05 novembro 2014

A Aparência de Jesus



"Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos." (Isaías 53:2)

Acho interessante que nenhuma descrição física de Jesus é encontrada nas Escrituras. Sua aparência física fascina muitas pessoas e tem alimentado a imaginação de muitos artistas ao longo da história. 

Sabemos que Jesus era uma pessoa relativamente comum de sua época, porque o profeta Isaías escreveu: "Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos" (Isaías 53:2). 

Assim, Jesus provavelmente não foi bonito e sim uma pessoa de aparência normal. 

Jesus não andava por aí com uma auréola permanente sobre a sua cabeça. Nem Ele constantemente brilhava como a arte religiosa, às vezes, retrata. Se assim fosse, teria sido muito mais fácil para Judas identificar Jesus no Jardim do Getsêmani, sem ter que identificá-lo com um beijo para traí-lo. 

No sentido físico, Jesus não parecia ser Deus. A Bíblia não relata como era a cor de seu cabelo ou de sua pele.

O que sabemos é que Ele era um homem, tinha barba, era judeu, e, naqueles dias, isso significava que ele provavelmente tinha cabelos escuros, olhos escuros e pele escura. 

Não acho que tenha qualquer relevância se a sua pele era clara ou escura; se seus olhos eram castanhos ou azuis. Deus não nos deu essa informação. Conhecendo a nossa propensão para a adoração de ídolos, Deus provavelmente não nos deu uma descrição física de Jesus, porque Ele sabia que provavelmente iríamos utilizá-la para criar um objeto de adoração. 

Sobre a aparência de Jesus, Deus nos disse somente aquilo que precisamos saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário