19 junho 2014

Falar a Verdade



"Não darás falso testemunho contra o teu próximo." (Êxodo 20:16)

Há alguns anos atrás, o livro A América Disse a Verdade foi lançado nos Estados Unidos. De acordo com as descobertas do autor, 91% dos americanos mentem regularmente. "A maioria de nós acha difícil passar uma semana sequer sem mentir", diz o livro. "E um a cada cinco não consegue ficar um só dia sem mentir". Aparentemente, é uma cultura de mentiras.

Enquanto algumas pessoas mentem conscientemente, outras tentam esconder a verdade com diplomacia porque não querem ofender ninguém. Mas a Palavra de Deus tem muito a dizer sobre a mentira, e Provérbios 6 inclui uma lista de coisas que Deus detesta:

"Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos." (versos 16-19)

Veja que alguns desses itens estão fortemente relacionados ao mandamento "Não darás falso testemunho contra o teu próximo" (Êxodo 20:16). Com isso podemos concluir que Deus detesta a mentira.

Deus é a fonte de toda a verdade. Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (João 14:6). Ele é a encarnação da verdade. As Escrituras também dizem que é impossível que Deus minta (veja Hebreus 6:18).

Em um fortíssimo contraste a isso, Satanás é descrito como o "pai da mentira" (João 8:44). Então, quando mentimos, estamos nos comportando mais como filhos do diabo do que como filhos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário