17 novembro 2014

Novidade de Vida - Gratidão

 

Novidade de Vida - Gratidão

"Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus." (1Tessalonicenses 5:18-19)
Uma das coisas mais tristes que escuto as pessoas dizerem é que não sabem qual é a vontade de Deus para suas vidas. Isso me entristece, pois nada deveria ser mais importante na vida de uma pessoa, mas também me entristece porque eu tenho a mesma dúvida tantas vezes em situações específicas que me consolaria se fosse só comigo. Mas não é.
Obviamente, algumas coisas são individuais, mas temos uma vontade de Deus geral para todos nós expressada neste versículo que deveria nos ajudar a nos orientar. Para vivermos em novidade de vida, em vez de perguntar "será que isso é da vontade de Deus?" poderíamos nos perguntar "será que isso me deixará grato a Deus?" É uma abordagem diferente que nos leva ao mesmo lugar mas por outro caminho, pois tendo gratidão daremos graças e isso sempre será da vontade de Deus em Cristo Jesus, para todos nós.
Nosso imediatismo nos leva na contramão e nos faz pensar que a vontade de Deus tem que ser o que eu quero, o que me interessa neste momento, o que me alegre imediatamente ou, o pior de tudo, algo que sei que vai contra as Escrituras mas me agrada. Vivemos uma vida corrida demais, atarefada demais, intensa demais. Nossos filhos mal nos conhecem, nossos casamentos não são firmados na rocha, nossos empregos são frágeis, nossa fé é superficial. Será esta a vontade de Deus? Não creio e, claro, estou falando em linhas gerais e há exceções.
Se tivermos uma mente renovada, pensaremos mais para frente, entendendo que os sacrifícios de hoje serão minha gratidão de amanhã, ser previdente semeia meu futuro, ser cauteloso me poupa de stress, ser obediente me dá proteção, ser generoso me enriquece, dar é melhor do que receber, dizer não para os desejos me abençoa.... hoje é semente, amanhã serão ações de graças. Se a sua carne deseja isso e para você funciona bem, me permita te dar os parabéns pois a minha só age contra isso. Meus instintos e desejos naturais vão na direção oposta e luto diariamente para dominá-los.
Quer saber a vontade de Deus para situações específicas de sua vida? Um negócio, um relacionamento, uma compra, um curso, uma carreira, uma decisão qualquer? Meça com sinceridade o quanto isso vai semear ações de graças no futuro e subtraia disso a imediata alegria no seu coração. O saldo é uma boa medida do que provavelmente acontecerá. Grande saldo = grande chance de ser de Deus. Baixo saldo = baixa chance. Saldo negativo, meu querido, prefiro nem comentar.
Deus nos abençoe a todos nós, vitoriosos pré-datados perambulando por um mundo perdido.
"Senhor, as ações de graças precisam passar a ser mais do que uma prática em minha vida, mas uma medida da Tua vontade para mim. Tem misericórdia de mim e me ensina a viver para Ti mais e mais."
Mário Fernandez
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário