19 agosto 2014

Reflexões em 1 Coríntios - Tudo feito para edificação









  |  Pastor Sérgio Fernandes

1 Coríntios 14:6 - ¶ E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?

Paulo nos mostra que o propósito dos nossos encontros de adoração é a edificação da comunidade. Os dons são úteis quando eles edificam os crentes. Por isso, na visão de Paulo, se dirigir a comunidade falando em línguas sem a manifestação de um interpréte não traria benefício algum para o rebanho. A edificação ocorreria, na sua fala, quando ocorre revelação, ciência, profecia ou doutrina (vv.6).

Revelação se refere a tornar manifesta a Palavra de Deus, tirando o véu dos ouvintes para as verdades eternas do evangelho. A ciência parece se referir a aplicação dessas verdades em situações específicas que o rebanho esteja vivendo. A profecia, como mencionei anteriormente, são elocuções inspiradas da vontade divina que fluem no seio da comunidade pelas manifestações do Espírito. E a doutrina é o ensino sistemático da fé, dos valores e da tradição cristã. Essa é a base que necessitamos para sermos uma Igreja forte e que viverá na dimensão do Reino de Deus.

------------------------------------------

Siga-me no Instagram: @pastorserginho
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário