25 novembro 2014

OS GREGOS QUEREM VER JESUS




João 12: 20-24
            Os gregos do tempo de Jesus tinham uma característica que os tornava diferentes dos demais povos daquela época; eles eram pessoas que exercitavam o pensamento e a curiosidade intelectual. Eles gostavam de discussões e debates, de assuntos novos e de coisas nunca vistas antes. Se uma pessoa surgia com alguma inovação, eles logo eram atraídos por ela (At 17: 21).

            A maioria dos grandes filósofos que surgiram na história eram gregos, e eles tiveram uma influência marcante em todo o mundo com seus pensamentos e opiniões sobre os vários temas da vida.

            Se uma pessoa demonstrava sabedoria, se apresentava alguma ideia nova sobre algum assunto, se ela sabia discutir bem ou era capaz de influenciar as massas humanas, logo os gregos a cercavam de atenção e interesse em assimilar suas "virtudes". Pessoas assim poderiam viver por muitos anos e muito bem na Grécia, cercadas de discípulos, de fama, conforto e quem sabe riquezas.


            Durante todo o seu ministério terreno, o Senhor Jesus causou admiração em todos os que o conheceram, por causa da sua sabedoria, por seus ensinamentos nunca vistos antes em nenhum homem e pelo seu poder de operar sinais maravilhosos e milagres.

            Por tudo isso, Jesus arrebanhou em torno de si muitos discípulos e muitos inimigos também.  Depois da realização de seu trabalho, que durou pouco mais de três anos, Jesus chegou em Jerusalém para passar ali seus últimos dias aqui na terra. A cidade estava se preparando para a festa da Páscoa, e a cada dia ia se enchendo mais e mais de pessoas vindas dos mais variados lugares.    Naqueles dias, havia um comentário no meio do povo de que os sacerdotes e fariseus pretendiam matar Jesus, e um grupo de gregos, talvez uma embaixada, que havia subido a Jerusalém para a festa, procurou alguns discípulos de Jesus para uma audiência, a fim de fazer-lhe uma proposta de transferência para a Grécia, escapando assim dos seus malfeitores.

            Os gregos tinham uma grande admiração pelo Senhor Jesus, pois o consideravam um "grande filósofo", um sábio com poderes milagrosos e sabiam que o Senhor Jesus iria terminar sendo morto pelos judeus, e que isso seria um grande "desperdício" e por isso foram propor-lhe que fugisse para sua terra, onde poderia viver com segurança e conforto, com honra e talvez cercado de riquezas e luxo, vindo a morrer em boa velhice e não assassinado pelo seus compatriotas.

            Diante das circunstâncias, Jesus poderia ter aceitado a proposta dos gregos, mas a sua resposta foi diferente, pois Ele sabia que precisava dar a sua vida pela humanidade, por isso respondeu: "É chegada a hora em que o Filho do Homem há de ser glorificado".

            Mas a glória a que Jesus se referiu, não foi aquela proposta pelos gregos, a glória humana. Se Ele tivesse aceitado a glória que os gregos lhe ofereceram na Grécia, toda a humanidade estaria eternamente perdida e sem salvação. Mas a glória de Jesus estava na "Cruz do Calvário", pois ali, em meio às humilhações, a vergonha e a dor, Ele seria exaltado como Senhor e Salvador do mundo. A glória deste mundo é passageira, mas a glória da cruz é eterna.


            Jesus disse que "se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produzirá muito fruto".  Se Jesus tivesse ido para a Grécia, teria morrido velho e solitário, sem produzir fruto algum, mas Ele como grão de trigo, veio a esse mundo para morrer por nós, a fim de produzir o fruto da salvação das nossas vidas. Hoje nós somos os frutos da sua morte, e da mesma forma devemos almejar a glória eterna que Ele alcançou através das sua Obra.  
  


MARANATA O SENHOR JESUS VEM!!!


Wallace Oliveira Cruz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário