09 outubro 2014

A Igreja Primitiva Estava Certa



"Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos" (Atos 2:43)

A igreja primitiva, apresentada no livro de Atos, "causou alvoroço por todo o mundo" (ver Atos 17:6). Será que também precisaríamos disso hoje em dia?

Aqueles discípulos do primeiro século estavam cheios de alegria e temor ao Senhor.

Atos 2:46-47 nos diz: "Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos."

Esta frase "alegria e sinceridade de coração" significa literalmente: "com alegria que não pode ser afetada!" Eu me impressiono muito com o fato deles não terem medo de expressar a alegria em sua fé.

Mas havia também reverência e temor entre aqueles discípulos. Atos 2:43 diz: "Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos."

Isso não significa que você deva ter medo de Deus. Temer a Deus significa que você deve ter um respeito ou reverência saudável por Ele. Outra tradução traduz isso como "um temor saudável em desagradar a Deus." Em outras palavras: eu amo tanto a Deus que quero fazer tudo o que puder para não desagradá-lo.

Eu sou completamente a favor da relevância. Precisamos fazer sentido para as pessoas que queremos atingir, mas não vamos baixar o nível a fim de ampliar o nosso alcance. Não vamos confundir reverência com relevância.

Acho que viver uma vida conforme a vontade de Deus é algo muito relevante e totalmente diferente daquilo que este mundo tem para oferecer. É assim que vamos causar grande alvoroço neste mundo, ao invés do mundo nos causar grande alvoroço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário