01 novembro 2014

Quem é Deus?



"O faraó respondeu: 'Quem é o Senhor [...]?'" (Êxodo 5:2)

Quem é Deus? Há milhares de anos o Faraó do Egito fez uma pergunta que se repete ainda hoje.

A pergunta era: "Quem é o Senhor, para que eu lhe obedeça e deixe Israel sair? Não conheço o Senhor, e não deixarei Israel sair" (Êxodo 5:2)

Creio que quando Moisés liderou a saída dos Israelitas do Egito, o Faraó já tinha uma ideia melhor de quem exatamente era Deus.

"Quem é Deus?" não é uma pergunta fácil de se responder, porque tentamos compreender o infinito com nossos recursos finitos. Tentamos compreender algo que está muito acima de nossa capacidade mental.

Costumo dizer que se Deus fosse pequeno o suficiente para as nossas mentes, não seria grande o suficiente para as nossas necessidades.

Até o dia em que encontrarmos Deus frente a frente, há coisas a Seu respeito que nunca iremos entender completamente. Por exemplo: creio que Deus é santo, mas eu não entendo tudo sobre Sua santidade. Eu também acredito que Deus é um ser trino - Ele é Pai, Filho e Espírito Santo. Mas isso é algo difícil de se compreender.

O apóstolo Paulo coloca esse tema de forma mais clara quando diz: "Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido" (1 Coríntios 13:12).

Sim, um dia isso tudo fará pleno sentido. Ao mesmo tempo, porém, com a ajuda do Espírito Santo, há muitas coisas que podemos e devemos fazer hoje para conhecer e saber mais sobre Deus. Afinal, saber como Deus é significa conhecer a Ele próprio.

Conhecer a Deus e torná-lo conhecido é a essência de ser um Cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário