21 outubro 2014

A ORAÇÃO DE JABEZ

 


1 Crônicas 4.9,10 “Jabez foi mais ilustre do que seus irmãos (sua mãe lhe pusera o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz). Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oxalá que me abençoes, e estendas os meus termos; que a tua mão seja comigo e faças que do mal eu não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe pedira.”

JABEZ: Que causou dor; Que causa sofrimento.

Jabez foi um homem de Judá, que em seu nascimento trouxe muita dor e sofrimento a sua mãe, talvez na hora do parto que pode ter sido muito sofrido, quem sabe a sua mãe quase perdeu a vida. Mas através de sua oração alcançou o favor de Deus em sua vida, se tornando mais ilustre do que seus irmãos.

ILUSTRE: Famoso; Nobre.

O escritor do livro de Crônicas escrevendo sobre as genealogia de Israel, quando chega o momento de falar sobre Jabez, ele faz uma pausa e começa a falar a respeito da sua vida. Com estes dois versículos sobre a vida deste grande homem aprendemos algumas lições preciosas para o nosso crescimento espiritual.

1- O IMPORTANTE NÃO É O PRINCIPIO DAS COISAS, MAS O FIM DAS COISAS.
Em Eclesiastes 7.8a está escrito: “Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas...”

Quando estudamos sobre a vidas de alguns personagens Bíblico nos aprendemos que muitas que começaram bem, infelizmente terminaram mal.

(1Samuel 9-15) Saul, o primeiro Rei de Israel, tinha tudo para dar certo, mas falhou. Começou bem, mas terminou mal. No inicio vemos que era humilde, buscava a direção de Deus, foi até mesmo possuído pelo espírito do Senhor de maneira que foi transformado em novo homem. Passando o tempo de seu reinado, logo começou a desobedecer aos mandado do Senhor para agradar o povo. Deus havia dito para Saul destruir totalmente os amalequitas, mas Saul não obedeceu, ele poupou o Rei Agague e o melhor das ovelhas, dos bois, e os animais gordos, e os cordeiros. Deus então rejeita a Saul e ungi a Davi Rei de Israel em seu lugar. Saul perdeu o reino, a presença de Deus e passou a ser atormentado por um espírito mal.

“MUITOS COMEÇAM, MAS NUNCA TERMINAM E NEM CHEGAM A LUGAR ALGUM.”

Em Lucas 14.28-30 “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar.” O texto nos ensina que não podemos parar no meio do caminho, que devemos fazer com cuidado a nossa escolha de segui-lo. Muitos desistem não somente em seguir a Jesus, mas também de muitas outras coisas que começaram. Desistem dos planos que fazem, desistem dos sonhos, desistem até mesmo de lutar já no primeiro obstáculo que enfrentam.

Em Daniel 12.13a “Tu, porém, vai, até o fim...” Deus te escolheu e chamou para ir até o fim, Ele te chamou para ser um vencedor, então não desista, não pare de lutar, siga o teu caminho, pois Deus vai te dar vitoria.

Mas existem também aqueles que começaram mal, mas terminaram bem.
Jacó foi um homem que já recebeu um nome que significa suplantador ou enganador. E ele viveu segundo o seu nome, enganou seu irmão e até mesmo o seu próprio pai. Mas depois colheu tudo o que plantou, até que certo dia quando voltava para sua terra ao passar pelo vau de Jaboque teve um encontro com Deus, que após lutar toda a noite sem desistir deve seu nome e também sua vida mudada por Deus, mas tem um detalhe, Deus tocou na juntura da coxa de Jacó e ele saiu daquele lugar manquejando para nunca mais andar pelo seu próprio caminho sacão pelo caminho que o Senhor lhe guiasse.

2- A ORAÇÃO GENUINA E SINCERA PODE MUDAR TODA A TRAJETORIA DA NOSSA VIDA.

Muitas pessoas fazem as suas orações ao Senhor, mas infelizmente não são atendidas, pois muitas vezes essas orações são feitas de forma errada, suas intenções estão completamente longe da vontade de Deus, ou seja, tudo o que pedem é somente para satisfazer seus prazeres e desejos. Em Tiago 4.3 “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” Quando oramos de forma egoísta, Deus não nos atende. Tudo que nós pedirmos para Deus, para satisfazer as nossas vontades, prazeres, nosso ego, nossos desejos, do ponto de vista carnal, muito provavelmente não receberemos.

A oração de Jabez foi sincera e verdadeira, Deus conhecia o coração dele, e certamente suas intenções eram boas.

Efeitos da oração de Jabez:
1 – Através da oração sua vida foi mudada.
2 – A sua família foi transformada.
3 – Ele ficou conhecido e é lembrado por causa da sua oração.

Exemplos bíblicos de pessoas que tiveram a sua vida mudada através da oração:
1 – Ana, uma mulher estéril pode dar a luz a um filho através da sua oração (1 Samuel 1,2).
2 – Salomão foi o rei mais sábio e prospero da terra por causa da sua oração (2 Crônicas 1.7-12).
3 – Ezequias quando recebeu a mensagem do profeta Isaias que iria morrer orou e Deus lhe acrescentou 15 anos de vida (Isaias 38.1-8).
4 – Jó teve restituído tudo em dobro o que havia perdido por causa da sua oração (Jó 42).
5 – Paulo e Silas foram libertos da prisão quando oravam e cantavam hinos ao Senhor (Atos 16.25,26).
6 – O ladrão da cruz recebeu o perdão de seus pecados e foi recebido nos céus por Jesus por causa da sua oração (Lucas 23.39-43).

Podemos perceber que quando nos aproximamos de Deus com sinceridade, e lhe abrimos o nosso coração em oração, Ele nos atende e nos abençoa tão grandemente que tudo muda para melhor. Alcançamos a SALVAÇÃO, A LIBERDADE, A CURA, A BENÇAO TANTO ALMEJADA, SABEDORIA E ATÉ MESMO UMA VIDA PROSPERÁ através da oração.

Tiago 5.13-18 nos ensina muito sobre o poder da oração. A ORAÇÃO FEITA POR UM JUSTO PODE MUITO EM SEUS EFEITOS. Somos seres humanos cheio de falhas e fraquezas, mas quando nós colocamos a nossa confiança no Senhor e em oração o buscamos Ele age em nosso favor.

3 – A ORAÇÃO DE JABEZ FOI SEGUNDO A VONTADE DE DEUS.

1 João 5.14,15 esta escrito: “E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido.”
Orar segundo a vontade de Deus é orar de acordo com o que Ele deseja para nossas vidas. É aceitar que Ele faça a sua vontade e não a nossa. Podemos apresentar a Ele todas as nossa necessidades e pedir para que Ele aja em nosso favor, mas temos que entender que muitas vezes a resposta e a maneira que Ele vai agir pode não ser a que esperávamos.

Quando Jesus orava no Getsêmani (Mateus 26.36-46), Ele expressou suas angustia e dor, mas no final da sua oração disse: “NÃO SEJA COMO EU QUERO, MAS COMO TU QUERES” ou “SEJA FEITA A TUA VONTADE”.

A oração de Jabez foi segundo a vontade de Deus, pois ele não buscava a sua glória, mas simplesmente que Deus o abençoa-se para que todos vissem na sua vida as mãos do TODO PODEROSO. Ele teve fé que Deus poderia atender a sua oração e mudar aquele fato que ficou marcado em sua vida, o seu nascimento, o inicio da sua vida, que foi de dor e sofrimento, mas tudo mudou, pois a ultima palavra sempre foi e sempre será do Senhor.

O pedido de Jabez:
1 – Que Deus o abençoasse.
2 – Que Deus lhe desse crescimento (alargasse suas fronteiras).
3 – Que Deus fosse com ele em tudo.
4 – Que Deus o preservasse contra o mal.
5 – Que Deus o livrasse de dificuldades e dores.

Deus tem prazer em abençoar as nossas vidas, Ele quer nos dar vida em abundancia, ou seja:

SALVAÇÃO, LIBERDADE, CURA, PROSPERIDADE ESPIRITUAL, TRANFORMAÇÃO, UNÇÃO, GRAÇA, PODER ESPIRITUAL PARA FAZER SUA OBRA, OUSADIA PARA PREGAR A SUA PALAVRA, ENFIM TUDO QUE VENHA A FAZER QUE O NOME DELE SEJA GLORIFICADO, ISSO É DA VONTADE DE DEUS.

Entenda que por mais que tenhamos errado, ou começado de forma errada, que o nosso principio não tenha sido dos melhores. Podemos nos aproximar do Senhor em oração, apresentando a Ele nossas angustia e dores que nos sobreveio por causa desse principio ruim e certamente Ele nos conhecendo e sabendo a intenção do nosso coração vai agir e operar um grande milagre em nosso favor, mudando a trajetória da nossa vida.

http://pregandoapalavracomousadia.blogspot.com.br/2012/09/a-paz-do-senhor-seja-com-todos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário