10 dezembro 2014

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Posted: 09 Dec 2014 08:00 PM PST




ONDE É A MORADA DE DEUS; AS DUAS IGREJAS:
No primeiro e segundo versículos vemos a história de um homem que morava na montanha de Efraim. Seu nome era Elcana. Tinha ele duas mulheres: o nome de uma era Ana, e a outra chamava-se Penina. Ana não tinha filhos, porém Penina tinha filhos.
Efraim era a tribo mais forte da parte setentrional de Israel, o nome Efraim significa "frutífero". Elcana aqui tipifica Deus, que mora na "montanha", no lugar mais forte ("Elevo os meus olhos para os montes..."), onde é "frutífero", ou seja, onde o socorro, a bênção é certa.
Penina tipifica a igreja infiel, pois tem filhos, ou seja, pode gerar por si mesma, ela dá aquilo que seu próprio organismo pode gerar. A religião é assim mesmo, com suas animações, promoções, tomadas de posição, etc., ela até consegue gerar filhos (pessoas que com sinceridade servem naquilo que aprendem, ou em que foram geradas). Ana é tipo da Igreja Fiel, pois não tem recursos de gerar por si só, ou seja, é necessário um milagre de Deus em sua vida para que possa gerar, mas gerar filhos para a Luz (obra).

DEUS VALORIZA O SACRIFÍCIO DE SEU FILHO JESUS:
No terceiro versículo vemos que Elcana tinha por costume sacrificar de ano em ano ao Senhor subindo a Siló, perante os sacerdotes do Senhor, os dois filhos de Eli.
A primeira coisa que Deus faz para identificar os que são seus fiéis é valorizar o sacrifício de Seu Filho. Deus tem operado em diversas situações e de maneiras variadas, mas sempre sobe a Siló, ou seja, nunca descia-se do lugar onde o homem passou a ter novamente o direito a Vida Eterna, o lugar do sacrifício, a cruz do Calvário (...e agradou a Deus moê-lo). Deus sempre faz subir isso à memória do homem.

DEUS DÁ PORÇÕES A TODOS QUE QUEREM:
No quarto e quinto versículo vemos que Elcana no dia em que subia para sacrificar, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os filhos e filhas que ela lhe tinha gerado, porém a Ana dava uma parte excelente, porquanto ele amava Ana, porém o Senhor lhe tinha cerrado a madre. Deus através da valorização do sacrifício de Jesus opera até mesmo no meio de alguns na religião, que com suas animações e maneiras geraram alguns, e Ele faz isso pois não quer que os filhos se percam, pois são, muitas vezes, gerados por Ele próprio. Então Deus os visita com sonhos, visões, revelação e de outras formas que quase sempre não são levadas em conta. Mas diz a Palavra que a Ana, Elcana dava uma parte excelente. Deus até visita com suas bênçãos alguns que não são da Igreja Fiel (Ana), mas para a sua amada Igreja Fiel Ele dá uma parte excelente, ou seja, dons com profundidade, doutrina ordenada, cultos programados por Ele, louvores dados por Ele, operações que Ele faz sem que haja destaques humanos, uma Obra perfeita, tudo é feito e dado por Ele, pois o próprio Senhor lhe cerrou a madre, ou seja, louvado seja o nome do Senhor pois a Igreja Fiel não pode por si só gerar nada para Ele, pois Deus nos tem tirado essa "capacidade", e nos tem dado total dependência de Seu milagre.

A PROVOCAÇÃO DA RELIGIÃO:
No sexto e sétimo versos notamos que Penina é chamada de competidora de Ana e que ela excessivamente a irritava para a embravecer, porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre, e que fazia isto todos os anos, pelo que Ana chorava e não comia. Mas Elcana procedia com elas da mesma forma ano após ano.
Deus tem feito uma Obra maravilhosa em nosso meio, e para que isso acontecesse, houve muito choro, jejuns, orações, até mesmo incompreensão por parte da religião. Um povo pequeno estava insatisfeito dentro da religião e queria explicações acerca dos dons, batismo com Espírito Santo, etc.,  coisas de que quem não tem revelação e acha que com seus próprios meios de gerar está tudo bem, não pode explicar nunca (contar aqui algumas experiências de como começou a obra). Este pequeno grupo começou a buscar o Senhor, e Deus se revelou a eles mostrando uma obra já estruturada na qual estamos; num "corpo".
A religião não entende o crescimento da Obra e questiona, fala, tenta de todas as formas mostrar que ela pode gerar filhos para a Vida com seus meios, mas esses filhos são gerados e depois não tendo razão para ficar, perdem-se novamente. Deus nos mostrou que nós não temos capacidade nenhuma de gerar por nossos méritos ou maneiras, ou seja, aprendemos a depender de um milagre D'Ele em nós para que possamos dar-lhe filhos para herdar a Vida Eterna. Portanto pode haver provocações, palavras ou o que for, ...nem as portas do inferno prevalecerão contra Ana. Deus está sempre dando a Ana a parte excelente, o milagre da Salvação todos os dias.

O CONSOLO DE DEUS PARA A IGREJA:
No oitavo verso vemos Elcana consolando Ana dizendo: "Por que choras? e por que não comes? e por que está mal o teu coração? não sou eu melhor do que dez filhos?"
No início desta Obra, quando viravam noites inteiras em orações, jejuavam durante dois anos setenta e duas horas por semana, para que Deus revelasse sua Obra, vieram as primeiras experiências, as orientações, as fases da Obra e hoje temos toda uma estrutura criada pelo Espírito Santo. O Senhor disse que bastava de choro, de jejuns prolongados, de coração amargurado por não ter as respostas, pois Ele havia já revelado Sua Obra. Mostrou que Ele é o centro de todas as atenções e que Ele mesmo é quem traria (geraria) os filhos, a Igreja seria somente um veículo da Salvação.

A VITÓRIA DA IGREJA:

Do nono ao vigésimo verso vemos a ida de Ana ao templo, a sua petição ao Senhor. É tida como embriagada por Elias que já estava velho e sem visão, sentado junto ao pilar, e, por fim, Deus atendendo seu pedido e lhe concedendo um filho "único" que foi chamado Samuel (ouvido por Deus). Como já explicamos, a Obra nasceu com muita dedicação, e veio para mudar radicalmente a vida daqueles que a utilizam como ela realmente é, ou seja, uma forma de vida, nova forma de vida. A Obra (ouvido por Deus - Samuel) é genuína, única, e nasceu para que garantíssemos que ela ia crescer no templo, ou seja, no serviço da Casa do Senhor. A vitória da Igreja Fiel é que ela depende totalmente do milagre de Deus em sua vida.
Posted: 09 Dec 2014 10:45 AM PST
Pesquisadores descobriram que a gratidão pode melhorar o bem-estar e os relacionamentos das pessoas, entre outros benefícios





Desenvolver uma "atitude de gratidão" pode parecer apenas mais um clichê da vida, mas há indícios científicos provando que agir de maneira positiva no dia-a-dia pode ser realmente bom para nós. Um estudo de 2011 publicado na revista Heart Internation descobriu que os pacientes cardíacos agudos que passaram por intervenções psicológicas positivas tiveram melhores resultados do que aqueles que não se submeterem às intervenções. Os pesquisadores descobriram que a gratidão pode melhorar o bem-estar e os relacionamentos das pessoas, entre outros benefícios.

O psicólogo e autor do estudo, Erin Olivo, da Columbia University, explica que as pessoas que vêem a gratidão como um traço de personalidade mais do que como um estado tendem a ser mais saudáveis e felizes. "Elas têm fortes conexões sociais e sólidos relacionamentos. Há algumas evidências que as pessoas que são mais otimistas ou têm uma atitude de gratidão têm uma imunidade mais alta", completa.
Especialistas têm dito, entretanto, que é possível treinar a si mesmo para tornar a gratidão um hábito regular e não apenas algo passageiro. Confira as dicas listadas pela Fast Company:

1. Procure por isso

Pode parecer óbvio, mas a psicóloga Cherie Dortch diz que muitas vezes as pessoas estão focadas no que elas não têm e esquecem as milhares de razões que existem para serem gratas. "Sempre há algo para agradecer, mesmo durante os períodos mais difíceis", ela completa.

2. Procure por um significado

Quando você aprecia as coisas pelas quais você é grato, pode compreendê-las melhor e usá-las como ponto de conexão, tornando o ato de dar graças mais poderoso, diz ela.
Pense sobre o ato ou a situação, o esforço que demandou para tornar isso uma realidade, o que desempenhou um papel nesta realização e como ele beneficia você. Use esse entendimento aprofundando para adicionar mais significado à sua gratidão.

3. Escreva sobre

Todos os especialistas recomendam manter um diário de gratidão. Escrever as coisas pelas quais você é grato diariamente ajuda que você mantenha o foco nelas.

4. Escolha ser grato

Mesmo quando os tempos são difíceis, nós podemos tentar ser mais positivos e gratos ao ativamente procurar e focar em coisas pelas quais podemos ser gratos.

5. Entenda as limitações

A gratidão pode ser uma força poderosa em nossas vidas, mas também é importante não pensar nisso como uma cura para tudo ou uma desculpa para a negação. Não é útil ser grato por um cônjuge abusivo porque ele ou ela é agradável algumas vezes ou para ser grato por circunstâncias nocivas.

Fonte:

http://wallaceoliveiracruz.blogspot.com.br/2014/12/por-que-pessoas-gratas-sao-mais-felizes.html

http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/por-que-pessoas-gratas-sao-mais-felizes-e-saudaveis/95971/

http://www.fastcompany.com/3039076/why-thankful-people-are-happier-and-healthier?utm_source=mailchimp&utm_medium=email&utm_campaign=fast-company-daily-newsletter&position=3&partner=newsletter&campaign_date=11272014
Posted: 09 Dec 2014 06:13 AM PST



Por Thiago Oliveira


Lamentavelmente escrevo esse texto sabendo que muitos vão aqui comentar coisas do tipo: "Ele faz isso, mas ganha muitas almas para Jesus, e você o que faz além de julgar?" ou "Ele fez o que de errado? Ora, deixem ele falar do Evangelho." Daí você se pergunta, quem é ele e o que ele faz/fez. Ok, vou explicar.

O Pr. Lucinho Barreto, da Igreja Batista da Lagoinha pregou no último Sábado (06/12) um sermão intitulado "E agora, quem poderá me defender?" Até aí tudo bem... Sobre a pregação, a intenção era falar sobre depender de Deus. Ótimo! Só que o Lucinho chega no púlpito vestido de Chapolin Colorado (veja aqui) e é ovacionado por isso. Diante dos aplausos ele arremata o bordão do famoso personagem do recém falecido Roberto Bolaños: "Não contavam com minha astúcia!"

No púlpito, o Lucinho conta diversas piadinhas e até faz referência a uma música da funkeira Anita (Pre-pa-ra). Ele grita, se ajoelha, acena, assobia, gargalha... enfim, um típico showman. Seria muito bom para uma empresa tê-lo como palestrante motivacional. Talvez algum programa televisivo fizesse sucesso com um apresentador tão eletrizante quanto ele. Mas para ser um mensageiro bíblico, o Lucinho com a sua personalidade narcisista, está distante do que Deus requer para o ofício de ser porta-voz da Palavra revelada.

Em seu excelente livro, Supremacia de Deus na Pregação, o Pr. John Piper fala que o alvo da pregação deve ser a glória de Deus. Ou é isso, ou de nada vale pregar. A partir do momento que um pastor ou mensageiro da Palavra começa a desfocar desse alvo, deixando de manter a sobriedade, este deixou de glorificar ao seu Senhor e até passa a querer ser o centro das atenções. E muitos em nosso meio costumam associar sobriedade com frieza. Se um pastor conduzir os ouvintes a quietude, muitos acharão que a mensagem foi enfadonha, morosa, lúgubre, etc. Segundo Piper (pág 49), muitos pastores têm se deixado levar por tal pensamento e o resultado disso é:

"...uma atmosfera de pregação e um estilo de pregação contaminados com trivialidades, leviandade, negligência, irreverência e uma sensação generalizada de que nada de proporções eternas e infinitas está sendo feita ou dita aos domingos".

Obviamente que o pregador não precisa ser engessado ou robótico. Ele deve ser vibrante, entusiasmado, afinal, é do Evangelho que ele fala. E não há nada mais vibrante do que o Evangelho, não é mesmo? Charles Spurgeon, um dos maiores evangelistas da história da Igreja tinha um humor peculiar. O pastor presbiteriano Augustus Nicodemus é, atualmente, um bom exemplo de alguém que faz o bom uso do humor e conta suas anedotas vez ou outra. No entanto, leviandade é diferente de bom humor. Lógico que uma risada é sadia e que a alegria é marca de todo o cristão satisfeito em Cristo Jesus. Mas para tudo existe limite. Transformar um sermão num roteiro de stand-up comedy não é uma ideia sensata. A pregação é a forma que Deus estabeleceu para falar aos pecadores e auxiliar na perseverança dos santos. Se as pregações virarem palhaçada, como alguém dará crédito a esta mensagem?


O próprio Lucinho é exemplo disso. Ele inventou de "cheirar a Bíblia" para dizer que os jovens precisam ser loucos por Jesus. Sua iniciativa, com perdão do termo, abobada, virou matéria de um programa de TV e o apresentador não aguentou e mandou que a matéria deixasse de ser exibida, ao vivo (veja aqui). Um incrédulo censurou o Lucinho, que para a repórter que o entrevistava, disse que fazia essas coisas para atrair os adolescentes, pois estes acham os assuntos sobre Deus (ou religião) muito chatos.

É justamente nesse afã de querer incrementar o Evangelho que as bizarrices começam a se proliferar. Como disse anteriormente, alegria é inerente do cristão e o apóstolo Paulo escrevendo aos filipenses fala muito sobre alegria (Fl 4.4). Porém, na mesma carta, Paulo chora por causa dos inimigos da cruz de Cristo (Fl 3.18). Ou seja: nem tudo são flores! Se o alvo da mensagem é a glória de Deus, e Ele é glorificado quando chamamos pecadores ao arrependimento, esta mensagem não pode ser trivial. Se vestir de Chapolin é algo tão despojado que fere o caráter sóbrio da pregação que diz "arrependei-vos e convertei-vos". Não só a sobriedade como também a seriedade desta mensagem, pois a resposta a ela resultará em vida eterna ou morte eterna.

Em 2 Timóteo 4.3 lemos o seguinte "Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos". Isso é um retrato do que estamos vivendo. Incomodados com a agressão que é a Palavra de Deus (ou você acha que uma espada que penetra na divisão das juntas e medulas não causa dor?), os homens de nosso tempo forjam um pseudo-evangelho que massageia o ego e diz tudo aquilo que queríamos ouvir, e não o que devemos ouvir. Spurgeon, certa feita disse que chegaria um dia em que no lugar dos pastores alimentando as ovelhas haveria palhaços entretendo os bodes. Ele estava muito certo.

O egocentrismo de pastores feito Lucinho e outros que para serem notados e ganharem fama nas redes sociais vestem coisas bizarras (veja aqui) e falam palavrões, são um câncer que vem destruindo a Igreja progressivamente. Aonde estão os homens que pregam a cruz? Aonde estão os pastores que não querem o aplauso dos homens? Aonde estão as pregações que falam que Deus lançará no inferno os pecadores resolutos?

Não desanime, ainda existem homens comprometidos com o Evangelho ao ponto de negarem o aplauso dos seus ouvintes. Duvida? Então, se não conhece, recomendo a você a assistir o vídeo dessa pregação aqui no Paul Washer. E para terminar, contarei uma anedota que não me lembro onde li ou ouvi, sobre o já citado Charles Spurgeon. Mas ela diz que numa certa conferência na Inglaterra vitoriana, alguns jovens ao verem o pastor do primeiro dia pregar ficaram maravilhados e diziam entre si: "Você viu aquele pregador? Nossa como ele prega bem. Que oratória. Que sermão!". No segundo dia, Spurgeon foi o preletor e após a conclusão da sua mensagem os jovens, novamente admirados, falavam uns com os outros: "Você viu como Jesus é perfeito? Como Jesus é bom! Como Jesus é admirável! Quão lindo é Jesus".

Que Deus nos presenteie com pastores segundo o Seu coração! Soli Deo Gloria!

***
Fonte: Electus
Divulgação: Bereianos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário