19 dezembro 2014

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


  
Posted: 18 Dec 2014 08:00 PM PST
AQUELE QUE HABITA NO ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO, À SOMBRA DO ONIPOTENTE  DESCANSARÁ


"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará".Salmos 91:1

Texto: II Reis 4:8-10, 26

v.8       "Sucedeu também certo dia que Eliseu foi a Suném, onde havia uma mulher rica que o reteve para comer; e todas as vezes que ele passava por ali, lá se dirigia para comer.
v.9       E ela disse a seu marido: Tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus.
v.10     Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto sobre o muro; e ponhamos-lhe ali uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; e há de ser que, quando ele vier a nós se recolherá ali."
v.26     "Corre-lhe ao encontro e pergunta-lhe: Vais bem? Vai bem teu marido? Vai bem teu filho? Ela respondeu: Vai bem."

Introdução

                O Senhor revelou que fossem trazidas quatro  mensagens sobre servos do passado, que viveram a experiência de habitar no esconderijo do Altíssimo, de descansar à sombra do Onipotente, e serem vitoriosos. Foram eles:

1  -  Josué:  Um servo que, precisando vencer, com o povo,  o exército inimigo, e vendo que a noite chegava, clamou: "Sol, detêm-se em Gibeon, e tu lua, no vale de Aijalom".O sol se deteve, a lua parou, e o sol não se apressou a pôr-se por quase um dia inteiro, como diz a Palavra do Senhor. Exercitou a sua fé, foi vitorioso, porque estava escondido no abrigo de Deus.

2  -  Abraão:  Um servo que não questionou o Senhor, quando ele pediu que o seu filho Isaque fosse sacrificado; o seu filho único, da sua velhice, nascido do ventre amortecido de Sara, fruto de um milagre. Deus providenciou o Cordeiro, que foi morto no lugar de Isaque, já apontando o Senhor Jesus, o cordeiro que morreu em nosso lugar, para salvação das nossas vidas. Foi vitorioso, pela fé, porque habitava no esconderijo do Altíssimo.

3  -  João:   O apóstolo amado de Jesus, quando exilado, desterrado na ilha de Patmos, "por causa da palavra de Deus", porque testemunhava do Senhor Jesus e do evangelho; sofrendo grande tribulação, foi arrebatado em espírito, e pode ver Jesus glorificado, o esplendor da eternidade, e tantas maravilhas descritas em Apocalipse. Foi vitorioso, pois estava abrigado à sombra do Onipotente.

Desenvolvimento

1  -  O Senhor revelou, também, que falássemos sobre a Sunamita, assim chamada porque habitava no lugar chamado Suném. Uma mulher cujo nome não é mencionado na Bíblia, mas que é tipo da serva que habitava no esconderijo do Altíssimo.
                Aconteceu que o profeta Eliseu vai a Suném, e ali encontra esta mulher, grave ou rica, em algumas traduções.
                Seu marido era idoso e não tinham filhos. O profeta passa a se hospedar em sua casa, sempre que passava ali.
                Ela observa que aquele homem era um "santo homem de Deus."
                Em acordo com o seu marido, faz um pequeno quarto, onde coloca uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro, para que o servo de Deus, indo a eles, para ali se retirasse. Eliseu, vendo o desvelo daquela mulher, deseja fazer-lhe bem. Geasi, o moço que o acompanhava, lembra que ela não tinha filhos.
                Eliseu profetiza a respeito de um filho que ela teria. A profecia se cumpre e nasce a criança, que, já crescido, vai ao seu pai no trabalho com os segadores. Passa mal, é levado a sua mãe, e ali vem a morrer.
                Vendo o menino morto, ela busca o seu marido, diz a ele que iria ter com o homem de Deus. Ele se admira pelo fato de ir naquele dia, e ela lhe diz: "Tudo vai bem."
                O profeta, ao avistá-la, manda Geasi ao seu encontro, e ele pergunta o que acontecia: "Vai bem contigo? Vai bem com o teu marido? Vai bem com o teu filho? E ela disse; Vai bem." (II Reis 10: 26)
                A resposta é firme: "Vai bem."                      

2  -  Qual era a condição daquela mulher naquele momento? Como poderíamos analisar a sua atitude, diante do quadro descrito?
                O filho único, querido, estava morto. Porém ela estava cheia de fé, segura, firmada na Rocha, protegida, abrigada no esconderijo do Altíssimo. Fez no Altíssimo a sua habitação. Assim ficou inabalável.
                Não fez sequer algum comentário. Poupou o marido, idoso, do sofrimento, e partiu decidida, no rumo certo, em busca do socorro divino. Que testemunho! Que exemplo! Quanta sabedoria!
                Ela sabia, pela fé, que a sombra do Onipotente estava sobre ela, e por isso podia descansar.
                Somente aquele que conhece o Deus Todo-poderoso, este que nos tem oferecido o seu esconderijo, que é Jesus, a Rocha eterna, na qual podemos nos firmar, pode dizer em situações adversas: "Vai tudo bem." Só o que tem descanso, à sombra do Onipotente, tem essa experiência. O consolador, o Espírito Santo, aquele que geme com gemidos inexprimíveis, por nós, ele é o nosso descanso.

Conclusão

                Eliseu segue com aquela mulher, e Deus usa o servo numa operação de maravilhas. O menino ressuscita, e é entregue a sua mãe.
                Se nos empenharmos em buscar ao Senhor, a cada dia, com humildade, amor, dedicação, as bênçãos serão incontáveis; veremos milagres acontecerem na nossa vida, nos nossos lares, na vida dos nossos filhos, dos nossos esposos, dos nossos queridos. Na hora da adversidade, da tribulação, das grandes provas, nós estaremos abrigadas, protegidas no esconderijo do Altíssimo, e, à sombra do Onipotente, descansaremos.
                O Senhor é Altíssimo, porque está acima de todas as coisas. É Onipotente, porque tem poder absoluto, pode todas as coisas, é Todo-poderoso.
                Ele está acima das nossas fraquezas, da nossa tribulação, da nossa enfermidade, da nossa dor. Ele é o leão da tribo de Judá; lutará por nós, e vencerá todas as nossas batalhas.







Wallace Oliveira Cruz







Posted: 18 Dec 2014 06:00 PM PST
LUCAS 3: 1-2

TIBÉRIO CÉSAR - IMPERADOR - Poder político

PÔNCIO PILATOS - PRESIDENTE - Reino terreno?  HERODES - TETRARCA Galiléia pode

FELIPE TETRARCA -Ituréia /Traconhes           Econômico.          LISÂNIAS - TETRARCA Abilene? ANÁS/CAIFÁS - sumos sacerdotes - poder religioso?    NO DESERTO - Onde a igreja está vivendo? PALAVRA DE DEUS - Vida eterna?     JOÃO - Filho da luz.         

NATAL- Nascimento, relacionado com Jesus.

O MUNDO TEM somente uma data, comprar, dar presentes, comer melhor, etc. Vivem na mentira e enganam as crianças?        JESUS JÁ EXISTIA na eternidade, nasceu neste mundo como homem para nos devolver a eternidade. Que o homem perdeu pela desobediência. É o nosso Salvador.

A PROFECIA de ISAÍAS 7:14 se cumpriu em MARIA
A DE MIQUÉIAS 5:2 cumpriu-se no alistamento feito por César Augusto?  LUCAS 2: 1-7 sem ajuda de ninguém Maria teve Jesus numa estrebaria?            CASA GRANDE - Corações não tem lugar p/ Jesus.

HOTÉIS COM MUITOS CÔMODOS. Mas todos ocupados.      Num quarto mora a mentira, no outro o orgulho, no outro a riqueza e não há lugar para Jesus.


ESTREBARIA. Tipo do coração humilde que recebe Jesus como salvador.        

COMO É O SEU CORAÇÃO? Você pode receber Jesus? Se houver anjos vão cantar glória e aleluia, porque Jesus nasceu no seu coração. É natal.

Posted: 18 Dec 2014 12:32 PM PST



INTRODUÇÃO

O culto de sepultamento de um irmão ou irmã que parte para o Senhor, é uma oportunidade maravilhosa para que a igreja seja vista pelos familiares e amigos do falecido, como algo sublime, como uma grande família, como um ninho de amor. Eles podem ver e sentir nesse gesto de solidariedade (chorai com os que choram) o amor sincero e o carinho da igreja e receber o consolo e o ânimo que só o Espírito Santo pode conceder e podem até mesmo receber uma bênção de fé para encorajá-los a viver não apenas esta vida, mas a vida eterna.

ORIENTAÇÕES GERAIS


1.    NO ASPECTO DA ORDEM

a)    No caso do corpo ser trazido para o templo à noite, fazê-lo após o culto para evitar constrangimento dos visitantes.

b)    Fazer escala de diáconos e obreiros (de terno completo) para revezamento durante a noite, os quais devem estar atentos para, com sabedoria, não permitirem comportamentos estranhos no interior do templo, como por exemplo: risadas, fumar, etc.
Obs.: Usar só o anexo para o velório, isolando a nave.

c)    Abrir o corredor do templo para que a saída do corpo seja livre.

d)    Fechar o caixão antes do início do culto e, caso haja necessidade, abri-lo novamente no cemitério (informar aos familiares com antecedência).

e)    Encerrado o culto, os diáconos e obreiros conduzem o caixão até o carro da funerária.

f)       Na saída, observar a seguinte ordem:
Corpo – família – amigos – igreja (em pé)
Obs.: As coroas acompanham o corpo e o pastor lerá pausadamente os seus dizeres para a igreja.

g)    O pastor comunicará:
·         Local do cemitério onde será o sepultamento.
·         Não haverá cortejo, devendo os motoristas observar os semáforos normalmente.
·         Os agradecimentos aos visitantes em nome da família do falecido.

h)    No cemitério não haverá outro culto, mas apenas a leitura de um Salmo (sugerimos o 23) e a bênção apostólica.

i)        No caso de solicitação por parte de familiares para aguardar parentes que vão chegar de viagem, deve-se proceder o culto no horário marcado e dizer que o corpo irá para o cemitério aguardando os retardatários lá.

2.    NO ASPECTO ESPIRITUAL

a)    Instrumentos: órgão e violão.

b)    Os instrumentos devem estar a postos com antecedência (usar roupas sóbrias).

c)    Hinos:
·         Escolhidos com antecedência;
·         Conhecidos da igreja;
·         Acatar a preferência dos familiares;
·         Cantar à meia-voz
Obs.: Por um lado, lembre-se que existe o motivo de glorificação pelo servo que partiu para o Senhor, mas por outro lado, a saudade e a dor. Os familiares e amigos devem ser respeitados quanto aos seus sentimentos. Portanto, o momento não é de euforia, mas de reverência e sobriedade. Lembrar que cessou mais uma voz que intercedia por nós.

d)    A MENSAGEM
·         Preparada com antecedência;
·         Mencionar histórico (caso haja edificação) a respeito do irmão falecido;
·         Evite sensibilizar a família; deixar o espírito Santo operar sem fazer força;
·         Evitar encenação;
·         Seja breve e objetivo na palavra.

e)    No caso do falecido não ser membro da igreja, e a família solicitar o culto, mencionar o fato de que não se trata de um culto para salvação do falecido, mas para conforto dos familiares.

f)       O grupo de assistência ao qual o irmão falecido pertencia cuidará das providências iniciais, tais como:
·         Comunicar aos diáconos e demais grupos, o falecimento, horário de sepultamento, etc.
·         O diácono responsável pelo grupo organizará a escala de revezamento.

g)    Sugestões de mensagens

Salmo 90

·         Falar sobre a temporalidade do homem em contraste com a eternidade de Deus   
·         termos que denotam a temporalidade do homem:
·         Correntes de água;
·         São como um sono;
·         Erva que cresce de madrugada e que à tarde corta-se e seca;
·         Um conto ligeiro.

II Samuel 12: 16 - 23

·         filho de Davi estava à morte e o rei jejuou e clamou ao Senhor durante 7 dias;
·         Ao falecer a criança, Davi tomou as seguintes providências:
·         Se levantou da terra (tomou novo ânimo);
·         Se lavou;
·         Se ungiu (renovou a graça);
·         Mudou de vestidos;
·         Entrou na casa do Senhor;
·         E adorou;
·         E comeu pão.

João 11: 25
·         Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá".

João 14: 1-3

·         "Não se turbe o vosso coração; crede em Deus, crede também em mim".
·         "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim , eu vo-lo teria dito: vou preparar-vos lugar".
·         "E se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vós também".

I Tessalonicensses 4: 13-18
"Não quero, porém,  quer sejais ignorantes acerca dos que dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança".

Mateus 9: 24

Salmo 116: 15


3.   OBSERVAÇÃO FINAL

Na mensagem devem ser enfatizados os seguintes assuntos:
·         A eternidade (vida eterna);
·         A glória reservada para os fiéis;
·         A recompensa dos justos (justificados pelo sangue de Jesus);
·         "Sê fiel até a morte..."
·         A salvação
·         A ressurreição
·         A volta de Jesus.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário