22 janeiro 2014

A rebelião de um filho e o amor do Pai

 

Texto: Lucas 15: 12-24 
  
Introdução: Esta é uma história sobre o amor. O amor de um pai para com seu filho. É uma história sobre a rebelião. A rebelião de um filho para com seu pai. É uma história sobre uma dura lição de vida e sobre o maior evento da vida. 
  
Jesus contou esta história para que você e eu pudéssemos entender os motivos de Deus. 

I. O Amor de um Pai

A. Observe o quanto o pai amava seu filho: Um dia o filho que ele amava dirigiu-se ao seu pai e pediu a sua parte da herança. O pai o amava tanto que dividiu a sua riqueza e deu ao seu filho mais novo, o que seria dele. Esta não foi uma obrigação que o pai teve que fazer. Foi um ato de amor. 
  
1. Deus lhe deu uma rica herança também: pense em tudo que você tem hoje. Pense em suas habilidades. Você pode cantar? Você gosta de esportes? Conte-os. Quantas bênçãos e dons que Deus lhe deu? Por que ele os deu a você? Porque ele te ama. 

II. A Rebelião de um Filho

A. Pródigo = imprudente desperdício. A Bíblia descreve o estilo de vida deste jovem como dissolutamente. Em outras palavras, ele estava vivendo como se não houvesse amanhã. Desperdiça a herança de seu pai, como se seu pai não existisse. 
  
1. A maioria aqui tem sido pródigo no uso do precioso dom da vida, dado por Deus. Vivendo como se não houvesse Deus. Passando o tempo que Deus nos deu de uma maneira que também poderia ser chamado dissolutamente. 

III. Uma lição difícil de aprender

A. “Começou a passar necessidade”. Uma coisa que eu tenho certeza sobre o pecado é que, ele vai leva-lo a lugares que você nunca pensou que iria. Este jovem nunca sonhou que iria acabar como um servo alimentando porcos. 
B. Ele estava prestes a morrer. 
1. "O salário do pecado é a morte" 
C. “Ninguém lhe dava nada” 
1. As coisas não mudaram muito nos últimos 2000 anos. Quando você tem dinheiro e está vivendo bem, há muitas pessoas que dizem ser seus amigos. Enquanto você está gastando, festejando e vivendo como um filho pródigo a multidão mundana irá ajudá-lo a gastar o que você tem. Mas onde estão eles quando você está na lona e sem nada? Eu vou lhe dizer onde estão; eles estão sendo amigos de algum outro otário. Hei! Há um amigo mais chegado do que um irmão; Jesus. 
2. Não foi possível salvar a si mesmo: Assim como todos os outros pecadores perdidos este jovem achou que, se ele trabalhasse duro o suficiente, ele seria capaz de salvar a si mesmo. 
a. O trabalho duro não vai te salvar: Ele recebe o único trabalho que conseguiu encontrar na esperança de tornar um sucesso sua vida desperdiçada. Assim como muitos hoje que pensam que se conseguirem obter dinheiro suficiente, serão felizes. 
D. “caiu em si”. Verso 17: Ele percebeu que estava fora de si ao buscar uma vida com sentido completo no estilo de vida desregrada. 
1. “Cair em si” envolve ser honesto consigo mesmo. Este jovem fez algo que muitos de vocês ainda têm de fazer. Ele olhou para a condição que ele estava sem seu pai e comparou com onde ele poderia estar com o pai. 
a. Deus quer que você tenha vida abundante. João 10:10 “O ladrão não vem .... mas eu vim para que tenhais vida .... tenham em abundância” 
2. “Cair em si” envolve ouvir a voz convincente de Deus. Quando você ouve a palavra de Deus e sente um aperto em seu coração a melhor coisa é se render à sua vontade. 

IV. Um grande presente recebido (v. 20)

E. Receber; começou com sua mudança. Não somente virou o rosto para casa como virou seu coração em direção a casa. Sua situação começou a mudar quando ele mudou a sua mente para se arrepender e pedir perdão a seus pais. 
  
1. Arrependimento; significa mudança de mente. (Grego) Metanoia. Quando você se arrepende do seu pecado, você está mudando seu coração para o caminho de Deus. Você está mudando o coração para longe do pecado em direção a Deus
  
2. Seu pai estava o esperando. Imagine a cena. A cada dia o seu pai olhava ao longo do caminho que conduzia à sua fazenda na esperança de que um dia o seu filho fosse voltar. Então um dia ele vê uma figura mancando em direção a fazenda. Poderia ser ele! SIM. 
  
3. Ele foi abraçado com o amor de seu pai. Seu pai correu ao seu encontro, lançou-se sobre seu pescoço e o beijou. Ordenou que a festa fosse preparada. POR QUÊ? Será que este filho merecia? NÃO! Ele conquistou? NÃO! Eu vou te dizer o porquê. Porque seu pai o amava! DEUS AMA VOCÊ! (João, 3:16) 
  
Jesus não contou esta parábola para que todos os filhos apreciassem melhor os seus pais. Ele contou esta parábola para que você pudesse entender como Deus perdoa e salva os pecadores. Você pode receber o perdão hoje, porque Deus te ama e enviou seu filho Jesus para morrer por seus pecados. 
  
Conclusão: Permita que o amor do pai o abrace. Oração! 
  
Pr. Aldenir Araújo
http://www.opregadorfiel.com.br/2013/12/a-rebeliao-de-um-filho-e-o-amor-do-pai.html#.UuBgLNJTu1s

Nenhum comentário:

Postar um comentário