14 janeiro 2015

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Posted: 13 Jan 2015 08:00 PM PST

Cantares 7: 1a


"Quão formosos são teus pés postos em sandálias, ó filha do príncipe..."

 INTRODUÇÃO

 No tempo do Velho Testamento era comum a presença de escravos e escravas (servos e servas) nas casas das pessoas abastadas. Os escravos viviam para seus senhores, e realizavam os mais diversos tipos de trabalho. Muitos deles eram comprados nos mercados de escravos e outros já nasciam nas casas dos seus senhores nestas condições.

Os escravos ou servos, na sua maioria, viviam com os pés descalços, e isso era um sinal da sua condição. Somente as pessoas livres andavam calçadas. A pessoa que andava com os pés calçados, tinha nisso um sinal de sua condição de pessoa livre.

Naquela época os calçados usados pelas pessoas geralmente eram sandálias simples, fabricadas manualmente com o couro de animais que eram sacrificados com essa finalidade.

DESENVOLVIMENTO

No versículo acima, a Palavra revela a satisfação do Senhor Deus, quando contempla os pés da igreja fiel... O Senhor expressa sua alegria através da observação da formosura (e não beleza exterior) dos pés da igreja fiel "postos em sandálias". Ali, naqueles pés calçados, está o sinal da liberdade da igreja fiel. Aquelas sandálias que foram feitas para aqueles pés, indicam que alguém teve que pagar com a sua própria vida, para que elas estivessem ali, como sinal de liberdade, nos pés daquela que um dia foi uma escrava sofrida e maltratada por um senhor cruel e violento, que buscava a sua infelicidade e morte.

A satisfação de Deus está em ver as sandálias ali, pois elas revelam a morte do Cordeiro de Deus, o Senhor Jesus, que deu sua preciosa vida para nos libertar do poder do pecado, do mundo e do inimigo, satisfazendo toda a justiça do Pai.

Antes de Jesus ser crucificado, todos nós vivíamos como escravos, descalços e sofrendo sob o domínio do pecado. Não sabíamos o que era liberdade, e achávamos que ser livres era servir ao pecado, às paixões e concupiscências da carne e do mundo. Nossos pés eram cheios de feridas causadas pelos espinhos e lutas desta vida, até que o Senhor Jesus veio e pagou o preço do nosso resgate. Na cruz Ele assumiu a nossa dívida e pela sua morte nos concedeu plena libertação da escravidão do pecado. Agora somos livres pela fé no nome de Jesus, de modo que a Palavra diz em Gálatas 5: 1: "Estai pois firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão".Aleluia!

Não vivemos mais descalços, pois com a morte do "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo", a Verdade nos foi revelada, calçando nossos pés na preparação do Evangelho da paz (Efésios 6: 15) e nos iluminando o caminho, para que não tropecemos mais.

CONCLUSÃO

Agora, seguindo neste Caminho Maravilhoso que é Jesus, temos um sinal na nossa vida, que é a sua presença em nós. Por isso o profeta Isaías diz: "Quão suaves são sobre os montes os pés do que anuncia boas novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: o teu Deus reina!".

A Obra que Jesus realizou por nós, nos deu a verdadeira liberdade (João 8: 36) e a condição de testemunhar para um mundo cheio de escravos descalços, que  Deus deseja libertar a todos de suas opressões, através da revelação do seu Filho amado, o Senhor Jesus, cuja vida foi sacrificada para nos dar liberdade e poder para caminhar na sua Palavra.

Quando Deus olha para a igreja, não a vê mais como uma escrava, mas como filha do Príncipe

MARANATA O SENHOR JESUS VEM!!!


Facebook   -       Twitter

Posted: 13 Jan 2015 06:00 PM PST




(I Cor. 2:9-13)


Deus revelou as Escrituras Sagradas do Velho e do Novo Testamentos para a edificação dos verdadeiros crentes. As Escrituras foram escritas de tal forma que apenas os crentes que fossem assistidos pelo Espírito Santo pudessem entendê-las plenamente. "Porque lhes falas por parábolas?" foi a pergunta dos discípulos em uma certa ocasião. A resposta do Senhor Jesus revela claramente que ele não pretendia que aqueles que resistiam ao Evangelho entendessem sua pregação (Mat. 13:11-13). Em outra oportunidade, podemos ver o próprio Jesus revelando aos Seus discípulos tudo o que estava escrito sobre Ele em "Moisés e os profetas" (Luc. 24:27). Sem a direta assistência de Jesus eles não seriam capazes de compreender a significado integral e profundo daquelas Escrituras.

Dessas passagens depreendemos que o conhecimento histórico e gramatical não são suficientes para nos capacitar a compreender o significado exato de muitos textos das Escrituras e para receber com precisão os ensinos que o Senhor deseja nos transmitir por meio deles. Em lugar disso, nós precisamos é de "revelação" ou iluminação, ou, em outras palavras, da assistência do Espírito Santo. Caso contrário, estaremos limitados por nossa própria interpretação particular de muitas passagens das Escrituras, as quais, em muitos casos, não estarão em harmonia com a interpretação de Deus das mesmas passagens (I Cor. 2:9-13). Ou ainda, perderemos a profundidade e a riqueza que a Palavra de Deus pode nos transmitir (II Cor. 3:6).

É por essa razão que se deve buscar a assistência do Espírito Santo quando se medita na Bíblia. Pela mesma razão o próprio Senhor levanta no Corpo de Cristo alguns para serem "mestres" (Efe. 4:11). Esses são homens ungidos pelo Espírito Santo para servirem a Igreja no ministério da Palavra. Isso é inteiramente diferente de pessoas que obtiveram os títulos de Mestre ou Doutor em teologia e, por essa razão, crêem que são capazes de entender o sentido completo das Escrituras. Ao dizer isso, não negamos a necessidade de um bom conhecimento do contexto histórico, geográfico e cultural das Escrituras, nem de uma boa compreensão gramatical a fim de extrair as doutrinas corretas da Bíblia.

Devemos interpretar a Bíblia da mesma forma que os escritores bíblicos, inclusive o Apóstolo Paulo. Consideremos, a título de exemplo, a forma pela qual o Apóstolo interpretou a passagem do Velho Testamento referida em I Coríntios 10:1-11. Paulo afirma que a travessia do Mar Vermelho representava o batismo, que o maná representava o alimento espiritual (a Palavra de Deus: "Eu sou o pão da vida"), a rocha da qual eles beberam falava de Jesus, a Rocha espiritual, e assim por diante. Ele identifica, portanto, símbolos e tipos em muitas passagens do Velho Testamento. Em I Cor. 9:9-10, Paulo diz que a passagem do Velho Testamento que fala sobre bois é uma lição para nós sobre os obreiros cristãos (também em I Tim. 5:17-18). No entanto, se alguém ler o Velho Testamento sem a revelação (a assistência) do Espírito Santo que Paulo recebeu, não compreenderá esse texto da mesma forma. Na mesma linha de raciocínio, em Gálatas 4:22-31 Paulo afirma que as vidas das esposas de Abraão eram simbólicas (verso 24) ou, em outras versões, uma alegoria.

Como o Senhor Jesus interpretou certos fatos da história de Israel? Em Deuteronômio 8:3 é claramente mostrado que, através do maná, Deus queria que compreendêssemos que o homem não deveria viver apenas do pão material, mas de toda a palavra que provém da boca de Deus. O maná representa, portanto, a Palavra de Deus. Em outra ocasião, o Senhor Jesus afirmou que Ele mesmo era o verdadeiro mana, o pão que desce do céu (João 6:32-35). Em outras palavras, Ele é a Palavra de Deus (Apo. 19:11-13, 16).

Todo o livro de Hebreus demonstra que o Tabernáculo e seus sacrifícios falam de Jesus como o Cordeiro de Deus, o Sumo Sacerdote, etc. Trata-se de um livro repleto de interpretações dos tipos, símbolos e figuras do Velho Testamento que só puderam ser plenamente compreendidas por revelação. E, não menos importante, as parábolas de Jesus não podem ser inteiramente compreendidas sem revelação do Espírito Santo. Se alguém tentar ler, suponhamos, três comentários do Novo Testamento, perceberá que cada um deles contraria os demais ao interpretar as parábolas, ainda que, em muitos casos, tenham sido escritos por servos de Deus.

No entanto, ao buscar o significado profundo das Escrituras, podemos cometer dois erros. Primeiramente, não aceitar o sentido literal, o significado direto; ao fazer isso poderíamos perder o primeiro ensino que aquela passagem transmite. Em segundo lugar, "encontrar" doutrinas que não encontram apoio nas partes doutrinárias do Novo Testamento. Tentar encontrar uma nova doutrina – doutrina que não está revelada claramente nas passagens do Novo Testamento – através do uso de alegorias ou da interpretação de tipos ou símbolos seria um caso de utilização errónea da Bíblia.

Pode-se, contudo, usar tipos e símbolos como ilustrações de verdades claramente reveladas no Novo Testamento por que eles alimentam nossa alma. Onde quer que o Senhor fale pela Bíblia utilizando tipos e símbolos, deve-se tentar compreendê-los com a assistência do Espírito Santo para que possamos receber a edificação que o Senhor deseja nos transmitir através dessas passagens. Esses tipos e símbolos são lindas ilustrações de verdades que o Senhor revelou em outras Escrituras claras, especialmente nos Evangelhos e nas Epístolas do Novo Testamento.

Para entendermos melhor esse assunto, convém lembrar que o Novo Testamento encontra-se escondido no Velho Testamento, e que o Velho Testamento é revelado no Novo Testamento. Para não cometer erros nesta área da interpretação das Escrituras, não se pode esquecer jamais que passagens do Velho Testamento são sombra de realidades que seriam reveladas no Novo Testamento (Col. 2:17; Heb. 10:1). Ficará claro, por exemplo, que Jesus é o sábado (descanso do crente), o cordeiro (sacrifício pelos pecados do crente), o templo (o crente adora em comunhão com Ele), o maná (o pão da vida), etc.

Se não pedíssemos a assistência do Espírito Santo para compreender, por exemplo, o significado do livro de Ester, do livro de Cântico dos Cânticos, das parábolas de Jesus, de algumas partes do livro de Daniel e uma grande porção do livro do Apocalipse, então perderíamos um benefício espiritual significativo que é transmitido por essas partes da Bíblia. Por outro lado, estaríamos correndo o risco de aceitar qualquer interpretação humana daquelas Escrituras, ao invés de uma interpretação dada por Deus.


Regozijamo-nos, portanto, quando percebemos que o Senhor nos quer capacitar, pelo Seu Espírito, para compreender toda a Bíblia antes da volta de Jesus e para pregar todas as porções das Escrituras, por que acreditamos que toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, a exortação e a correção (II Tim. 3:16).
Posted: 13 Jan 2015 03:28 PM PST

TEMA: DOUTRINAS BÁSICAS DA OBRA NA PRÁTICA

ASSUNTO: BATISMO NAS ÁGUAS

TEXTO FUNDAMENTAL: ATOS 16.25-33


NA EXPERIÊNCIA DE CONVERSÃO E BATISMO NAS ÁGUAS  DO CARCEREIRO EM ATOS 16 IDENTIFICAR O EXERCÍCIO DA INSTRUMENTALIDADE DE PAULO E SILAS, NAS SEGUINTES EXPRESSÕES: 


"…ORAVAM E CANTAVAM HINOS A DEUS…" ATOS 16.25

"…SOBREVEIO UM TÃO GRANDE TERREMOTO …" ATOS 16.26

" …TODOS AQUI ESTAMOS…" ATOS 16.28

"…CRÊ NO SENHOR JESUS CRISTO E SERÁS SALVO…" ATOS 16.31

"…E LOGO FOI BATIZADO…" ATOS 16.33



FAZER A APLICAÇÃO PROFÉTICA NA PRÁTICA 

OBSERVAÇÕES:

Sugerimos que os jovens e obreiros sejam separados em CINCO grupos ou cinco jovens e obreiros, para participarem das atividades propostas nesta lição.
Os textos em itálico são transcrições literais dos estudos recebidos dos grupos de jovens e obreiros.


INTRODUÇÃO

A EXPERIÊNCIA DE CONVERSÃO E BATISMO NAS ÁGUAS DO CARCEREIRO EM ATOS 16:

O batismo nas águas faz parte do processo da salvação, pois O Senhor Jesus disse que "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado".Mar 16:16

O Batismo nas águas, como tantas outras, é também uma doutrina revelada pelo Senhor na Obra. Por ser uma ordenança do Senhor Jesus, quem aceita a Jesus deve receber o Seu batismo que, pelo símbolo da água, sela o pacto de Deus para com o homem e vice-versa.

A partir do Batismo nas águas, o crente passa a ter, entre outros, o privilegio de fazer parte da igreja, como membro do corpo de Cristo.

No texto de Atos 16.25-33, a instrumentalidade de Paulo e Silas na experiência de conversão e batismo do carcereiro é o exemplo do trabalho que leva a mensagem de salvação para os de fora, e o acompanhamento até ao momento do batismo. Esta é a instrumentalidade que o Senhor tem para os jovens e obreiros desde a conversão até ao batismo do novo convertido. 

IDENTIFICAR O EXERCÍCIO DA INSTRUMENTALIDADE DE PAULO E SILAS, NAS SEGUINTES EXPRESSÕES:


– "…ORAVAM E CANTAVAM HINOS A DEUS…" – ATOS 16.25

"Perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam". 

EXERCÍCIO DA INSTRUMENTALIDADE:

O culto feito ali no cárcere de Filipos foi muito simples, mas havia nele os elementos essenciais de um culto: a oração e o louvor. Essa era a mensagem que os outros presos escutavam. A grandeza da mensagem que convenceu os prisioneiros ali a não fugirem quando as portas foram abertas, é que ela foi confirmada por uma poderosa operação de libertação do Senhor através daquele terremoto. 


APLICAÇÃO PROFÉTICA NA PRÁTICA:

Na prática, a grande mensagem do culto da igreja fiel de Jesus é a simplicidade desse culto. Orações feitas e louvores cantados com simplicidade, mas isso sendo feito por uma igreja cheia do Espirito Santo.

O culto feito com simplicidade, singeleza de coração e cheio da graça do Senhor é que faz abrirem as portas dos corações daqueles que estão presos pelo pecado. Faz também quebrar as correntes do pecado pela poderosa operação do Espirito Santo.

O importante é que as pessoas que participam desse culto saiam dizendo: "senti que Deus está neste lugar" e "Deus falou ao meu coração nesse culto". 

- "… SOBREVEIO UM TÃO GRANDE TERREMOTO …" – ATOS 16.26

 "E, de repente, sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos".

EXERCÍCIO DA INSTRUMENTALIDADE:

O tão grande terremoto que de repente sobreveio foi somente para conceder uma libertação total para todos os que participavam daquele culto de Paulo e Silas no cárcere. O que Deus operou ali foi suficiente para que todos não desejassem fugir daquele lugar que marcou a libertação deles. Foi suficiente também para que o carcereiro, ao entrar ali, pedisse aquela salvação também para si. 

APLICAÇÃO PROFÉTICA NA PRÁTICA:

O desejo do Senhor é operar libertações nos cultos para que os servos que ali estão libertos possam servir de testemunho para aquele que vem de fora pedindo a mesma libertação. A operação de libertação do Senhor é sempre total e abrangente, pois é para todos, tanto os servos, quanto os visitantes. É isso que tem atraído os de fora para dentro da igreja, pois eles estão desejosos de alcançar a salvação que o Senhor opera na vida da igreja. 

- " …TODOS AQUI ESTAMOS…" – ATOS 16.28

 "Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos". 

EXERCÍCIO DA INSTRUMENTALIDADE:

O anúncio de Paulo "todos aqui estamos" era uma mensagem de testemunho de que todos ali estavam libertos. Foram libertos por uma operação poderosa de Deus naquela noite e tinham, portanto, a experiência de libertação. Esta mensagem levou o carcereiro a trocar a espada com que quis matar-se pela luz que mostrou para ele a obra de libertação que Deus havia realizado com aqueles prisioneiros. Não era a mensagem de dois líderes, mas a mensagem do "corpo". 

APLICAÇÃO PROFÉTICA NA PRÁTICA:

Na prática, a mais convencedora mensagem da igreja para levar o pecador à conversão ao Senhor Jesus, é o testemunho dela de que todos os que estão na igreja são libertos. Quem os libertou foi a operação gloriosa de convencimento do Espirito Santo para eles aceitarem ao Senhor Jesus. Quem entra na igreja e constata isso, deseja ter a mesma experiência. Os que estão lá fora, ao verem crentes libertos dentro da igreja, querem também a mesma benção, ou seja, querem ser crentes libertos. A rainha de Sabá constatou isso nos servos de Salomão. 

- "…CRÊ NO SENHOR JESUS CRISTO E SERÁS SALVO…" – ATOS 16.31

 "E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa". 

EXERCÍCIO DA INSTRUMENTALIDADE:

A pergunta feita pelo carcereiro no verso 30 teve como resposta só uma coisa que seria necessária para ele se salvar: que é crer no Senhor Jesus Cristo. Após a mensagem de salvação, o batismo veio, na sequencia, como resultado dessa salvação em Jesus. Paulo pregou uma salvação com a qual ele tinha experiência inclusive de ser batizado. 

APLICAÇÃO PROFÉTICA NA PRÁTICA:

A grande mensagem entregue pela igreja para atender à sede da alma do homem quanto a salvação, é a mensagem genuína de que somente o Senhor Jesus salva. O obreiro deve pregar uma mensagem de salvação que tenha experiência com ela. Como posso pregar que Jesus salva se não estiver vivendo essa salvação? O batismo é uma benção destinada àquele que crê no Senhor Jesus, pois é para o crente verdadeiramente convertido.

- "…E LOGO FOI BATIZADO…" – ATOS 16.33

 "E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus". 

EXERCÍCIO DA INSTRUMENTALIDADE:

Naquela mesma noite o carcereiro já estava compartilhando com Paulo e Silas da comunhão com o Senhor exercendo hospitalidade para com eles. Essa comunhão foi porque recebeu deles a mensagem de salvação em Jesus. Seu batismo, bem como de todos os seus familiares, se deu num ambiente de total comunhão com os apóstolos, recebendo-os em sua casa (v.34). "E logo foi batizado", porque, por certo, não houve qualquer impedimento para isso. 

APLICAÇÃO PROFÉTICA NA PRÁTICA:

Na medida em que ocorre o compartilhamento da comunhão entre o novo convertido e a igreja, começa a se estabelecer uma perfeita comunhão que se completa no batismo dele nas águas. A partir da experiência com o batismo, a comunhão será mais estreita ainda, porque é mais um membro que se agrega ao corpo.

A experiência do carcereiro e sua família levou, por certo, muitos naquela cidade à conversão e batismo nas águas, pois ali se estabeleceu uma igreja. E Paulo quando lhes escreveu uma carta chama essa igreja no capitulo 4:1 de Filipenses, "minha alegria e coroa". 


MARANATA O SENHOR JESUS VEM!!!




Veja também: 


Posted: 13 Jan 2015 03:56 PM PST
Assunto:  O ENSINO DA EVANGELIZAÇÃO -   Texto fundamental:  JOÃO 4

COMENTAR A EXPERIÊNCIA EVANGELÍSTICA DA MULHER SAMARITANA NAS SEGUINTES EXPRESSÕES DE 
JOÃO 4.

-"… DEIXOU POIS A MULHER O SEU CÂNTARO…" Vs 28

-"… VINDE E VEDE [...]  ME DISSE TUDO QUANTO TENHO FEITO…" Vs 29

-"… CRERAM NELE, PELA PALAVRA DA MULHER, QUE TESTIFICOU…" Vs 39

-" E MUITOS MAIS CRERAM NELE, POR CAUSA DA SUA PALAVRA ." Vs 41

-"… NÓS MESMOS O TEMOS  OUVIDO [...] ESTE É VERDADEIRAMENTE O CRISTO…"  Vs 42

FAZER A APLICAÇÃO PROFÉTICA
_________________________________________________________________________

É uma estupenda aula de evangelismo, magnífica pois dentro desses tópicos vemos a sequência profética na qual o Espírito Santo inspirou o evangelista a escrever.
Temos aqui um diálogo extenso e produtivo, nos mostrando que em uma evangelização o conteúdo profético é essencial, e os argumentos racionais são de pouco aproveito.

"DEIXOU POIS A MULHER O SEU CÂNTARO"

Deus trabalha primeiro em nós, e depois através de nossas vidas, não porque eLe precisa do homem, mas para que o homem conheça-o mais. A instrumentalidade na vida do servo é fundamental pois nela alcançamos experiências profundas, e as experiências nos fortalece no dia da adversidade.
Deixar o cântaro(barro) a nossa humanidade, o nosso entendimento caótico de apenas criatura, é o primeiro passo para alcançarmos a instrumentalidade no Senhor. "Seu cântaro" "nós não somos mais nosso"; temos um Dono, e fomos comprados com preço de sangue.
Quando aceitamos este acordo, ou seja, este sacrifício, passamos a ser cântaros do Senhor.

 "VINDE E VEDE [...]  ME DISSE TUDO QUANTO TENHO FEITO"

O Espírito que converte, é o mesmo que dá ao homem a disposição de sair ao trabalho, e o mais interessante é que, quando a igreja sai para o campo, a sua mensagem tem como base, as suas experiências próprias; não se trata de palavras vazias, sem vida. A palavra acompanhada de um testemunho vivido, tem peso!

"CRERAM NELE, PELA PALAVRA DA MULHER, QUE TESTIFICOU"

O papel da igreja é levar o pecador, ou seja, aquele que não teve ainda uma experiência de salvação com Deus, a ter um encontro autêntico com o Senhor, e não conhecer uma denominação, uma religião qualquer.

"E MUITOS MAIS CRERAM NELE, POR CAUSA DA SUA PALAVRA"

Este é o grande motivo do crescimento da igreja; "Poder do Evangelho"
Mais de dois mil anos este evangelho tem alvo de perseguição, mas ele permanece vivo e poderoso porque se trata de uma pessoa, o Verbo Vivo, A Palavra de Deus.

"NÓS MESMOS O TEMOS  OUVIDO [...] ESTE É VERDADEIRAMENTE O CRISTO"

Este é o segredo da evangelização, levar o homem a conhecer intimamente o Senhor Jesus.

Ouvir a voz do Senhor, é o ápice da conversão! Isso é tudo que o homem tem que entender; Jesus é o Messias prometido, A Salvação proclamada por Isaias, o Filho de Deus!


Bíblia Além da Letra

Nenhum comentário:

Postar um comentário