Quero lhe fazer uma pergunta: você acredita que suas orações realmente estão fazendo a diferença? Pense nisto: no fundo do seu coração, às vezes se pergunta se Deus está ouvindo quando você ora? Quando termina de orar, você está convencido de que as suas orações realizaram algo? Está satisfeito com sua vida de oração? Você sabe realmente como orar? Anseia por ter um relacionamento mais profundo, mais rico e mais dinâmico com Deus através da oração?
Se você é como milhares de pessoas que conheci em mais de trinta anos de ministério, você está dizendo "Sim! Sim! Sim!". Existe um número incontável de pessoas que não estão satisfeitas com sua vida de oração. Elas não têm certeza de que Deus realmente as está ouvindo quando falam com Ele; não entendem por que algumas orações parecem ficar sem resposta e se perguntam se estão orando da maneira "certa" ou se estão orando o suficiente. Geralmente ficam frustradas com sua vida de oração, ávidas por saber se suas orações estão agradando ao Senhor e o que fazer para se sentirem mais ligadas a Deus e para adquirirem a confiança de que suas orações realmente fazem a diferença.
Uma das orações mais importantes e transformadoras que uma pessoa pode pronunciar é: "Senhor, ensina-me a orar". Não é apenas "Senhor, ensina-me a orar", mas "Senhor, ensina-me a orar". Sabe, ter conhecimento a respeito de oração realmente não basta; precisamos saber como orar como pessoas que têm um relacionamento íntimo, dinâmico e pessoal com o Deus a quem oramos.
Embora haja princípios de oração que se aplicam a todos, somos indivíduos e Deus conduzirá cada um de nós individualmente. Frequentei muitos "seminários de oração" e depois tentei imitar na minha própria experiência o que ouvi outros dizerem sobre suas orações. Finalmente, porém, entendi que Deus tinha um plano personalizado para mim — uma maneira para eu me comunicar com Ele com mais eficácia — e precisei dizer: "Senhor, ensina-mea orar".
Aprendi que não podemos comparar nossa vida de oração com a de outras pessoas. Todos nós somos únicos e Deus tem um plano específico para cada um. A Bíblia nos ensina que Ele dá a cada um a graça para fazer algo e devemos fazer isso, seja o que for, de todo o nosso coração. . Eu o encorajo a ser tudo que você pode ser, mas não tente ser o que só outra pessoa pode ser. Deus nunca ajudará você a ser alguém que você não é!
Creio que se também pedir a Deus para ensiná-lo a orar, assim como eu, você experimentará grandes mudanças na sua maneira de orar e maior efi cácia nas suas orações, além de uma tremenda satisfação no seu relacionamento com Deus, e uma liberdade e um prazer estimulantes na oração.
Joyce Meyer, em "O PODER DA ORAÇÃO SIMPLES"