22 setembro 2014

Novidade de Vida - Sabedoria

 




"Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito," (1Corintios 2:4)

Eu tive o privilégio de poder estudar um pouco, fazer faculdade, na verdade estudei mais do que meus pais tiveram oportunidade. Valorizo o aprendizado, amo o ensino e sou realmente interessado em que as pessoas deixem de lado a alienação e a ignorância. Ainda assim, tenho profundo respeito por pessoas sábias mas iletradas, daquele tipo que não estudou mas sabe das coisas, mesmo que fale "nóis vai e nóis foi" mas dão o seu recado. Quando se trata de um recado de Deus, especialmente, eu não troco a sabedoria pela elegância e retórica nem por um segundo.

O apóstolo Paulo escreveu exatamente neste sentido. Sendo ele um homem muito estudado para sua época, comparável aos nossos doutores e pós-doutores de hoje, não foi este o caminho que optou para pregar. Sua linha foi de demonstrar o poder do Espírito Santo pois cria que a mensagem era espiritual e portanto nada poderia ser mais apropriado.

Eu creio sinceramente que andar em novidade de vida com Deus não é emburrecer, nem se alienar, muito menos viver estagnado. Renovar a mente faz parte de renovar a vida. Mas não se troca o poder de Deus pelo entendimento de Deus. Não se troca uma demonstração clara do que Deus quer fazer por um discurso bonito. Esse, talvez. seja o ponto pois podemos ter como Paulo um bom entendimento e decidir usá-lo com sabedoria.

Já fui muito criticado na minha vida por me dedicar tanto à igreja, ou "religião" como alguns entendem, por que no conceito deles isso seria para pessoas sem opção de fazer nada melhor, ou para um povinho ignorante como ouvi certa vez. Sempre houve iletrados na sociedade, dentro e fora dos grupos eclesiásticos. Glória a Deus por serem alcançados. Sempre há alguns como Paulo, mestres, e digo igualmente Glória a Deus. O que não podemos é encobrir as maravilhas de Deus com nossa sabedoria, nosso discurso, nossa tentativa de persuasão.

Convido-te a se juntar a mim num esforço voluntário de equilibrar, de maneira bíblica e correta, a sabedoria com a expressão manifesta do poder de Deus. Isso, eu sei, move corações e glorifica nosso Pai.

"Senhor, não me permita perder o rumo das Tuas maravilhas por causa de intelectualidade ou falsa sabedoria. Ensina-me a viver como se dependesse de Ti para tudo, pois isso é a mais pura verdade."

Mário Fernandez

Deixe o seu comentário no site: http://www.ichtus.com.br/dev/2014/09/22/novidade-de-vida-sabedoria/

Nenhum comentário:

Postar um comentário