31 dezembro 2014

NOÉ PLANTA UMA VINHA...




Gênesis 9: 20-27

           

            INTRODUÇÃO


O texto relata o fato de que aquele que trabalha na vinha, pode vir a pecar mesmo que seja inconsciente. O pecado está tipificado pela nudez. Estar nu, é estar descoberto - Gên 3: 7. No livro de Apocalipse o Senhor se refere à nudez daquele que se julga bom aos seus próprios olhos - Apoc 3: 15-17.

            DESENVOLVIMENTO

Após o dilúvio, Noé era aquele que tinha a maior autoridade delegada na terra, pois ele era o homem escolhido por Deus para realizar sua Obra. Seus filhos também tinham participação neste projeto, mas Noé, por tudo isso e por ser pai, era superior a eles e merecia todo o seu respeito.

A Bíblia diz que Noé plantou uma vinha, bebeu o vinho produzido por ela, embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. Seu filho mais novo, de nome Cão, viu a nudez de seu pai e não teve respeito nem compaixão dele, mas expôs o que viu, de forma desrespeitosa, aos seus irmãos. Ao agir desta forma, Cão deixou de reconhecer a autoridade de seu pai, e isso afetou e atingiu ao Senhor, porque a autoridade que estava sobre Noé, não era própria dele, mas do Senhor. A rebeldia de Cão foi julgado logo que Noé se recuperou e tomou conhecimento do que acontecera.

Na verdade, Noé cometeu um erro ao embebedar-se, mas seus filhos não tinham autoridade para julgá-lo e desrespeitá-lo, somente Deus o podia. Muitas vezes as autoridades falham, para que seus subordinados sejam provados - I Sm 13: 8-14.

Ao saberem do fato, Sem e Jafé, entraram de costas na tenda de Noé, e o cobriram com uma capa, preservando sua autoridade e demonstrando temor e respeito por seu pai. Eles entenderam aquilo que seu pai representava diante de Deus, e não ousaram proferir qualquer juízo contra Noé.

Tudo isso que aconteceu após o dilúvio, nos fala daquilo que Deus fez conosco, quando estávamos nus e em pecado diante dele. Na nossa pobreza e miséria, o Senhor não nos desprezou nem zombou de nós, mas nos amou e nos cobriu a nudez, com a Obra que Jesus realizou na cruz. Não estamos mais expostos ao mundo, pois o sangue de Jesus nos cobriu e purificou dos nossos pecados. Não temos motivos de nos envergonhar e sim de nos alegrar, pois o Senhor já revestiu a nossa vida das vestes de salvação e nos envolveu com o manto da justiça - Isa 61: 10.

            CONCLUSÃO

Cão expôs a nudez de seu pai e foi amaldiçoado. Sem e Jafé a cobriram e foram abençoados. O Pai desaprova e julga aquele que aponta o pecado e a situação vergonhosa dos outros, mas abençoa aquele que ajuda ao que está nu e desamparado. Existem pessoas que se comprazem com a falha e a queda dos outros, e não têm misericórdia daqueles que se desnudam. Essa atitude agrada ao adversário e o ajuda no seu propósito; mas o verdadeiro servo, que conhece a vontade e a natureza de Deus, não age assim, mas procura ajudar e encaminhar aquela pessoa ao arrependimento, ajudando-a a se cobrir novamente.


Aquilo tudo aconteceu no meio da tenda - no meio da família, no lar, na intimidade - e acontece no meio da igreja também.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário