24 junho 2014

Ele Andou Entre Nós



"Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos." (Isaías 53:2)

Uma coisa que tem fascinado as pessoas ao longo dos séculos, especialmente os artistas, é a questão da aparência de Jesus.

É interessante que nenhuma descrição física real de Jesus é encontrada nas Escrituras, com exceção de uma figurativa no livro de Apocalipse. Talvez alguém pense que em algum lugar num dos Evangelhos alguém talvez tenha tirado algum tempo descrever Jesus e nos dar uma ideia de como Ele era, do tipo: "Ah, a propósito, Jesus tinha 1,80m de altura, tinha cabelos castanhos e ondulados e olhos verdes."

Não sabemos nada a respeito de Sua aparência física, exceto que Ele tinha barba (Isaías 50:6). E o que se sabe, não vai muito além disso. O Fato é que realmente não sabemos qual era a aparência d'Ele.

Quer saber por que isso acontece?
Talvez seja porque Deus conhece a nossa propensão a a adorar ídolos e cuidou para que isso não fosse ressaltado, sabendo que iríamos acabar adorando a Sua imagem e esquecendo tudo o mais sobre Ele.

Eu duvido sinceramente, que Ele se parecia com o Jesus que foi retratado ao longo da história. Não acho que Jesus tinha cabelos loiros e olhos azuis penetrantes. Sendo da área de Israel, Sua pele e cabelos muito provavelmente teriam sido escuros. Seus olhos teriam sido escuros também. Mas isso não importa realmente, não é mesmo?

Deus não nos deu uma descrição física de Seu Filho. Mas Deus quer nos responder a pergunta de quem Jesus é. Ele é ao mesmo tempo o Filho de Deus e o Deus Filho, totalmente Deus e totalmente homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário