13 novembro 2014

Lavar Os Pés Uns Aos Outros




Pr. Olavo Feijó
 Gotas Bíblicas
  |  Pr. Olavo Feijó

João 13:14 - Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.

Após a Última Ceia, que comeu com Seus discípulos, antes da Sua morte e ressurreição, Jesus exemplificou a atitude de serviço mútuo, que deve caracterizar cada cristão. "Ora, se Eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros" (João 13:14).

Lavar os pés do visitante, na família judaica, era uma tradição de hospitalidade, de conforto, de descanso. O dono da casa sabia da poeira e das pedras do caminho percorrido, pelo amigo que chegava. Ao invés, porém, de seguir o costume, no qual um empregado fazia o lava pés, Jesus dignificou o ritual. Higienizar e descansar aquele que chega até nós é tarefa que nos pertence, que não devemos delegar a ninguém.

O privilégio de lavar os pés sujos dos que se chegam a nós é visto por Jesus, como a única atitude correta do serviço e da hospitalidade dos cristãos. As estradas da vida continuam empoeiradas, desconfortáveis e perigosas. Os peregrinos continuam desprotegidos, cansados e necessitados de acolhimento. Lavar os pés uns aos outros continua sendo a postura que Jesus nos ordena, como o comportamento padrão dos Seus seguidores. Aquele que não lava os pés dos outros desobedece seu Mestre...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário