20 dezembro 2014

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Posted: 19 Dec 2014 06:00 PM PST


Qual a diferença entre adultério, fornificação e prostituição?
A palavra adultério é empregada na Bíblia com dois sentidos. Quando os israelitas prestavam cultos aos ídolos, Deus descreve este comportamento como adúltero, no sentido de que estava adorando outros deuses e não ao Deus verdadeiro. Trata-se aqui da infidelidade a Deus. Da mesma maneira adultério é a palavra usada para infidelidade entre marido e mulher. Quando uma das partes tem relações sexuais com outra pessoa, comete adultério, isto é, comete um ato de infidelidade. "Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como leito sem macula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros" (Hb 13.4).

A palavra fornificação aparece 47 vezes no Novo testamento e quase sempre se fere a imoralidade em geral, e duas vezes faz alusão ao intercurso sexual voluntario de uma pessoa solteira com alguém do sexo oposto, comumente chamado de sexo pré-marital. Embora algumas vezes seja usada como sinônimo de adultério, a palavra é usada para relações sexuais de maneira geral ilícitas. 

Já a palavra prostituição, na maioria das vezes carrega o sentido do uso do sexo para se obter lucro. A pessoa se prostitui para ganhar dinheiro, para sobreviver financeiramente e para obter lucro. Paulo se preocupava com este tipo de comportamento sexual, quando escreveu aos irmãos de Corinto: "Receio que ainda na minha próxima visita o meu Deus me humilhe diante de vocês e que eu tenha de chorar por muitos de vocês que continuam a cometer os mesmos pecados que cometiam no passado e não se arrependeram da sua imoralidade sexual, nem das relações sexuais proibidas, nem de outras coisas indecentes que faziam (2 Co 12.21-NTLH)


Fonte: 

Posted: 19 Dec 2014 06:00 PM PST

Deuteronômio 33: 6

"Viva Rúben, e não morra; e não sejam poucos os seus homens."

INTRODUÇÃO 

Quando Jacó abençoou os seus filhos (Gên 49: 1-3), para Rúben, seu primogênito, ele trouxe uma palavra de repreensão e juízo. Jacó disse que Rúben era inconstante como a água, que não seria o mais excelente nem o seu preferido, porque havia pecado contra ele. Por isso Rúben perdeu o seu privilégio e o melhor da herança do seu pai.


DESENVOLVIMENTO

Por haver pecado contra Deus, o homem perdeu seu maior privilégio: o direito à Vida Eterna. Perdeu também a comunhão com o Pai, a alegria e limitando drasticamente as bênçãos do Senhor sobre sua vida. O homem tornou-se inconstante, sua vida passou a ser cheia de altos e baixos, seu caminho não tinha rumo certo e ele perdeu a condição de "ser mais excelente da criação". A única perspectiva do homem, por causa disso tudo, passou a ser a perdição e a morte eterna.

No texto principal, Moisés profere uma palavra profética a respeito da Tribo de Rúben, dizendo: "Viva Rúben, e não morra; e não sejam poucos os seus homens". Esta palavra profética mostra que, apesar de tudo, havia uma promessa de bênção para Rúben e que a misericórdia de Deus ainda estava sobre seus descendentes.

Isso aponta para a Graça Infinita de Deus para com o homem pecador, pois a sua vontade é que o homem "viva", isto é, tenha Vida Eterna – "viva Rúben..."
Por isso Deus enviou o Senhor Jesus, o seu Filho Unigênito, para resgatar o homem através da sua morte na cruz, perdoando todos os seus pecados e transgressões, livrando-o da morte eterna - "Viva Rúben, e não morra..."
Através da Obra Redentora o Senhor Jesus leva o homem a ter uma vida constante, abençoada e abundantemente frutífera – "e não sejam poucos os seus homens."

CONCLUSÃO

Com Jesus o caminho é firme e reto, e as bênção são multiplicadas a cada dia, o juízo é afastado e também a inconstância no caminhar.

"Viva Rúben" – Deus quer que o homem tenha Vida.

"E não morra" – Ele quer que o homem vença a morte e alcance a Eternidade.

"E não sejam poucos os seus homens" – Que a sua vida seja frutífera e abençoada.



Posted: 19 Dec 2014 03:13 PM PST

Auto-análise para casais

Você tem coragem de verificar como você está se saindo como esposa/esposo?
Então faça essas rápida pesquisa. Pegue uma caneta e some os pontos em cada pergunta. Vamos começar?

1. Com que frequência você elogia sua esposa/esposo?
 - Nunca (0 ponto)
 - 1 vez por mês (1 pontos)
 - 1 vez por semana (2 pontos)
 - 1 vez por dia (3 pontos)
 - Várias vezes no dia (4 pontos)

2. Quantas vezes vocês tem relação sexual?
 - Menos de 1 vez por mês (0 ponto)
 - 1 vez por mês (1 pontos)
 - 2 vez por mês (2 pontos)
 - 1 vez por semana (3 pontos)
 - Mais de 1 vez por semana (4 pontos)

3. Com que frequência vocês oram juntos?
 - Nunca (0 ponto)
 - 1 vez por ano (1 ponto)
 - Quando temos um problema (2 pontos)
 - Quase todos os dias (3 prontos)
 - Todos os dias (4 pontos)

4. Com que frequência vocês tem um tempo de Casal (sozinhos)?
 - Nunca (0 ponto)
 - Raramente (1 pontos)
 - 1 vez por ano (2 pontos)
 - 1 vez por mês (3 pontos)
 - 1 vez por semana ou mais (4 pontos)

5. Quando vocês brigam, quanto tempo vocês demoram para fazerem as pazes?
 - Nuca fazemos as pazes (0 ponto)
 - 1 mês ou mais (1 ponto)
 - 1 semana a 1 mês (2 pontos)
 - 1 dia a 1 semana (3 pontos)
 - 1 hora a 1 dia (4 pontos)

6. Como você se considera como marido/esposa?
 - Horrível (0 ponto)
 - Ruim (1 ponto)
 - Razoável (2 pontos)
 - Bom (3 pontos)
 - Excelente (4 pontos)

7. Como é sua relação com a família de seu cônjuge (sogra, cunhados, etc).
 - Horrível (0 ponto)
 - Ruim (1 ponto)
 - Razoável (2 pontos)
 - Bom (3 pontos)
 - Excelente (4 pontos)

8. Qual foi a última vez que você a/o surpreendeu positivamente?
 - Mai de 1 ano (0 ponto)
 - 1 ano ou mais (1 ponto)
 - 6 meses a 1 ano (2 pontos)
 - 1 mês a 5 meses (3 pontos)
 - 1 dia a 1 mês (4 pontos)

Some os seus pontos e veja abaixo como você está como marido/esposa.

RESULTADO DA SUA AUTO-ANÁLISE:

0 a 8 pontos - Você está caminhando para a destruição do seu casamento. O tempo de começar a reverter este quadro é HOJE. Não há mais tempo a perder. Procure ajuda, converse com seus líderes espirituais, ore, jejue e principalmente, sente com sua esposa/esposo e converse sobre o relacionamento de vocês!

9 a 16 pontos - Com o passar dos anos você relaxou como esposo/esposa, deixou o casamento entrar na rotina, esfriar. É tempo de "voltar ao primeiro amor". Repense o seu romantismo, a rotina de vocês. Veja alguém para deixar as crianças para vocês terem tempo de qualidade. Orem mais juntos, façam devocionais, conversem bastante. É necessário regar o casamento, para que ele volte a crescer.

17 a 24 pontos - Sempre é possível melhorar, vocês estão indo bem, mas se deixarem o casamento entrar na rotina podem decair na qualidade do relacionamento. É tempo de encher o tanque de combustível, para que esta viagem continue por muito tempo. Pense mais sobre o seu casamento, dedique-se um pouco mais, se declare com mais frequencia, presenteie mais, ame mais, orem mais juntos, Deus é o maior interessado na qualidade do casamento de vocês! 


25 a 32 pontos - Cuidado para não pensar que seu casamento está indo tão bem. Peça para seu cônjuge responder as perguntas e comparem. Talvez você pense que está tudo ótimo, mas ele(angel) não tenha a mesma visão que você. Deus abençoe!


Josué Gonçalves

Posted: 19 Dec 2014 02:13 PM PST


No quarto de um casal cristão pode tudo (em relação ao sexo)?
Deve prevalecer os limites da Palavra e do bom senso.
Esta é uma pergunta que sempre me fazem.
Geralmente citam 1 Co 7.4 onde o apóstolo Paulo disse: 

"A esposa não manda no seu próprio corpo; quem manda
é o seu marido. Assim também o marido não manda no s
eu próprio corpo; quem manda é a sua esposa."


Eu começo afirmando que, dentro do quarto de um casal cristão que teme ao Senhor, deve prevalecer os limites da Palavra e do bom senso. Se alguém afirmar que vale tudo, isso significa dizer que o casal pode levar para o quarto, algemas, chicotes, velas para derreter em cima do corpo do outro (sadomasoquismo), pode também levar um animal de estimação (zoofilia) ou uma terceira pessoa para a pratica do sexo grupal a lista é interminável. Quem quebra os limites do bom senso, é porque já quebrou os limites que a Palavra do Senhor impõe. Isto posto, talvez você esteja perguntado: Então o que Paulo quis dizer? É simples, ele falava do espírito democrático na prático do sexo dentro do casamento. Vamos retraduzir o texto de Paulo para ficar mais fácil a compreensão. O que ele quis dizer, foi: "Dentro do casamento, o corpo de um pertence ao outro, por isso, aquele que estiver com desejo pode sentir-se a vontade para tomar a iniciativa para o ato sexual."
Basta lermos as cartas de Paulo para concluirmos que, jamais ele escreveria esse texto (1 Co 7.4) com intenção de dizer que "no quarto do casal cristão vale tudo". Veja o que diz Provérbios 5.23 "Morre porque não se controla: a sua grande loucura o levará à cova." O contexto está falando de "sexo" no casamento e fora do casamento, creio que o princípio deste texto se aplica ao assunto que estamos discutindo.

Posted: 19 Dec 2014 02:04 PM PST

Um dos assuntos que mais desperta interesse em nosso trabalho com casais é, sem dúvida, a questão do sexo e da própria sexualidade no contexto do casamento cristão. 

Algumas considerações são importantes para os casais crentes desfrutarem o melhor do relacionamento sexual.

Saiba que sexo e sexualidade são coisas distintas
Muitas pessoas pensam que sexo e sexualidade são as mesmas coisas. Errado. A sexualidade está presente desde o nascimento e nos acompanha até a velhice. Já as relações sexuais, de acordo com a Bíblia, devem acontecer no contexto do casamento. Viver bem a sua própria sexualidade (gosta de si mesmo, do corpo, de ser homem ou mulher) é meio caminho andado para uma satisfatória vida sexual.

Entre quatro paredes, tudo é permitido?
Não. Tudo é permitido quando não fere os princípios bíblicos da sexualidade conjugal. Por exemplo, pornografia, atitudes egoísticas e práticas abusivas e humilhantes não devem fazer parte da experiência sexual do casal cristão.

Leia livros
Existem excelentes livros sobre sexualidade cristã que deveriam ser lidos por todos os casais cristãos. Citamos três deles: O ato conjugal (Editora Betânia), Sexo e sexualidade e Dinheiro, sexo e poder (Editora Mundo Cristão). Livros ajudam nas dúvidas, no conhecimento dos aparelhos reprodutores masculinos e femininos, na psicologia masculina e feminina.

Não separe sexo e espiritualidade
Um dos maiores erros que um casal cristão pode cometer é separar estes dois temas no casamento. Certa vez ouvi de um casal confessando que quando tinha relação sexual com sua esposa a impressão que ficava é que Deus se retirava do quarto. Deus criou o sexo, homem e mulher, e deseja que os cônjuges desfrutem todo o prazer que o sexo pode oferecer. Agradeça e peça a bênção de Deus para esta área do casamento.

Saia da rotina
Um dos assassinos da vida sexual do casal é a monotonia. É possível planejar e executar relações sexuais diferentes, criativas de forma aceitável e que não maculem a vida sexual do casal.

Entenda que as relações sexuais são dinâmicas
No casamento as relações sexuais são diferentes. Uma relação nunca é igual a anterior. Um dia a relação pode ser um pouco mais "quente", noutro não.

Não restrinja sexo a "penis e vagina"
Restringir sexo a estes dois órgãos é diminuir toda sua amplitude e beleza. Beijar, andar de mãos dadas, trocar palavras de carinho fazer parte da vida sexual de um casal.

Conversem sobre sexo
Conversem sobre ritmos, freqüência, intensidade, toques que dão prazer, atitudes que não agradam, posições e tantos outros temas ligados à vida sexual. Um cônjuge não é obrigado conhecer os pensamentos e sentimentos do outro.

Se esforce para melhorar a vida sexual
Tentar melhorar a vida sexual no casamento é tão sagrado quanto estudar a Bíblia e orar. Se há algum problema de ordem emocional ou física, procure conversar com o cônjuge. Caso a conversa não seja suficiente, procure ajuda de terceiros, por exemplo, conselheiro cristão, psicólogo, sexólogo ou um médico.



Posted: 19 Dec 2014 09:20 AM PST



Após clicar no botão pressione "F11" para enquadrar em tela cheia.


Por Marco Elias - Twiter
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário