18 outubro 2013

O PROFETA PARTE 3

  

João 7:40

"Então alguns dentre o povo, ouvindo essas palavras, diziam: Verdadeiramente este é o profeta."

OBJETIVO


Chamar o visitante a dar ouvidos à palavra de salvação.

DESENVOLVIMENTO


O Senhor anunciou por Moisés que levantaria um profeta no meio de Israel semelhante a si, que poria as suas palavras em sua boca e que falaria tudo o que o Senhor ordenasse, ao qual todos deveriam ouvir. (Dt 18: 15 – 18).
Muitos profetas foram levantados e todos falaram da parte de Deus; alguns foram tão marcantes que encontram – se registrados na Bíblia, mas ainda assim não foram aquele a quem o Senhor se referia.
Sendo o profeta aquele que fala da parte de Deus, que mensagem especial deveria esse trazer? A mensagem da salvação, a mensagem da chegada do reino de Deus, a libertação para aqueles que ouvissem e o seguissem e, ainda, que mediasse a reconciliação do homem com Deus, estabelecendo uma aliança (nova) entre ambos, visto a que Moisés estabelecera não mais satisfazia nem a Deus que não falava  mais com o povo há aproximadamente 480 anos, nem a eles, que não ouvindo mais sua voz mas praticando uma religião ritual e formal, estavam insatisfeitos e vazios. Jesus realizou tudo isso e as suas palavras caíram como água em terra seca (Is 44:3). 

Os que creram na mensagem de Jesus reconheceram ser ele esse profeta não um profeta a mais, mas " o Profeta", e até mesmo os que não o criam não tinham como contestar a sua pregação singular " homem jamais algum falou assim como este homem"  (V 46). Todos os que deram ouvidos à sua palavra tiveram uma experiência extraordinária como foi o caso da mulher samaritana (cap 4) que primeiro reconheceu ser ele um profeta e por fim o próprio " Cristo", que quer dizer " Ungido", o que mudou a sua vida imediatamente pelas palavras de vida eterna que ele anunciou – lhe. Ali naquela festa religiosa era costume naquele último dia as pessoas seguirem em procissão a buscar água numa fonte para lavarem o altar, mas Jesus se levanta e anuncia que um novo tempo estava inaugurado em que ele era a fonte à qual o homem podia recorrer, que estava perto, acessível a todos não mais ocasionalmente, mas contínua e eternamente, porque essas águas haveriam de jorrar de seus próprios interiores, água da vida – vida eterna porque só ele, e nenhum outro profeta, concede o seu Espírito Santo, o Espírito de Deus que está sempre presente em nossos corações, porque só ele deu a sua vida (eterna) para nossa salvação, para que tivéssemos vida.

CONCLUSÃO


A mulher samaritana provou dessa água e esse rio jorrou do seu interior porque ela deu ouvidos, creu nas suas palavras.
Os homens presentes àquela festa que lhe deram ouvidos também provaram dessa água e descobriram a grande profecia de Deus Jesus a salvação dos homens.

APELO

Jesus_ "O Profeta" tem uma palavra também para o seu coração que pode mudar sua vida e dessedentar sua sede. Hoje, dê ouvido a ele, creia e tenha vida eterna.


MAIS POSTAGENS SOBRE ASSUNTO O PROFETA:



Tire sua dúvida ou envie sugestões, críticas, mensagens, estudos etc, para o 
e-mail: bibliaapalavradedeus@ymail.com.


Wallace Oliveira Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário