03 novembro 2013

Satanás e seus ardis

Texto: Mateus 4:1-11

Introdução: Parte da vida cristã é o envolvimento na guerra espiritual. Nós estamos do lado de Deus e o maior inimigo de Deus - Satanás - é também o nosso maior adversário. O orgulho de Satanás foi a causa principal de sua queda do céu (Lucas 10:18). Ele não foi originalmente criado um demônio, mas um querubim que guardava o trono de Deus. Ele se rebelou contra Deus (Isaias 14:12- Ezequiel 28:14-15) e se opõe a tudo o que pertence a Deus. A Bíblia nos ensina a estar atentos aos ardis de Satanás (II Coríntios 2:11).
O conhecimentos avançados de suas táticas é a chave para alcançar a vitória.
Vamos agora observar os métodos de Satanás e aprender do encontro do Senhor com ele no deserto.

I. A abordagem ousada de Satanás. V. 1-2.

A. Este misterioso evento foi uma oportunidade dirigida pelo Espírito Santo para o Filho de Deus ter um confronto cara a cara com o diabo que é o deus e príncipe deste mundo (II Coríntios 4:4 - João 12:31). O Senhor Deus da terra (Gênesis 24:3).
B. Observe que o diabo não hesitou em se aproximar e tentar Cristo. As pessoas imaginam que o uso de amuletos e rituais pode afugentar Satanás, mas é superstição pagã!
C. O diabo ousa aproximar-se de toda a carne, incluindo o próprio Deus manifestado na carne, a fim de roubar, matar e destruir (João 10:10a). Ele é o nosso adversário a quem Pedro compara a um leão que ruge procurando audaz sua presa (I Pedro 5:8).

II. As perguntas astutas de Satanás. V. 3-6.

A. É interessante notar que as primeiras palavras gravadas de Satanás no Antigo Testamento e Novo Testamento foram questões duvidosas (Gênesis 3:1 cf. Mateus 4:3). Ele sempre questiona a integridade do Senhor.
B. Duas vezes Satanás disse a Jesus: "Se tu és o Filho de Deus"(Mateus 4:3,6). A palavra "SE" sugere uma condição que é duvidosa e não 100% certo. Por seu uso da palavra "SE" o diabo estava lançando dúvidas e emitindo um desafio para a pessoa e o poder do Senhor Jesus Cristo.
C. Esse é o dispositivo do diabo e seus seguidores. Eles questionam a verdade e transformam-na em uma mentira (João 8:44 - Romanos 1:25). Louve a Deus, temos uma arma poderosa para resistir a todas as mentiras e dúvidas - a palavra da verdade, a Bíblia Sagrada.
D. A segunda tentação do diabo envolveu um convite para mostrar o poder de Cristo na mesma hora ao invés de morrer e aguardar a sua ressurreição milagrosa (v. 5-6 confere com Salmos 91:11-12). Da mesma forma, Satanás quer que façamos a coisa certa na hora errada, quando o tempo de Deus parece estar fora de sincronia!

III. Os atalhos atraentes de Satanás. V. 7-11.

A. O diabo pensou que poderia convencer Cristo a transformar as pedras em pão, após o jejum de 40 dias. Mas Cristo não faria um milagre apenas para seu simples conforto. Deveríamos também ter o cuidado com pregadores que afirmam milagre após milagre para escapar de algumas adversidades e sofrimentos da vida cristã.
B. Observe que o diabo tentou seduzir Cristo a 3ª vez com a instante presente regra sobre todos os reinos do mundo ao invés de esperar para a Sua Segunda vinda futura (v. 8-9). 
C. O diabo chegou a propor um atalho para tentar convencer Jesus a fim de evitar a cruz como o instrumento da nossa salvação. Jesus chamou Pedro de "Satanás", quando ele sugeriu uma coisa dessas (Mateus 16:21-23). Fato é, "sem derramamento de sangue não há remissão" (Hebreus 9:22). Devemos rejeitar os atalhos de Satanás, não importa quão bons eles pareçam (Provérbios 16:25).
D. O diabo sabe que nós humanos somos impacientes por natureza, especialmente quando nossas necessidades físicas e conforto estão chateados. É por isso que ele vem para nos tentar a tal hora em que somos vulneráveis ​​fisicamente, emocionalmente, financeiramente e espiritualmente. Ele apela para os desejos da carne dos olhos e a soberba da vida, bem como - de que Deus nos advertiu contra estritamente (I João 2:16 - I Pero 2:11).

Conclusão: Em todos os três incidentes consecutivos da tentação do diabo, Jesus citou as escrituras de Deuteronômio, quando disse:"Está escrito..." Compare o seguinte: v. 4 (confere com Deuteronômio 8:3), v.7 (confere com Deuteronômio 6:16); v. 10 (confere com Deuteronômio 10:20). Nas três ocasiões, Ele respondeu com a Palavra de Deus (Efésios 6:17). Vamos aprender uma lição com Cristo.
 
Em tempos de provações e tentações acreditar e aplicar a Bíblia!

Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário