01 outubro 2014

O poder do ritual


Ministérios RBC
O poder do ritual
Leitura: 1 Coríntios 11:23,34
…fazei isto em memória de mim. —1 Coríntios 11:24
Durante minha infância, uma das regras em nossa casa era que não podíamos ir dormir com raiva (Efésios 4:26). Todas as nossas brigas e divergências tinham que ser resolvidas. Essa regra era acompanhada do ritual da hora de dormir: mamãe e papai diziam a mim e a meu irmão: "Boa noite, amo você." E respondíamos: "Boa noite, amo você também."
O valor desse ritual familiar recentemente ficou marcado em mim. Minha mãe em um leito de asilo morrendo de câncer de pulmão, foi ficando cada vez menos responsiva, mas todas as noites ao deixá-la eu dizia: "Amo você mamãe." E ainda que não pudesse dizer quase nada, ela respondia: "Amo você também." Durante a infância eu não tinha ideia da dádiva que esse ritual seria para mim tantos anos mais tarde.
O tempo e a repetição podem privar nossos rituais de seus significados. Mas alguns deles são lembretes importantes de verdades espirituais vitais. Os cristãos do primeiro século fizeram mau uso do ritual da Ceia do Senhor, mas o apóstolo Paulo os aconselhou a não parar de celebrá-la. Ao contrário, ele lhes disse: "Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha" (1 Coríntios 11:26).
Ao invés de desistir do ritual, talvez precisemos restaurar seu significado.
—JAL
Qualquer ritual pode perder o significado, mas isso não o torna sem significado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário