26 agosto 2014

A História D'Ele



"Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, a fim de redimir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção de filhos." (Gálatas 4:4-5)

O  rei da Grécia Alexandre, o Grande, desejou dominar o mundo. Em somente 10 anos ele conquistou todo o mundo civilizado.

Enquanto unia todos os seus reinos, ele crescia preocupado com as várias línguas e culturas das pessoas que dominava. Alexandre resolveu seu dilema colonizando seus reinos. Em outras palavras, ele os trouxe para a cultura grega.

Mas Alexandre não percebeu que ele não estava construindo o reino para si mesmo; ele era, na verdade, apenas um peão no grande jogo de xadrez da vida. Ele era apenas um indivíduo que Deus estava movendo para cumprir Seus propósitos. 

Uma das maneiras que Alexandre colonizou seus reinos foi fazendo seus súditos aprenderem a língua grega. Desta forma, não importa onde ele fosse, ele poderia falar a língua local. Alexandre também construiu vastas rodovias e estradas ao longo de todas as suas províncias para que pudesse ter acesso a todas as partes do seu reino, em constante expansão.

No momento em que Alexandre morreu, aos 33 anos, ele tinha realmente concebido um mundo perfeito para pregar a Boa Nova de Jesus Cristo. As estradas pavimentadas eram ideais para os missionários do primeiro século levarem o evangelho ao mundo. E com a universalidade da língua grega, foi possível compartilhar o evangelho com pessoas de várias culturas, de várias terras. 

Sem que soubesse, Alexandre estabeleceu a linguagem e as estradas que fizeram com que a disseminação do evangelho de Jesus Cristo às massas fosse uma realidade.

O apóstolo Paulo disse: "quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho [...]" (Gálatas 4:4). Deus usou a colonização do mundo de Alexandre para ajudar a inaugurar a plenitude do tempo. 

Perceba: as impressões digitais de Deus estão por toda a história. Alexandre não percebeu que a história é a história dEle. Deus está no controle de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário