26 dezembro 2014

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Posted: 25 Dec 2014 09:00 PM PST

TEXTO: Hebreus 2: 3

INTRODUÇÃO - A grande Salvação é fruto de um Grande Acontecimento que é Eterno.

·      Eternidade é conhecimento de um tempo que não se vê - FÉ.
·      É o sair da Morte para a Vida.
·      A Salvação atinge a todos, de todas as maneiras dentro do projeto de Deus (milagres, maravilhas e Dons do Espírito Santo).
·      É Grande porque vai nos levar para a Eternidade através da ressurreição.

A SALVAÇÃO ACONTECE DENTRO DE UM PLANO PROFÉTICO, COM TRÊS ATOS DISTINTOS:

1º - AMOR

·      Nós falamos do Amor de Deus, não porque somos bons ou melhores, mas porque ele nos amou, sendo nós pecadores. O Senhor estendeu a mão a um povo rebelde.
·      A religião tira o senso de gratidão do homem a Deus, quando substitui a fé pelas obras humanas, mudando assim o Projeto de Deus.
·      Qual a forma de expressar o Amor ? Deus substitui a maldição que estava sobre nós pelo seu Filho, entregando-o à cruz como forma de pagamento pelos nossos pecados.

2º - O REMIDOR

·      No tempo dos Patriarcas, após Israel ter recebido a terra prometida, Deus estabeleceu a divisão da terra.
·      A primeira divisão foi entre as doze tribos de Israel. Depois entre as famílias e por fim a cada indivíduo. 
·      Ficou estabelecido que, em caso extremo, o herdeiro e dono da terra podia vendê-la. Isso só ocorreria em caso de
     estrema pobreza, quando a pessoa não tivesse mais nada.
·      A venda do bem ficava com o comprador por um determinado tempo, podendo ser resgatado por um  parente, que
     seria o remidor. Este pagava o preço devido e resgatava a herança, devolvendo-a em seguida ao seu dono.
·      NABOTE foi um exemplo: Ele recebeu uma vinha (herança), mas não se desfez dela, mesmo com ameaças de
     morte.
·      filho pródigo também recebeu uma herança, só que seu pai ainda era vivo. Ele vendeu tudo, e se tivesse outro bem
     venderia também.
·      Para ser Remidor era preciso ter amor - Era preciso ser parente, pois após o resgate da herança, ela teria que
     ser devolvida ao herdeiro.
·      Na figura do remidor o cidadão podia perder a herança a qualquer tempo, como podia recuperá-la.
·      Novo Ano é uma nova etapa na caminhada do Servo e daqueles que aceitarem ao Senhor a partir desta data ou         
     deste dia.
·      Fostes comprados por bom preço, por isso glorifica a Deus.
    "O preço do resgate da herança » O SANGUE DE JESUS"
·      Todo homem passou por esse processo. Desfez-se do seu bem maior, sua herança na Pátria Celestial (Eternidade)
     E o nosso parente verdadeiro, nosso Pai na eternidade, resgatou nossa herança através do Remidor Jesus Cristo
     (O Rei é nosso Parente).
·      A figura do Remidor está no Amor, na Revelação e na Graça.

POR QUE TÃO GRANDE SALVAÇÃO ?

·      Porque é sustentada pelo Senhor com sinais e grandes Operações de Maravilhas na vida dos servos.
·      Ações poderosas do Espírito Santo com Dons e a Ministração dos Anjos.
·      O grande Sinal é o NOVO NASCIMENTO.

Exemplo: Conhecer o valor da Salvação no Ato e muito mais no Processo.
                Ato - No dia em que aceitei ao Senhor.
                Processo - Na santificação diária, através da obediência às revelações que têm vindo da
                                parte do Senhor.


Posted: 25 Dec 2014 10:45 AM PST
Jeremias 51: 6 "Fugi do meio da Babilônia, e livrai cada um a sua alma, e não vos destruais na sua maldade; porque esse é o tempo da vingança do Senhor; que lhe dará a sua recompensa".
Introdução:

Deus estabeleceu uma aliança com o seu povo, colocando a disposição do mesmo todas as suas bênçãos. Porém o povo incorreu em inúmeras falhas e erros que culminaram com o seu afastamento do Senhor. A desobediência trouxe como consequência o cativeiro Babilônico, que serviu de disciplina e correção aplicadas por Deus a fim de que o povo caísse em si, e voltasse ao caminho proposto por ele a suas vidas, ou seja, o caminho da obediência e fidelidade às suas orientações. Os 70 anos vividos no cativeiro babilônico se encarregaram de tirar do coração de muitos o desejo e a esperança de um dia retornarem a sua pátria que era Jerusalém, esquecendo que babilônia não era o seu lugar. Hoje nós entendemos que o mundo não é o nosso lugar; temos uma pátria que nos espera que é a Jerusalém celestial. Deus oferece então ao seu povo a oportunidade de Salvação, dando-lhes conselhos preciosos para as suas vidas e que são os mesmos que o Espírito Santo nos tem dado.
Desenvolvimento:
Havia conselhos da parte de Deus para a vida do seu povo:
Fugi do meio da Babilôniaé sair do mundo, não sermos participantes dele. Com isso, Deus estava mostrando que haveria um escape para as suas vidas. O grande escape para o homem é Jesus, que é o caminho que nos conduz a eternidade com Deus. Babilônia não é o nosso lugar, o nosso lugar é Jerusalém celestial.

E livrai cada um a sua alma - A salvação é individual, cabe a cada um de nós decidirmos pela vida eterna ou não. A alma só será livre da morte, se ela estiver abrigada em Jesus tendo-o como o seu Senhor e Salvador.

E não vos destruais na sua maldadea Babilônia com as suas superstições, idolatrias, seus deuses, caracterizava-se como um mundo mal, visto que esses e outros elementos representavam a sua maldade, afastando a muitos de viverem e terem uma experiência com o Deus vivo. O mundo jaz no maligno, pois a uma ação daquele que veio para roubar, matar e destruir. Permanecer em Babilônia era optar por uma vida de pecados e não por uma vida de santificação, que é a vida que agrada a Deus.

porque este é o tempo da vingança do Senhor; que lhe dará a sua recompensao mundo está debaixo de um juízo de morte e haverá o momento em que Deus irá executar este Juízo sobre o mesmo, foi assim, nos dias de Noé, foi assim nos dias de ló, foi assim sobre o Egito, seria sobre a Babilônia... . O que cabia ao povo do Senhor era atentar para os conselhos dados por Deus acerca das suas vidas como prova de amor e de que não os havia abandonados. Conselhos que sendo observados e cumpridos lhes asseguraria a preservação das suas almas.
Conclusão:

Os conselhos do Senhor são conselhos de vida, que uma vez atendidos, preservarão o homem do juízo de morte que já está decretado sobre o mundo.  Quando Ouvimos e obedecemos à voz do Senhor, os seus conselhos; os nossos corações se enchem de paz e a nossa alma passa a desfrutar da segurança de que estaremos com o Senhor na eternidade. Fugi do meio da Babilônia, eis a decisão que cabia a cada um tomar. Não permaneça em Babilônia, pois o mundo não é o lugar que Deus preparou para a sua vida, há uma Jerusalém Celestial para minha e a tua vida.    

"fugi do meio da Babilônia, e livrai cada um a sua alma...".

Josenilson Félix
Posted: 25 Dec 2014 05:09 AM PST

Mateus 27: 17

Portanto, estando eles reunidos, disse-lhes Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado Cristo.

            INTRODUÇÃO

Quando Jesus foi preso pelos Judeus, foi levado imediatamente a julgamento, pelo Sinédrio que já estava reunido, aguardando a sua chegada. A condenação de Jesus se deu quando o sumo sacerdote Caifás, o acusou de blasfêmia, por ter se auto proclamado Filho de Deus. No entanto, Caifás não tinha autoridade para executar Jesus, por isso o enviou a Pilatos, para que fizesse o seu julgamento e o condenasse.

            DESENVOLVIMENTO

Pilatos interrogou Jesus e não encontrou nenhum motivo para condená-lo, e até tentou libertá-lo. Mas os sacerdotes e doutores da lei protestaram contra a libertação de Jesus, e incitaram a multidão a pedir a sua morte.

Quando isso aconteceu, Pilatos lembrou da tradição praticada pelos judeus, de libertar um preso condenado, na época da Páscoa, o qual era escolhido por voto popular. A esperança de Pilatos era que Jesus fosse escolhido pelo povo e liberto em seguida.

Jesus estava ali sendo julgado injustamente, por causa da sua doutrina, das suas obras maravilhosas, da sua declaração de que Deus era seu Pai e que Ele era Deus.  

Jesus foi apresentado diante da multidão, juntamente com Barrabás, um criminoso que havia provocado várias sedições contra os romanos na cidade, e no momento da escolha, a multidão pediu que Barrabás fosse liberto e que Jesus fosse crucificado.

            O que representa Barrabás?
           
Ele representa o homem pecador e ímpio, que está preso pela sua rebelião e pecados. O homem merece a condenação e a morte, pois é responsável e culpado pelos seus atos. No entanto, no momento da sua condenação e morte, Barrabás foi liberto e Jesus escolhido e colocado em seu lugar, recebendo o castigo da morte por ele.

Jesus não era culpado de nada, pois não havia cometido crime algum, mas Barrabás sim. Ele era um homicida, e um perigo para as pessoas. Mas Jesus assumiu a culpa de Barrabás e de toda a humanidade, dando sua vida em favor de todos.

A justiça de Deus foi cumprida ali; na morte de Jesus, pois toda a indignação contra o pecado foi derramada sobre Ele. Hoje não há mais condenação para os que estão em Cristo Jesus, pois Ele levou nossos pecados e fomos libertos do poder da morte através do seu sacrifício.

            CONCLUSÃO

            Onde está a culpa de Pilatos e do povo de Jerusalém?

Jesus é a Vida Eterna e a Salvação. Barrabás representa o pecado, a rebeldia e tudo que está ligado ao mundo e à natureza corrupta do homem.

Quando Pilatos permitiu a morte de Jesus, baseado na escolha do povo de Jerusalém, fez aquilo que as pessoas continuam fazendo até hoje: Rejeitando a Salvação e a Vida Eterna, e escolhendo o pecado, a corrupção e a vida mundana.

QUAL A SUA ESCOLHA


            
Posted: 17 Dec 2014 02:50 AM PST
Lucas 4:41 - E também de muitos saíam demônios, clamando e dizendo: Tu és o Cristo, o Filho de Deus. E ele, repreendendo-os, não os deixava falar, pois sabiam que ele era o Cristo. 

Em Cafarnaum, Jesus pregava na sinagoga, curava enfermos e expulsava demônios. Nos casos de exorcismo, um dado nos chama a atenção: o Mestre sempre impedia que os demônios informassem aos circundantes Sua pessoa de Messias, de Cristo. Diz Lucas: "E também de muitos saiam demônios, clamando e dizendo: Tu és o Cristo, o Filho de Deus. E Ele, repreendendo-os, não os deixava falar, pois sabiam que ele era o Cristo" (Lucas 4:41).

Aparentemente, não encontramos apoio em Jesus, na interpretação dada por alguns ao texto "a tempo e a fora de tempo", de Paulo (II Timóteo 4:2). O Mestre foi rigoroso, no seguimento da "hora de Deus", a hora certa de fazer e a hora de não fazer. Até na atitude de pregar usando parábolas, Jesus levou a sério a "Sua hora", chegará "a hora" do Seu sacrifício, Jesus, então, pregou abertamente sua missão de Filho do Deus vivo.


Em Atos 1:7-8, Jesus ressuscitado, após desencorajar a preocupação dos discípulos a respeito do tempo certo, ensinou-lhes m princípio que deve nos nortear ainda hoje: nosso bom testemunho de Cristo deve ser dado quando respeitamos a virtude e a orientação do Espírito Santo em nós. Ele os ensina o que diz, como dizer e quando dizer. Quando somos sensíveis ao Espírito de Cristo, aprendemos a pregar a Jesus, no tempo de Jesus. 


Wallace Oliveira Cruz
Facebook   -   Twitter
Posted: 16 Dec 2014 02:51 AM PST
AQUELE QUE HABITA NO ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO, À SOMBRA DO ONIPOTENTE  DESCANSARÁ


"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará."   Salmos 91:1

Texto: Josué 10:12

"Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus na mão dos filhos de Israel, e disse na presença de Israel: Sol, detém-se sobre Gibeom, e tu, lua, sobre o vale de Aijalom."

INTRODUÇÃO

                Esconderijo é um lugar de refúgio, proteção em momentos de guerra. O Salmo 91:1 fala daquele que habita, isto é,  mora, permanece no esconderijo do Altíssimo. Profeticamente, Isaías, apresenta Jesus como esconderijo: "E será aquele varão como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como sombra duma grande rocha em terra sedenta." (Isaías 32:2)
Jesus é o esconderijo que o Pai nos oferece. Habitando nele, estamos protegidos, e podemos descansar à sombra do Onipotente. Quem nos oferece esta sombra, lugar de refrigério, é o Espírito Santo, o Consolador, aquele que habita em nós. O sol, em muitos momentos, fala das lutas, do calor, das dificuldades, mas o Espírito Santo nos protege e resguarda destas dificuldades.
                Em Jesus, a nossa rocha, escondidos nela, descansamos à sombra do Onipotente.

1  -  Experiências de Josué

Josué tinha intimidade com Deus. Suas experiências são marcantes:

a)       Na travessia do Jordão, para possuir Canaã. (Josué 4:7)
b)       Seu encontro com o príncipe do exército do Senhor. (Josué 5:13-14)
c)       Na tomada de Jericó. (Josué 6:14-15,20)
                Nestes, e em outros acontecimentos, ele pôde sentir bem de perto, o poder de Deus.
                Agora, enfrenta mais um momento em que necessita de uma operação de maravilhas.

2  -  No esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente.
                Os moradores de Gibeão, ouvindo das grandes conquistas realizadas por Josué, juntamente com o povo de Israel, usam de astúcia, enganam a Israel, que, finalmente, faz com eles aliança. (Josué 9)
                Gibeão era cidade grande, como cidade real; e  cinco reis, temendo Gibeão, que agora era aliado de Israel, reune-se, com todos os seus exércitos, para pelejar contra ela. (Josué 10: 1-5)
                Cercados, sitiados, já em peleja, pedem socorro a Josué: "... sobe apressadamente a nós, e livra-nos, e ajuda-nos, porquanto todos os reis dos amorreus, que habitavam nas montanhas, se ajuntaram contra nós." (Josué 10:6)
                Josué convoca toda a gente de guerra com ele, e todos os valentes e valorosos.
                O Senhor o anima: "Não os temas, porque os tenho dado na tua mão." (Josué 10:8)
                Josué estava resguardado no esconderijo do Altíssimo. Conhecia o Deus de poder, a quem servia. "Não temas". O Senhor lhe garante proteção, vitória. Na rocha, o Senhor Jesus, também encontramos a mesma proteção. Somos pequenos e necessitados, mas firmes em Jesus, seguros, protegidos por Ele.
                Eram cinco reis e seus exércitos. Deus opera uma maravilha, ouvindo a voz de um homem. Detém o sol, por quase um dia inteiro, e a lua, para que Israel pudesse se vingar dos seus inimigos (Josué 10:13). Granizo também é lançado sobre os adversários, e uma grande vitória é proclamada. (Josué 10:11)
                Josué podia descansar à sombra do Onipotente; conhecia a quem servia, tinha fé suficiente para esperar somente no Senhor.
                Tudo isto é uma lição de poder para nós:

                Habitar no esconderijo de Deus, e descansar n'Ele, sabendo que Ele tudo fará em nosso favor.

Wallace Oliveira Cruz
Facebook Twitter -  Instagram - LinkedIn - Google+ - YouTube -  Blog 1  -  Blog 2

Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças,
porque na sepultura, para onde tu vais, não há  obra nem projeto,
nem conhecimento, nem sabedoria alguma. Eclesiastes 9:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário