24 janeiro 2015

A Evangelização da Igreja

"Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa."- JOÃO 4.35 
INTRODUCAO:
A didática do ensino do Senhor Jesus é maravilhosa, pois o cenário ali no Poço de Jacó era muito apropriado para o ensino aos seus discípulos acerca do trabalho de evangelização da igreja, principalmente a parte deles nesse trabalho. Mais tarde, como apóstolos eles iriam precisar dessa lição para o trabalho de testemunhar do Senhor Jesus através da pregação do evangelho.
Muito bem intencionados que estavam, dialogaram com o Senhor sobre uma preocupação natural deles quanto ao Senhor se alimentar, pois Ele havia chegado ali cansado e, pelo horário, por certo, com necessidade de comer algum alimento.
Todavia o Senhor lhes chama a atenção para um alimento que Ele denominou de "fazer a vontade do meu Pai" (vs 34) no trabalho de salvação da mulher samaritana e os homens da cidade de Samaria.
Portanto, no conceito do Senhor Jesus evangelizar é fazer a vontade do Pai. Evangelizar é também realizar a obra. Esse trabalho é alimento para o servo e para a igreja. A evangelização fortalece a igreja e a faz crescer em número de vidas salvas. Para Jesus esse trabalho era prioridade sobre qualquer coisa, por mais necessária que fosse ao homem, como o alimento, que era a preocupação dos discípulos naquele momento. Portanto, para o Senhor Jesus, evangelizar uma pessoa era mais importante do que comer alguma coisa, ainda que estivesse com fome, pois para ele, o espiritual sempre se sobrepõe ao material. 
COMENTÁRIO DO ENSINO
"Não dizeis vós…?"
É possível que em algum momento, a conversa entre os discípulos dissesse respeito à colheita, até porque a agricultura, sobretudo as culturas de grãos eram fundamentais para o sustento das pessoas em Israel. Havia sempre uma expectativa quanto à colheita. Nesse caso, uma colheita que iria acontecer quatro meses adiante.
Isso denota um tipo de preocupação até natural do homem com a vida secular. Vale ressaltar que, a primeira preocupação deles ao chegarem ao poço de Jacó foi o alimento. Por isso, eles foram à cidade comprar comida (vs 8). Todavia, a preocupação do Senhor Jesus era com a salvação não só da mulher, mas também dos demais samaritanos.
APLICAÇÃO PROFÉTICA DO ENSINO
As preocupações com os aspectos seculares da vida do servo não podem sobrepor a realização da Obra, sobretudo no aspecto da evangelização. Precisamos estar sensíveis à necessidade de salvação daqueles que estão à nossa volta no tempo que se chama hoje. Terminado um culto, minha prioridade não á sair às pressas da igreja para atender aos meus compromissos, mas é atender primeiro o visitante.

"Eis que eu vos digo…"
A conversa entre eles era relacionada ao material, mas o que o Senhor Jesus tinha a dizer era espiritual e profético. Havia um desalinhamento entre aquilo que era prioridade para Jesus e aquilo que era prioridade para os discípulos. Entretanto, Jesus lhes revelou aquilo que realmente importava no plano de Deus, que era a salvação dos samaritanos, a fim de que eles estivessem no mesmo momento profético em que Ele estava e não "quatro meses" mais tarde.
APLICAÇÃO PROFÉTICA DO ENSINO
A igreja fiel está atenta àquilo que o Senhor Jesus diz pelo seu Espírito. Embora vivamos dias difíceis não podemos permitir que as preocupações e afazeres da vida secular nos impeçam de realizar a Obra, levando o evangelho àqueles que estão necessitados, testemunhando a eles daquilo que o Senhor fez e continua fazendo em nossas vidas. Isso o evangelista não podemos deixar para mais tarde.
"Levantai os vossos olhos"
A palavra do Senhor Jesus denotava uma mudança de foco. Eles estavam "olhando" para um plano limitado à suas próprias vidas, olhando para suas próprias necessidades materiais e terrenas. Levantar os olhos é ver aquilo que é profético. Era olhar para a Obra de salvação cuja responsabilidade seria deles.
Levantar os olhos é ver com os olhos da revelação e assim, é ver as terras, ou seja, o coração dos homens pronto para a colheita.
APLICAÇÃO PROFÉTICA DO ENSINO
O Senhor Jesus tem despertado sua igreja nessa última hora a levantar os seus olhos. O olhar da igreja está alinhado com o olhar do Senhor. Ela vê o profético. Ela prioriza a salvação. Ela sabe de sua responsabilidade com as almas perdidas. Por isso, viver a Obra para nós não é viver um evangelho voltado para nossas necessidades materiais e terrenas. Obra para nós é olhar o profético e testemunhar ao mundo à nossa volta a grande salvação em Jesus.
"E vede as terras, que já estão brancas para a ceifa"
No versículo 30, os homens de Samaria aceitaram o convite pelo testemunho da mulher e saíram da cidade em direção o poço de Jacó, onde estava Jesus com seus discípulos. Portanto, é possível que, quando eles levantaram os olhos viram aqueles homens vindo ao encontro de Jesus. Não visão humana era apenas um grupo de homens. Mas para o olhar profético do Senhor Jesus eles eram "as terras brancas para a ceifa". Eram almas que seriam colhidas naquele momento para o reino. Foi isso que os discípulos passaram a enxergar e entender como prioridade.
APLICAÇÃO PROFÉTICA DO ENSINO
Quando a visão do mundo à nossa volta é profética, alinhada com o projeto de salvação do Senhor Jesus 
("… Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura." Marcos 16.15), olhamos as pessoas e vemos "terras brancas para a ceifa". Por isso, o Senhor revelou um grande trabalho de evangelização ao longo do ano, com diversos seguimentos da sociedade. Assim, no olhar profético do Senhor Jesus, as crianças, intermediários, adolescentes, jovens, secundaristas, universitários, colegas de trabalho, vizinhos, familiares e autoridades, por exemplo, são "terras brancas para a ceifa".
A igreja entendeu que a evangelização se dá num tempo que se chama hoje. Nossos familiares, nossos colegas, nossos vizinhos e todos que estão ao nosso alcance, são terras brancas, maduras, que podem ser colhidos para o reino a qualquer tempo pelos trabalhadores que somos nós. Não precisamos esperar os meses específicos para evangelização. Nesses meses há uma ênfase, mas as terras estão brancas hoje para a colheita. 

http://www.satelitemaranata.org.br/?cat=6

Nenhum comentário:

Postar um comentário