25 janeiro 2015

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


A DECISÃO
PALAVRA AO PROFESSOR DE JOVENS 24-01-2015
INTRODUÇÃO DA BÍBLIA - TRABALHO DISCURSIVO
TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA: RENASCENTISTA, ILUMINISTA, EVOLUCIONISTA - TRABALHO DISCURSIVO
EPISTEMOLOGIA DO FENÔMENO RELIGIOSO - TRABALHO DISCURSIVO
ECUMENISNO: A IGREJA DE HOJE ESTÁ VIVENDO A VERDADE ? - TRABALHO DISCURSIVO
Posted: 24 Jan 2015 06:30 PM PST

(Jardim do Éden ou Deserto)

Joel 2:1-3

Tocai a buzina em Sião e clamai em alta voz no monte da minha santidade; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, ele está perto; dia de trevas e de tristeza; dia de nuvens e de trevas espessas; como a alva espalhada sobre os montes, povo grande e poderoso, qual desde o tempo antigo nunca houve, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração. Diante dele um fogo consome; e atrás dele uma chama abrasa; a terra diante dele é como o jardim do Éden, mas atrás dele um desolado deserto; sim, nada lhe escapará."

INTRODUÇÃO

O texto refere-se ao tempo do fim.
O mundo vive um período de grandes perturbações: violência, falência de instituições como a família, a religião, etc.
Porém, surge nesta época um povo diferente.
Quais as características deste povo? Como surge?

DESENVOLVIMENTO

1) Joel 2:2 "Como a alva por sobre os montes, assim se difunde um povo grande e poderoso"

A alva (amanhecer) não ocorre am apenas um ponto, mas em todo o horizonte. Da mesma forma a Obra tem um largo alcance, tanto espiritualmente quanto geograficamente, atingindo os corações com a mensagem revelada (luz).

2) "Povo poderoso" = batizado com o Espírito Santo

3) Joel 2:2 "Tal como nunca houve, nem depois dele haverá"

A igreja fiel vive nesta última hora uma operação do Espírito Santo mais excelente que na Igreja Primitiva (ministérios, dons, corpo, etc).
Não haverá outro povo assim, pois é a Igreja que será arrebatada.

4) Joel 2:3 "À frente, a terra é como o Jardim do Éden. Atrás, um deserto assolado".

À frente, o Jardim do Éden = A Igreja já antevê a Eternidade e se alegra com a proximidade da volta de Jesus. Atrás, o deserto assolado: a vida antiga, a religião sem novo nascimento, sem vida.

CONCLUSÃO

A Igreja, nesta hora do fim, cheia do Espírito Santo, nos montes (tendo visão do plano profético de Deus) têm condições de proclamar ao mundo que Jesus vem. Maranata!
Mas há muitos que ainda estão no Vale da Decisão, no deserto assolado.
É hora de caminhar para o Jardim do Éden (eternidade) junto com este povo (Igreja fiel).

É hora de decisão! Você quer hoje esta benção para a sua vida?


Posted: 24 Jan 2015 03:34 PM PST
ESCOLA BÍBLICA PARA JOVENS E OBREIROS – 24-jan-2015
- TEMA: EVANGELIZAÇÃO
- ASSUNTO: A ASSISTÊNCIA NA EVANGELIZAÇÃO
- TEXTO FUNDAMENTAL: ATOS 8.26-40
COM BASE NO TEXTO DE ATOS 8.26-40, COMENTAR A ASSISTÊNCIA DE FILIPE AO EUNUCO NAS SEGUINTES EXPRESSÕES:

"… CHEGA-TE, E AJUNTA-TE A ESSE CARRO." VS 29

"… ENTENDES TU O QUE LÊS?" VS 30

"… E COMEÇANDO NESTA ESCRITURA, LHE ANUNCIOU A JESUS." VS 35

"… E DESCERAM AMBOS À ÁGUA TANTO FILIPE COMO O EUNUCO…" VS 38

FAZER APLICAÇÃO PROFÉTICA

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995).

OBSERVAÇÕES:

 INTRODUÇÃO:

Há alguns anos o Senhor nos revelou a necessidade de aperfeiçoamento na assistência ao novo convertido como parte fundamental no trabalho de evangelização. Naquela ocasião o Senhor mostrou que a igreja deveria ser organizada em grupos de assistência, que teriam o mesmo perfil e a mesma composição da igreja, com crianças, intermediários, adolescentes, jovens, senhoras, varões, instrumentistas, professores, obreiros e diáconos, cujo objetivo seria o cuidado com os membros e os novos até a definição evidenciada no batismo. Assim, o novo convertido se identificaria no grupo de assistência, independentemente da sua faixa etária. O Senhor disse que os grupos seriam como malhas de uma rede onde o peixe permaneceria.
A assistência dada por Filipe ao eunuco o levou a definição por servir ao Senhor evidenciada no desejo dele em se batizar. Sobretudo, a salvação daquele homem era um projeto originado na eternidade, pois foi o anjo do Senhor quem falou a Filipe. O Senhor sabia onde estava o necessitado e o escolheu, porque a salvação é profética.
COMENTÁRIO DA ASSISTÊNCIA DE FILIPE AO EUNUCO NAS SEGUINTES EXPRESSÕES:

"… CHEGA-TE, E AJUNTA-TE A ESSE CARRO." VS 29
Ats 8:29  E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.

COMENTÁRIO
O eunuco regressava de Jerusalém levando em seu coração uma grande dúvida sobre a Palavra. Ele não entendeu a profecia de Isaias.
Ajuntar-se ao carro era aproximar-se para ouvir aquilo que o Eunuco estava lendo sem entender. O Espírito Santo queria que o servo se aproximasse do necessitado. Era também a oportunidade de dirigir a pergunta ao Eunuco sobre aquilo que lia, dando-lhe abertura para falar de sua dúvida.
É importante notar que, na disposição de obedecer a uma orientação da parte do Senhor dada pelo anjo, o Espirito Santo falou com Filipe em plena caminhada, mostrando que aquele trabalho estava sendo feito em plena comunhão e orientação do Senhor.
"E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai (…)" – (Vs 26a);
"E levantou-se e foi…" – (Vs 27a);
"E disse o Espírito a Filipe…" (Vs 29a)
Chegar-se era o anúncio das boas novas do evangelho e ajuntar-se era pôr-se junto, unir-se no sentido de ajudar na mudança do velho entendimento da Palavra para o novo e verdadeiro entendimento.

APLICAÇÃO PROFÉTICA
A assistência dada pela igreja ao visitante, ou ao novo convertido, visa sanar qualquer dúvida sobre a palavra, ou sobre o projeto de salvação para sua vida. Não podemos permitir que o necessitado saia de um culto em dúvida. Precisamos nos certificar de que ele entendeu o que o Senhor lhe falou.
Assim, a cada oportunidade nos chegamos e nos ajuntamos ao necessitado, compartilhando a coletânea no louvor, compartilhando a bíblia na leitura da mesma, levantando a mão em sinalização para atendimento após a palavra, no acompanhamento da assistência por um obreiro, etc.
A abordagem que se faz na evangelização é para conhecer de perto a necessidade de salvação do pecador. É dar a ele a oportunidade de expor suas dúvidas para alguém que conhece a resposta às dúvidas dele, que é o servo evangelista, na direção do Senhor.

"… ENTENDES TU O QUE LÊS?" VS 30
Ats 8:30  E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês?

COMENTÁRIO
A ABORDAGEM DO NECESSITADO:
"(…) Entendes tu o que lês?" – (Vs 30);
Filipe sabia o que ele tinha lido, porque ouviu. Ele tomou a iniciativa do diálogo criando uma abertura para que o eunuco falasse de sua dúvida. Demonstrou na pergunta que estava capacitado para explicar todas as dúvidas que o Eunuco tivesse na Palavra, pois conhecia a resposta a todas elas. Essa resposta estava no seu conhecimento da palavra e na experiência que tinha com Jesus.
APLICAÇÃO PROFÉTICA
Na assistência àquela pessoa que o Senhor quer salvar é preciso que o servo esteja capacitado a responder a todas as suas indagações. Ele precisa estar envolvido no contexto profético. Precisa saber qual a palavra relacionada ao momento. Por isso, é importante, por exemplo, o servo que fará a assistência num culto participar do culto profético, estar atento e em comunhão no culto, a fim de poder fazer uma boa assistência.
Somente o servo que tem o conhecimento e experiência com o Senhor é capaz de dar todas as respostas. Não se trata simplesmente de conhecimento teórico de Bíblia.

"… E COMEÇANDO NESTA ESCRITURA, LHE ANUNCIOU A JESUS." VS 35
Ats 8:35  Então, Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.

COMENTÁRIO
FILIPE era homem cheio do Espirito Santo e de sinais (Atos 8:6). Sua resposta demonstrou um profundo conhecimento das profecias sobre O Senhor Jesus – (Vs 31 A 35). Demonstrou também seu entendimento do momento profético. Ele não começou por uma palavra que lhe convinha, ou que dominasse mais, mas começou "naquela palavra", pois ela era profética para aquele momento. O Espírito Santo criou aquela oportunidade. O eunuco não seria salvo por um convencimento teológico, mas Deus estava operando no profético.
Aquele homem era religioso, adepto do judaísmo, que por certo lhe ensinou religião, mas deixou sua alma vazia. A alma do eunuco queria entender a profecia.Filipe não podia se calar, pois ele tinha a revelação daquela palavra. 

APLICAÇÃO PROFÉTICA
O ponto de partida para uma evangelização que leve o homem a se converter ao Senhor é a revelação de Jesus na Palavra. "…começando nesta Escritura…". Por isso toda a mensagem tem que falar sobre o Senhor Jesus, mesmo que seja pregada no Velho Testamento.
A assistência dada pela igreja num culto ocorre dentro do contexto profético daquele momento, pois todos os atos do culto são proféticos, como o louvor, a palavra e os dons. O necessitado será alcançando nesse contexto profético. Por isso, ao assistirmos alguém, não nos valemos do conhecimento bíblico, simplesmente, ou de argumentos teológicos, mas sim do aspecto profético em que o culto se deu. Assistimos a partir dos louvores cantados, da palavra pregada e dos dons manifestos no culto.

"… E DESCERAM AMBOS À ÁGUA TANTO FILIPE COMO O EUNUCO…" VS 38
Ats 8:38  E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.

COMENTÁRIO
O texto fala da conclusão do trabalho do Evangelista. O batismo do eunuco era a evidencia de uma assistência completa àquele que Jesus salvou na Estrada de Gaza. Filipe acompanhou aquele testemunho público de alguém que fora evangelizado pela sua instrumentalidade. Ele não abandonou o eunuco no caminho, mas foi com ele até as águas, onde estava evidenciada sua definição e conversão.

APLICAÇÃO PROFÉTICA
Enquanto o novo convertido não fez sua publica profissão de fé, através do Batismo nas águas, o trabalho de assistência ainda não terminou. Um trabalho que teve início e fim com o resultado de uma assistência bem dada.
A experiência vivida pela igreja é essa, de acompanhar o novo até que ele se defina e possa caminhar sozinho, sem criar inclusive dependência humana, mas preparando o novo para seguir jubiloso seu caminho.
O etíope mandou parar o carro, porque não poderia prosseguir aquela viagem sem publicar com o batismo a decisão que mudou a sua vida. Seu rumo naquela parada era ir até às águas do batismo. Até ali foi o caminho da dúvida, mas a partir dali o caminho do júbilo da salvação.





Posted: 24 Jan 2015 03:17 PM PST
Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. II Pedro 1:21

Tomando por base o versículo acima, desenvolva uma argumentação (redação), com início, meio e fim, explicando por que embora tenham sido utilizados 40 homens para escrita da Bíblia em um período maior que 1000 anos, ainda assim a Bíblia revela-se um livro coeso, coerente, sem qualquer contradição e extremamente atual.

A Bíblia é um livro cheio de instruções para uma vida bem sucedida, mas há muitos livros que oferecem conselho semelhante. O que torna a Bíblia  diferente ou distinta, entre tais livros? A Bíblia proclama ser a Palavra de Deus, uma revelação divina!

A Bíblia tem tido uma enorme influência na História do homem. Ela continua sendo o livro mais frequentemente traduzido. É inquestionável que a Bíblia seja amplamente acreditada como sendo a Palavra de Deus, um livro divinamente inspirado. Mas qual evidência existe para apoiar esta crença? Seria sem fundamento esta fé? O que podemos oferecer à pessoa que tem dúvidas sobre a inspiração da Bíblia?

A inspiração é a influência do Espírito Santo sobre os escritores da Bíblia, para que as coisas que eles escreveram sejam exatamente o que Deus desejou revelar ao homem. A Bíblia declara ser o produto da inspiração. Paulo escreveu, "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16-17). Aos Coríntios, ele escreveu que o Espírito Santo revelou as verdadeiras palavras que ele e outros usaram para ensinar a Palavra de Deus (1 Coríntios 2:10-13). Pedro afirmou que os profetas do Velho Testamento também falaram como foram levados pelo Espírito Santo (1 Pedro 1:11-12; 2 Pedro 1:20-21). Os próprios profetas declararam que estavam falando as palavras de Deus (por exemplo, Jeremias 1:2, 4, 9).

Os homens de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo, Pedro afirma a divina origem da autoridade das profecias das Escrituras. Todos os crentes devem de modo semelhante, manter um conceito firme e final da inspiração e autoridade das Sagradas Escrituras. Há várias razões para isso:

1.       É a única maneira de ser fiel ao que Jesus Cristo, os apóstolos e a própria Bíblia ensinam a respeito das Escrituras. Sl 119; Jo 4:47.
2.      Sem uma convicção inabalável nas Sagradas Escrituras, a igreja fica sem alicerce autêntico e seguro para sua fé, sem certeza de salvação, sem valor moral absoluto, sem mensagem garantida para pregar.
3.      Sem uma convicção inabalável na Sagrada Escrituras, os cristãos fiéis à Bíblia não tem nenhuma verdade absoluta.
4.      Sem uma convicção inabalável na Sagrada Escrituras, o crente não vai crer na volta do Senhor Jesus, na verdade na Palavra de Deus, e vai acreditar em doutrina humana.

Arqueologia é um estudo que nos ajuda a evidenciar o que as Escrituras Sagradas, ou seja, que o seu conteúdo e ensinamentos são verdadeiros. Há aqueles que acham que a Arqueologia é um papel secundário na comprovação da verdade da Bíblia,(Veja o que diz UNGER, Merril F): 
"O papel da arqueologia, de confirmar a Bíblia corretamente, é secundário, visto que os benefícios espirituais da verdade bíblica não podem ser apropriados pelo Nero conhecimento e pelas eternas de veracidade, mas sobre a base da fé nas suas declarações internas e na evidência que ela apresenta de se a Palavra de Deus. (UNGER, Merril F. Arqueologia do Velho Testamento. 3. ed. São Paulo: IBR, 1989. p. 05).

Definição de inspiração divina pelo Pacto Lausanne: (LAUSANNE, Suíça, 1974). 
Afirmamos a inspiração divina, a veracidade e autoridade das Escrituras tanto do Velho como do Novo Testamento, em sua totalidade, como única Palavra de Deus escrita, sem erro em tudo o que ela afirma, e a única regra infalível de fé e prática. Também afirmamos o poder da Palavra de Deus para cumprir o seu propósito de salvação. A mensagem da Bíblia destina-se a toda a humanidade, pois a revelação de Deus em Cristo e na Escritura é imutável. Através dela o Espírito Santo fala ainda hoje. Ele ilumina as mentes do povo de Deus em toda cultura, de modo a perceberem a sua verdade, de maneira sempre nova, com os próprios olhos, e assim revela a toda a igreja uma porção cada vez maior da multiforme sabedoria de Deus.      
A inspiração teve como fundamentos, primeiro Deus como mentor que se revela ao homem. Ao ser inspirada a bíblia gera em nos uma certeza de que não foi de interpretação puramente humana, mas sim homens santos falaram inspirados pelo Espírito de Deus. Se a Bíblia é simplesmente um produto dos homens, então ela não tem mais autoridade do que qualquer outro padrão moral que o homem possa inventar. Ela mostra toda a verdade revelada acerca da salvação e purificação da alma dos homens bem como toda a verdade acerca de Deus. É  sem duvidas a bíblia sagrada,  o autor dela está vivo, Jesus Cristo nosso Salvador.


 BIBLIOGRAFIAS
BÍBLIA DE ESTUDO PETENCOSTAL, 2. ed. São Paulo, janeiro de 1995.
BIGNON, Deivinson: A Bíblia Desenterrada, 2007
KELLER, Wener. E a Bíblia Tinha Razão ... 19. Ed. São Paulo: Melhoramentos, 1998 UNGER, Merril F. Arqueologia no Velho Testamento. 3. Ed. São Paulo: IBR, 1989. P.05
Posted: 24 Jan 2015 03:08 PM PST
O que foram os pensamentos renascentista, iluminista e evolucionista? Quem foram os seus precursores e qual a influência desses pensamentos nos dias de hoje?

Renascentista

Renascimento ou renascençaé um termo que define usado para indicar o período da história, onde se define como uma época de descoberta do mundo e do homem. O homem renascentista acredita que tudo se explica pela razão e pela ciência, o renascimento foi uma revolução no modo de pensar, no modo de agir e no modo de se expressar. Essa nova consciência desenvolveu-se em lentos e contínuos estágios ao longo do século xiv, através da descoberta da literatura do mundo antigo por poetas, filósofos e humanistas.

Evolucionismoé uma teoria elaborada e desenvolvida por diversos cientistas para explicar as alterações sofridas pelas diversas espécies de seres vivos ao longo do tempo, em sua relação com o meio ambiente onde elas habitam. O principal cientista ligado ao evolucionismo foi o inglês Charles Robert Darwin (1809-1882), que publicou, em 1859, a obra Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural ou a conservação das raças favorecidas na luta pela vida, ou como é mais  conhecida, a origem das Espécies.

Precursor do renascentista


Giotto é considerado por estudiosos de história da arte como o grande inovador, pois introduziu a perspectiva na pintura. Foi também um artista que fez a ligação entre a arte medieval e a renascentista, logo, também é considerado um dos precursores do Renascimento.

 Giotto di Bondone (1266-1337) - pintor e arquiteto italiano.

Michelangelo Buonarroti (1475-1564)- destacou-se em arquitetura, pintura e escultura.

Rafael Sanzio (1483-1520) - pintou várias madonas (representações da Virgem   Maria com o menino Jesus).

Leonardo da Vinci  (1452-1519)- pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor.

Sandro Botticeli - (1445-1510)- pintor italiano, abordou temas mitológicos e religiosos.


Iluminista

O Iluminismo foi uma corrente de pensamento que prevaleceu na Europa no século XVIII, denominado século das luzes. Os filósofos iluministas defendiam o predomínio da razão sobre a fé e acreditavam que o progresso e a felicidade seriam o caminho traçado para a humanidade.
O movimento iluminista originou-se no Renascimento cultural, científico e artístico. Para os renascentistas, a razão e a ciência eram as bases para a compreensão do mundo. Para o Iluminismo, Deus está na natureza e no homem, podendo ser descoberto pela razão. Assim sendo, a Igreja não exerceria o papel fundamental para a salvação da alma.

Precursor do iluminismo

O Iluminismo foi uma corrente de pensamento que prevaleceu na Europa no século XVIII, denominado século das luzes. Os filósofos iluministas defendiam o predomínio da razão sobre a fé e acreditavam que o progresso e a felicidade seriam o caminho traçado para a humanidade.
O primeiro, francês, René Descartes (1596-1650), foi considerado o pai do racionalismo moderno e sua principal obra foi o 'Discurso do Método'.

O segundo pensador, também precursor do Iluminismo, foi o inglês Francis Bacon (1561-1626). Considerado o revolucionário do método científico, ou seja, da ciência, foi o responsável por ter criado a experimentação científica, na qual a conclusão deve ser comprovada pela experiência e pela prática.

O terceiro precursor do pensamento iluminista o inglês John Locke (1632-1704) foi considerado o terceiro crítico veemente da teoria política do poder divino (rei como poder divino).

O quarto precursor do pensamento iluminista foi Isaac Newton (1642-1727), também de origem inglesa. Para esse pensador iluminista, os fenômenos naturais são regidos por leis naturais. Ele criou a 'lei da gravidade' e é considerado o pai da Física Moderna.

Evolucionista

Precursor do Evolucionismo
   
"A crença de que as espécies eram produtos imutáveis era quase inevitável enquanto se considerou ser de curta duração a história do mundo [...] A principal causa de nossa relutância a admitir que uma espécie originou espécies claras e distintas é que sempre somos lentos para admitir grandes mudanças as quais não vemos as etapas". 

Charles Robert Darwin (1809-1882), que publicou, em 1859, a obra Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural ou a conservação das raças favorecidas na luta pela vida, ou como é mais comumente conhecida, A Origem das Espécies. Mas foi seu contemporâneo Jean-Baptiste Lamarck que ficou mais famoso defendendo uma teoria semelhante, a do "Uso e Desuso". Segundo ele os órgãos se aperfeiçoavam com o uso e se enfraqueciam com a falta de uso. Mudanças que são preservadas e transmitidas a prole. O exemplo mais típico seria do pescoço da girafa, que cresceria a medida que ela o estica para alcançar as folhas mais altas das árvores.

Os quatro principais precursores do:Charles Robert Darwin : publicou a Origem das Espécies: 1859. Jean Baptiste Lamark: publicou a lei do Uso e Desuso: 1809  
Lewis Henry Morgan: publicou os Sistemas de Parentescos em Escala Global: 187, Herbert Spencer: considerado o mentor e "pai" de Darwin
Hoje estes pensamentos ajudaram a modelar o pensamento teológico do século vinte com influência na educação.


 BIBLIOGRAFIAS

BIO-VIDA: http://wwwbiovida-bio-vida.blogspot.com.br/2012/04/pensamento-evolucionista.h
Posted: 24 Jan 2015 02:57 PM PST
"As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei ''Dt 29:29

Tomando por base o versículo acima, há limites para o conhecimento humano? Desenvolva sua argumentação com referências bíblicas.

O conhecimento humano possui limites, e não é preciso ser um filósofo para perceber isto, há conhecimento que faz bem, mas há conhecimento faz mal, vamos fazer uma análise biblicamente sobre este assunto, mas antes vamos ver a opinião de um filósofo a respeito do conhecimento humano:   

Kant começa a esboçar os limites do conhecimento humano, mostrando que o conhecimento está com base naquilo que é possível conhecer, aquilo que pode ser dado na experiência sensível, além de observar que as estruturas espaço temporal possibilitam a apreensão dos objetos sensíveis. Abaixo cito uma passagem retirada dos Sonhos que aponta o papel da experiência e a impossibilidade do conhecimento humano transpor a barreira do sensível: Agora, todo aquele que for racional logo se conformará com o fato de a compreensão humana chegar aqui a seu fim, pois somente através da experiência podemos dar-nos conta de que coisas do mundo, por nós chamadas materiais, possuem uma tal força [impenetrabilidade], mas jamais conceber a sua possibilidade. (KANT, 2005, p. 150, grifo do autor).

Depois da opinião de um filósofo que tem um conhecimento terreno, vamos ver a luz da Bíblia o que Deus nos ensina sobre o conhecimento humano. Quando Deus fez o homem, deu a ele conhecimento limitado, Deus sabia que o conhecimento traria algo de bom para o homem, por isso conhecimento foi limitado.
Razões para restrição:

(1)  Por se perigoso

Gn 2:17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

(2)  Por ser incapaz de entender a verdade
 Jo 13:7 Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
(3)   Por Causa da debilidade humana

Jo 16:12 Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.    
(4)  Por causa das limitações terrenas

I Co 13:12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
(5)  Por ser plano divino a revelação gradual

Ef 3:5  O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas;
(6)  Para dar oportunidade á fé

I Jo 3:2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele.

Não podemos ser ignorantes, (ignorância característica da pessoa que não possui instrução). A busca do conhecimento deve ser uma constante trajetória de vida do ser humano, todo dia algo novo é acrescentado em nossas vidas. Na profissão, quanto mais você estuda um ótimo profissional você será, na vida espiritual, o que tem de ser analisado, se o conhecimento que você está tendo, está sendo bom ou rui, está somando ou diminuindo em sua vida.A única forma que o homem tem pra conhecer a Deus é através da revelação dada pelo próprio Deus. Não se consegue conhecer a Deus através de meios humanos, isto todos nós que conhecemos a palavra sagrada sabemos. Tampouco se pode conhecer a Deus, sem ter tido a experiência do novo nascimento, pois o próprio apostolo Paulo diz que o homem natural não pode compreender as coisas do espírito. (1Corintíos 2.6-16). (Mc 8 : 36)  "Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?"    



BIBLIOGRAFIAS

DAVID-MÉNARD, M. A loucura na razão pura: Kant leitor de Swedenborg. Rio de Janeiro: Edito
ra 34, 1996. KANT, I. Crítica da razão pura. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores, Kant I). Acerca do primeiro fundamento da diferença das regiões do espaço. In: ______. Textos Pré-críticos. Porto: Rés, 1983. p. 165-174.
PONS, J. C. Kant : assaig per introuir en filosofia el concepte de magnitud negativa i Somnis
d'un visionari explicats per somnis de la metafísica (comentari). Enrahonar, Barcelona, n. 4,
p. 37-45, 1982.

TORRETTI, R. Manuel Kant : estudo sobre los fundamentos de la filosofia crítica. 2. ed. 
Posted: 24 Jan 2015 02:35 PM PST


A igreja de hoje está vivendo a verdade?




Ecumenismo é a busca da unidade entre todas as igrejas cristãs.

É um processo de entendimento que reconhece e respeita a diversidade entre as igrejas. A ideia de ecumenismo é exatamente reunir o mundo cristão. Na prática, porém, o movimento compreende diversas religiões inclusive aquela não cristã.

O ecumenismo procura estabelecer boas relações de amizade entre pessoas e igrejas diferentes. Realiza trabalhos em conjunto para ajudar os necessitados e lutar por justiça. Realiza celebrações e orações em conjunto para causa da unidade, e realiza estudos sobre as doutrinas das várias igrejas, em busca de métodos novos para tratar as divergências.

O termo ecumenismo teve origem no grego ""oikoumene" que significava "o mundo civilizado". Na Bíblia a palavra oikoumene é traduzida como "todo" e "universal".


Origem do ecumenismo:

No período de formação da Igreja uma de suas principais características era a união, a solidariedade e o amor fraternal, porém, ao longo dos séculos esse ideal foi se desintegrando. A grande divisão teve início entre cristãos latinos e gregos, que teve seu cume no século XI. Mais tarde, no século XVI houve a separação entre católicos e protestantes, em seguida outras divisões foram surgindo ao longo da história.
Na Europa e nos Estados Unidos foram criadas várias sociedades que reuniam presbiterianos, metodista, batistas e episcopais, que se reuniam em prol da mesma causa. O precursor do ecumenismo foi o missionário Carey, que em 1810 sonhava com uma conferência missionária internacional, que não se realizou. O movimento missionário que se conhece hoje surgiu a partir de 1910, em Edimburgo, na Escócia. A principal expressão desse movimento é o Conselho Mundial de Igrejas, criado na Holanda em 1948.

Ecumenismo no Brasil:


No Brasil o organismo mais importante do ecumenismo é o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), fundada em novembro de 1982, na cidade de Porto Alegre (RS).  Seus Membros hoje são a Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e a Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil.


Você pode gostar também da postagem ECUMENISMO: ISTO PRESTA?


Começamos este artigo com a seguinte frase de Martinho Lutero:
"Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias." (Martinho Lutero)

Podemos aceitar o ecumenismo, a "união" de diferentes credos em prol de um mundo "melhor"? Pode haver comunhão entre luz e trevas? (2 Co 6.14)

Queremos para ilustrar este texto escrever o que o apóstolo Paulo enviou em carta à igreja de Efésio: E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. (5.11)


O que há de mal nisso? Tudo! Tudo mesmo...

Vamos começar pelos judeus. Estes no momento são a menina dos olhos de muitos movimentos neopentecostais no Brasil. As práticas do Antigo Testamento tornaram-se tão importantes, em alguns casos mais importantes, que o próprio sacrifício de Cristo. Centenas de igrejas (centenas, não meia dúzia de três ou quatro), fazem cursos e seminários ensinando doutrina judaica, seguem o calendário de festas da lei mosaica e incluem em seus cultos símbolos judeus por todos os cantos e momentos de sua liturgia, que vão desde miniaturas de menorá até replicas em tamanho real da arca, incluíndo pastores pregando com o talit sob seus ombros ou sua cabeça.

Mas o que Jesus disse aos rabinos de seu tempo? Não vou escrever aqui, todo mundo sabe o que ele disse... Por acaso eles mudaram de opinião com o passar dos anos? Os rabinos de hoje passaram a crer que Cristo é o Messias? O Novo Testamento é aceito por eles como Palavra de Deus?

Agora e quanto aos católicos. Aqui o ecumenismo segue um outro rumo, muito mais comercial eu diria. Cantores mineiros, por exemplo, adoram cantar músicas de padres e padres gostam muito de cantar música de cantores mineiros (assim expande-se o mercado). Mas a quem mesmo os católicos consideram mediador entre os homens e Deus? Algum evangélico por acaso não sabe? A quem o senhor Ratzinger considera cristão... melhor, a quem o clero católico romano considera como única "Igreja de Cristo"?

Talvez você pense isso: que desejo a morte de todos os que não são cristãos e que devemos iniciar uma jihad gospel contra estas hostes do maligno.

Mas não, eu certamente não penso em tal coisa. Cristo é amor, aqueles que vivem sob sua graça amam. No entanto, o "amor" humano não é justificativa para distorção da Verdade e do Evangelho de Cristo.

Quando falamos não ao ecumenismo inter-religioso não falo de amizade saudável e restrita (nem todo lugar que um espírita vai, por exemplo, o crente pode ir... acho que isso é bem claro para cristãos, caso contrário aconselho que você busque tratamento) ou entre católicos e evangélicos, judeus e evangélicos, espíritas e evangélicos... "qualquer coisa" e evangélicos. Vivemos no mundo, Deus ainda não nos tirou daqui... no entanto, devemos nos manter incontaminados. E não me venham com papos pós-modernos-emergentes de que tudo é santo, tudo é espiritual. Não meus irmãos. Nem tudo é espiritual... nem tudo é santo.

Neste mover ecumênico que recebeu forte incentivo na última década, são os cristãos evangélicos e protestantes, reformados e pentecostais, arminianos e calvinistas, que estão no lado mais fraco da corda... Por quê? Porque são os únicos que parecem estar mais dispostos a abrir mão da Verdade Bíblica em prol dessa unicidade. Eu não vejo o Vaticano abrindo mão de sua posição de única igreja de Cristo... os abraços e tapinhas nas costas entre o Papa da igreja romana e o Patriarca da igreja ortodoxa não passam de mera figuração. Eu não vejo os rabinos de Jerusalém endossando o cristianismo como uma religião, continuam a considerá-la uma seita que crê num messias que ainda não veio.

No entanto, evangélicos contratam e convidam rabinos para ensinar o Antigo Testamento como se eles o conhecessem melhor do que nós, como se já não tivéssemos nós um rabino... O Rabino. Dúvida que nós conhecemos o AT melhor do que eles? Explique-me então porque eles ainda não encontraram Cristo em suas extenuantes leituras da Lei mas nós já? Quanto ao comportamento de evangélicos com padres a regra é: não condene a idolatria, não condene a salvação por obras... abrace-os, ame-os, são filhos de Deus... Tolos! Somente aqueles nascidos em Cristo são novas criaturas e recebem o poder de serem chamados filhos de Deus. E isso inclui eu e você, católicos e judeus... nada que não é nascido de Cristo é filho de Deus... como podemos então cultuar um único Deus se cada um tem o seu próprio? A que deus iremos cultuar?

Enfim. Pregue-se o evangelho para judeus e católicos, para que eles se convertam e conheçam a Verdade que liberta, longe de suas práticas de idolatria e da cegueira espiritual... mas não dividamos o púlpito com eles... não nos pertence este tipo de altar. Dividir a Palavra com eles é dar razão à seu culto e à seu deus, que certamente não é o nosso... é parecido em "obras e história" mas não é em Poder e Graça.

A verdade precisa ser pregada, temos que tomar cuidado para não contaminarmos com o evangelho da mentira que está sendo pregado, precisamos viver e pregar a verdade em está na Palavra de Deus. Não podemos abrir mão da verdade, e contaminarmos com a mentira.

Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

Terminamos como começamos este artigo, com a frase de Martinho Lutero:

"Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias." (Martinho Lutero)

BIBLIOGRAFIA


AURÉLIO, Mini, 8ª edição – dezembro 2010.

BÍBLIA, Estudo Arqueológica NVI, Edição Brasileira – São Paulo: Editora Vida 2013.

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo da Profecia. Antigo e Novo Testamento. Edição Revista Atualizada. Belo Horizonte e Barueri. Editores Atos e Sociedade Bíblia do Brasil, 2001.

BÍBLIA, Sagrada Versão Digital, http://www.blasterbit.com/.

A EXORTAÇÃO APOSTÓLICA, exortação apostólica, A missão do Redentor (Redemptoris missio) (30.12.1988); o documento Diálogo e anúncio. Reflexões e orientações para o diálogo inter-religioso e o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, Documento comum do Conselho Pontifício para o diálogo inter-religioso e da Congregação para a evangelização do povos, (19.05.1991).

FRASES MARTINHO LUTERO, http://bibliaapalavradedeus.blogspot.com.br/2014/08/frases-de-martinho-lutero.html

HISTÓRIAS DAS MISSÕES MODERNAS, http://igrejaredencao.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=90:william-

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua Portuguesa, Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. 

PAGLIARIN, Juanribe, Jesus, O Evangelho Reunido: Mateus, Marcos, Lucas e João, reunidos em um si evangelho e com fatos organizados em ordem cronológica/ compilado e comentado por Juanribe Pagliarin.  Edição de luxo. São Paulo: Bless Press Editora 2011.

O NOVO TESTAMENTO, João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida.

MEYER, Joyce, A Formação de Um Líder, 1ª Edição Novembro 2005 


SIGNIFICADO DE ECUMENISMO: 
http://www.significados.com.br/ecumenismo/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário