15 setembro 2014

Ajuda Divina Na Angústia


 







 Pr. Olavo Feijó

Salmos 60:11 - Dá-nos auxílio na angústia, porque vão é o socorro do homem.

Angústia é o questionamento que mais caracteriza uma pessoa. Por isso, através dos tempos, em todas as culturas, resolver a própria angústia é o tema que mais encontramos em qualquer literatura. Há quase três milênios o salmista, falando da sua própria experiência, escreveu: "Dá-nos auxílio na angústia, porque vão é o socorro do homem" (Salmo 60:11).

Por que o socorro humano é insuficiente, quando se trata de resolver a própria angústia? É preciso dizer que a angústia humana é a constatação de que, como indivíduos limitados que somos, a nossa própria limitação é o que impede conseguir a solução da angústia pessoal.

A proposta do salmista, então, tem tudo para ser levada a sério. Seu raciocínio, bem existencial, é – já que somos limitados, nossa saída tem que se basear no ilimitado. Aquilo que interpretamos como derrota, a Bíblia nos apresenta como o desafio para a vitória. Em outras palavras: se concordamos com o salmista que "vão é o socorro do homem", a lógica das coisas conclui: então, experimentamos o socorro que vem do transcendente, que vem de Deus. O testemunho daqueles que testaram a solução proposta pela Bíblia é sempre o mesmo – depender da intervenção de Deus nos liberta da escravidão da angústia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário