25 junho 2014

Sabedoria do alto

 NOSSO ANDAR DIÁRIO/NOSSO PÃO DIÁRIO
Sabedoria do alto
Leitura: 1 Samuel 24:1-10
A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente pura; depois, pacífica… —Tiago 3:17
Caso Kiera Wilmot tivesse executado seu experimento durante a feira de ciências do Ensino Médio, teria recebido nota 10. Mas, na verdade, ela foi acusada de causar uma explosão. Apesar de ter planejado esperar até que seu professor aprovasse o experimento, seus colegas a convenceram a executá-lo fora da sala de aula. Ao misturar compostos químicos dentro de uma garrafa plástica, o recipiente explodiu, e ela involuntariamente feriu alguns colegas.
O Antigo Testamento conta uma história de outro caso sobre pressão de grupo. Davi e seus homens estavam escondendo-se de Saul numa caverna quando Saul entrou (1 Samuel 24). Os companheiros de Davi sugeriram que Deus lhes havia entregado Saul e incitaram Davi a matá-lo (vv.4,10). Eles pensavam que, se Davi matasse Saul, eles poderiam deixar de se esconder e Davi poderia tornar-se rei. Mas Davi recusou-se a ferir Saul porque ele era "…o ungido do Senhor" (v.6).
As pessoas que nos cercam podem algumas vezes sugerir que façamos o que parece mais gratificante ou prático no momento. Mas há uma diferença entre sabedoria terrena e espiritual (1 Coríntios 2:6,7). A sabedoria do alto "…é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia…" (Tiago 3:17). Quando outros nos incitam a tomar certas atitudes, podemos convidar Deus para influenciar a nossa reação.
—JBS
O verdadeiro sábio é aquele que adquire a sabedoria do alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário