26 outubro 2014

ARQUEÓLOGOS DESCOBREM ESFINGE DE 'OS DEZ MANDAMENTOS', 91 ANOS DEPOIS

 
Objeto encontrado na Califórnia fazia parte do cenário do 

filme de Cecil B. DeMille



Link permanente da imagem incorporada
Uma das esfinges feitas pela equipe de 'Os dez mandamentos', em 1923 - History Center of San Luis Obispo County / Divulgação

RIO — Não é normal encontrar arqueólogos encontrarem uma esfinge nos Estados Unidos — a não ser que eles estejam em Hollywood. De acordo com o portal LiveScience, um grupo buscava em um deserto na Califórnia vestígios do set abandonado de "Os dez mandamentos", de 1923, quando encontrou a obra de gesso de quase 5 metros de altura.

Além da esfinge encontrada, a produção do clássico de Cecil B. DeMille produziu outras 20, que acredita-se terem sido destruídas. As gravações do épico bíblico aconteceram em um deserto próximo a Guadalupe (na região de Santa Barbara).

Para fazer o longa, DeMille e a equipe precisaram montar todo o cenário, já que seria impossível reproduzir o ambiente com a tecnologia da época. Ao final, após destruir boa parte do set, abandonaram o local, que acabou sendo coberto pelas dunas.


Agora, com a descoberta da peça de 91 anos quase intacta, ela será restaurada e exposta em um museu local no ano que vem. Ela se juntará a outros objetos do longa encontrados, como a cabeça de outra esfinge, desenterrada em 2012.
Com Theodore Roberts, Charles de Rochefort e Estelle Taylor, "Os dez mandamentos" é um dos filmes clássicos de DeMille, um dos diretores mais importantes da geração do cinema mudo. Trinta e três anos mais tarde, em 1956, ele recriou a obra, com Charlton Heston no papel de Moisés.



Read more: http://oglobo.globo.com/cultura/filmes/arqueologos-descobrem-esfinge-de-os-dez-mandamentos-91-anos-depois-14294497#ixzz3GdUuYLDa

Nenhum comentário:

Postar um comentário