14 abril 2014

POR QUE EVANGELIZAR?


ORDENANÇA
O Senhor Jesus é o motivo supremo e também a Autoridade que nos manda pescar homens para Ele. Ele é o Mestre por excelência, e o exemplo na arte de fazê-lo.

Ele promete êxito na tarefa, se cumprimos a condição de O seguirmos.( Mt.4:19. ) Deve ficar claro, também, que o êxito na incumbência de evangelizar não significa exatamente que se converta casa pessoas a quem se fale.

Isto não aconteceu nem com o Senhor Jesus, quando esteve corporalmente entre nós na terra (Mt.19:16-22). O mesmo pode se dizer dos Apóstolos (At.17:5, 32; At. 19:9), são exemplos de momentos em que a Palavra levada pelos Apóstolos não foi aceita pelos seus ouvintes.

Porém, cada ser humano que houve a Palavra de Deus, que é evangelizado, há de serntir-se responsável pela sua reação, não perante quem lhe prega o evangelho, mas diante de Deus (IICo. 5:17-21). Testificar aos homens, apresentando-lhes as verdades do Evangelho ou Boas Novas acerca de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, é obrigação séria e responsabilidade de cada cristão.

Não queremos responder esta pergunta para simplesmente termos um conhecimento teórico das razões bíblicas para evangelizarmos. Mas para encontrarmos as motivações bíblicas para a evangelização, porque a motivação brota do coração, e a obra de evangelização deve ser feita por um coração dominado pelo amor a Deus e ao próximo.

A Bíblia nos apresenta vários apelos ao evangelismo. Não podemos como crentes, ficar indiferentes diante da realidade que se nos apresenta.
a- Apelo de Deus – Isaías 6.8
b- Apelo de Cristo
b.1. A força constrangedora da cruz – 2 Co 5.14
b.2. A força do Seu mandamento – Mt 28.19 e Jo 20.21
b.3. A força do Seu poder transformador – Mc 1.17
c- Apelo do Espírito Santo – Atos 13.2
d. Apelo dos perdidos – Mt 9.36
d.1. Sua alma tem valor – Mc 8.36-37
d.2. Estão condenados – Rm 3.10-12
d.3. Só Jesus pode salvá-los – Atos 4.12
e- Apelo dos servos de Deus – Lc 5.6-7

IDE
QUANDO? – Enquanto caminho, quando eu for. Enquanto o crente está indo, ou seja, vivendo, ele está levando alguém a uma tomada de posição em relação a Jesus Cristo.


ONDE? – todas as nações – grupos de povos, em toda a parte – lugar por onde passar.

Conhecimento do valor e da situação da alma humana
Sabemos que uma alma vale mais do que o mundo inteiro e que Deus amou a humanidade de tal forma que mandou o seu Filho para morrer por ela. Mas a situação de todas as almas é de condenação e perdição.
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus…"(Rm 3:23)
"…quem não crê, já está condenado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." (Jo 3:18).
"E aquele que não foi achado escrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo." (Ap 20:15)

Conhecimento de que só Cristo salva
Sabemos que só há um meio para a salvação – Jesus Cristo. E somente nós, os cristãos, temos este pleno conhecimento. Como poderíamos, então, deixar de falar de Cristo?
"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (Jo 14:6)
"E em nenhum outro há salvação; porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." (At 4:12)
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem…" (1 Tm 2:5)

II.2.3 Por amor ao próximo
Tendo conhecimento das motivações anteriores, chegamos a conclusão que o ato de não evangelizar é um ato de profundo egoísmo. Sendo, assim, um pecado. Devemos evangelizar porque amamos o nosso próximo e não queremos vê-lo perdido eternamente. Paulo, dominado por este amor, estava disposto a sacrificar a própria vida na pregação do evangelho (At 20:19-24)
"…Amarás ao teu próximo como a ti mesmo."(Mt 22:39)
"Livra os que estão destinados à morte, e os que são levados para a matança, se os puderes retirar." (Pv 24:11)

Gratidão a Deus
Para a glória de deus (ICo. 10:31) – Como em todas as coisas que fazemos em nossas vidas. Pela gratidão a deus – Por Sua Graça ao salvar-nos, e o reconhecimento por suas bênçãos. O amor a deus – O nosso amor a Deus.
Quando contemplamos o amor de Deus por nós, este nos coloca um sentimento de gratidão a Ele por nossa salvação em Cristo. A melhor forma de demonstrarmos gratidão a Deus é compartilharmos com os outros o amor de Cristo e nossa fé nEle.
"Porque o amor de Cristo nos constrange…" (2 Co 5:14)
"Nós amamos a Ele porque Ele nos amou primeiro." (1 Jo 4:19)

Obediência a Cristo
Jesus Cristo nos deixou bem claro que a sua vontade é que cada um de nós leve outras pessoas a Ele.
"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações…"(Mt 28:19)
"…Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura." (Mc 16:15)
"…assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós." (Jo 20:21)

Fazei discípulos
BATIZANDO é a identificação com Cristo. Pelo batismo o crente se identifica com Cristo na Sua morte e ressurreição. Romanos 6.3-6.

ENSINANDO – envolve o conhecimento e prática dos princípios que estão na Bíblia. Isso vai levar a pessoa mais e mais a um estilo de vida semelhante ao de Jesus.

Quatro coisas essenciais para uma pessoa se tornar discípulo de Cristo:
A- Conversão ou Novo Nascimento
B- Identificação com Cristo
C- Integração na nova vida
D- Reprodução Espiritual
Prof. Paulo Cristiano da Silva 

Por Litrazini


Graça e Paz
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário