17 janeiro 2015

A SANTA CEIA



Marcos 14: 22-26 

22 E, enquanto ceavam, tomou Jesus um pão e, tendo dado graças, o partiu, e o serviu aos seus discípulos, declarando: "Tomai, isto é o meu corpo". 
23 Em seguida, tomou Jesus um cálice, deu graças e o entregou aos discípulos, e todos beberam dele. 
24 Então lhes revelou: "Isto é o meu sangue da Aliança, o qual é derramado para o bem de muitos.
25 Com toda a certeza vos afirmo que não voltarei a beber do fruto da videira, até aquele dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus". 
26 E, depois de haverem cantado um salmo, partiram para o monte das Oliveiras. Jesus prediz a traição de Pedro.

INTRODUÇÃO 

No dia da Páscoa, o Senhor Jesus e os discípulos cumpriram o que estava ordenado na Lei e comeram o cordeiro assado no fogo com pães asmos e ervas amargosas. Em seguida, o Senhor estabeleceu a Nova Aliança com os discípulos, usando como elementos simbólicos o Pão e o Vinho. 

DESENVOLVIMENTO 

O primeiro elemento tomado por Jesus foi o Pão, o qual foi abençoado, partido e comido por todos que estavam ali com Ele.

O Senhor Jesus revelou naquele momento, que o Pão representava o seu Corpo que seria partido por amor a eles. O Corpo de Jesus também simboliza a Igreja Fiel, por isso Ele o abençoou. Comer o pão significa viver na comunhão do corpo, integrado nele e vivendo em função dele. Jesus disse que todo aquele que se alimentasse de sua carne viveria eternamente – Jo 6: 54. Isto quer dizer que a vida eterna se manifesta no corpo, que é a igreja do Senhor Jesus.

Antes de Jesus mandar os discípulos comerem o pão, Ele o partiu. Com isso, Jesus quis mostrar que eles o conheceriam não apenas exteriormente, mas interiormente. A partir daquele momento o Senhor estaria revelando à sua igreja a profundidade e as maravilhas da sua Obra, a sua intimidade e os seus mistérios – Salmo 25: 14 e Heb 8: 11.

Depois o Senhor tomou o cálice com Vinho e deu graças, então ordenou aos discípulos que tomassem dele.

O Vinhoé tipo do Espírito Santo que foi derramado por nós pelo Sangue. Por isso Jesus deu graças por ele, porque o Espírito Santo seria enviado pelo Pai, para estar ao nosso lado e não nos deixar órfãos. O Senhor também disse: "Tomai dele todos" – de um único cálice.

Antigamente, quando duas ou mais pessoas faziam um acordo ou uma aliança, elas pegavam um cálice de vinho, e todos os participantes tomavam um gole dele. Isso significava que estavam de acordo com o que foi tratado e com suas consequências, quer fossem agradáveis ou não.

Ao tomar o cálice, Jesus mostrou aos discípulos que eles seriam participantes da Nova Aliança, e que estariam prontos a enfrentar todas as consequências dela. Beber o vinho significa participar do Espírito Santo, deixar-se dominar por Ele, morrer para este mundo por Jesus, para alcançar a vida eterna.

CONCLUSÃO

A Nova Aliança consiste de uma vida no Corpo, alimentando-se do Pão da Vida, que é o Senhor Jesus, e bebendo do Vinho, em comunhão e na revelação do Espírito Santo, dia após dia. A Santa Ceia é a forma revelada por Jesus, de confirmarmos essa realidade até a sua volta.
                   
(Os textos usados nesta mensagem foram extraídos da Tradução da Bíblia King James Atualizada (KJA), 1º Edição Setembro 2012, Edição de estudo - 400 anos, com a tradução do Antigo Testamento com originais em Hebraico e Aramaico e o Novo Testamento nos originais em Grego).




Nenhum comentário:

Postar um comentário