvens
                 Filho do homem                                                                    Senhor dos Exércitos

O Rei vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário