29 dezembro 2014

AS TRÊS ETAPAS DA VIDA DE JACÓ




Gênesis 30: 37, 38

37  Então tomou Jacó varas verdes de álamo e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia,
38  E pôs estas varas, que tinha descascado, em frente aos rebanhos, nos canos e nos bebedouros de água, aonde os rebanhos vinham beber, para que concebessem quando vinham beber.




1.     O CHAMADO

No ventre materno se travou a luta da natureza carnal e espiritual, ou seja, no chamado. A primeira luta que se trava é esta, a definição entre a natureza carnal e a espiritual.

Primogenitura, identificação com o Senhor Jesus, o primogênito. Começa quando nós somos formados na Igreja e é concluída com a imposição das mãos do pai.

Quando Isaque impôs as mãos sobre Jacó ele decretou uma benção profética, mas juntamente com esta benção profética, foi decretada uma benção de morte, Esaú pensou em seu coração, o dia em que o Pai dele morrer eu o mato, O dia em que deixarmos o Pai morrer na nossa vida, a nossa natureza humana nos mata.

Quantos Pastores, diáconos, obreiros, servos usados passaram por este mesmo processo, mas permitiram que o Pai morresse nas suas vidas, morreu a revelação, caíram da graça,  morreram.

2.     O CASAMENTO

É quando o obreiro passou a primeira etapa, ou seja, começa a ser usado, vem ali Raquel (a Igreja) para dar água ao rebanho e havia um costume na época que tinham que aguardar os pastores se reunirem para tirarem a pedra que cobria a fonte, Jacó chegou ali e tirou a pedra, teve iniciativa e deixou a fonte livre para as ovelhas beberem água. É o obreiro que não espera, mas age no Espírito deixando o Senhor operar e saciar a sede do rebanho.

Jacó chega na casa de Labão para casar-se com a filha dele, queria casar com Raquel, amava Raquel, mas o costume da época era casar-se com a mais velha, que era Lia, Lia era defeituosa dos olhos.

Às vezes é assim, o obreiro se destaca, é valoroso, ama uma Igreja perfeita, mas lhe é dado um compromisso com uma Igreja com problemas, ou um grupo cheio de defeitos e a palavra é: você tem que trabalhar 7 anos para conseguir a perfeita. 7 é o período de Deus.

3.     O CRESCIMENTO

Jacó queria animais salpicados, malhados e morenos, simbolizando a Igreja: Salpicados fala de uma Igreja que luta, que traz as marcas de Cristo - Ap 19:13. Malhados, fala de uma Igreja mista, sem uma cor definida, ou seja, uma Igreja onde todos são bem vindos. Morenos, sou morena por que o sol me queimou, diz em cantares, fala de uma Igreja provada, o sol está sobre ela.

Mas Jacó precisava de uma coisa, precisava multiplicar o rebanho, aí ele teve um sonho: sonhou que ele pegava três varas de árvores diferentes e descascava e as colocava junto a fonte onde elas iam beber água e elas olhavam para aquelas varas e geravam outras malhadas, salpicadas e morenas e assim multiplicou o Senhor o rebanho de Jacó.

Uma vara é de Álamo, outra de aveleira e outra de castanheira.

Álamo: perfume,  o obreiro quando vai a frente tem que expressar o bom perfume de Cristo, tem que ser agradável.
Aveleira: conhecida pela altura, o obreiro tem que ter revelação, falar da eternidade.
Castanheira: Produz frutos, o servo como a palavra diz é como árvore frutífera, mesmo no tempo de seca, não deixa de dar frutos, apresenta os frutos.

Descascar em listras, é o servo se apresentando por dentro e por fora. Ele é o mesmo sempre, na Igreja, na vida profissional, na vida diária, no lar como esposo e pai, ele é o mesmo, sua vida é transparente e não tem defeitos, mas exala o bom perfume de Cristo, anda na revelação e produz muitos frutos.

CONCLUSÃO


O Obreiro, nesta Obra, tem que ser esta vara. Quando ele se mostra assim, o rebanho coloca os olhos ali para beber e vê a Pessoa do Senhor Jesus na vida dele. Vê a trindade, as 3 varas.



Esta foi a experiência de Jacó, e Jacó saiu dali rico, isto porque Deus o abençoou grandemente na sua jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário