18 outubro 2013

ESCOLHA PRA SERVIR AO DEUS DE ISRAEL

 
Escolha pra servir ao Deus de Israel:

"...o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;" (Rute 1:16b)

         Rute toma a decisão de servir ao Deus de Israel, abandonar os seus costumes, seus deuses, seus familiares. Ela abre mão de tudo para servir ao Senhor. Rute vai para uma terra distante e estranha, para o meio de um povo que ela não conhecia. Rute confiou inteiramente no Deus de Israel, mesmo sem conhecer-lo, ela colocou sua inteira confiança nEle.

A posição de Rute agradou ao Senhor, e Ele a recompensou de forma grandiosa. A 
posição que Rute tomou diante de Deus, é a mesma que Ele espera que tomemos nos 
dias de hoje, a partir do momento que decidimos servir ao Senhor, assim como Rute 
decidiu, temos que ter isso em mente. Abandonar nossos costumes antigos, coisas que
 antes fazíamos que não glorificavam o nome do Senhor devem ficar para trás.
"Assim que se alguém está em Cristo, nova criatura é,as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (I Coríntios 5:17)

Somos novas criaturas a partir do momento que aceitamos o Senhor Jesus, tudo que fizemos ou deixamos de fazer deve ficar para trás e a partir do momento que aceitamos o Senhor, o seu Espírito Santo passar a habitar dentro de nós, tornamos templo do Espírito Santo.

"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus e que não sois de vós mesmos?"  (I Coríntios 6:19)

A medida que damos espaço ao Espírito Santo para que ele haja em nosso viver, tudo passa a mudar e o velho homem passa a morrer pouco-a-pouco, nos tornamos  uma nova criatura guiados pelo Espírito de Deus, tornando-nos assim filhos de Deus e herdeiros do Reino dos Céus.

"Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus." (Romanos 8:14)

"E se nós somos filhos, somos também herdeiros de Deus..." (Romanos 8:17a)
Rute deixou também para trás seus deuses e seus familiares, os deuses que antes servíamos também devem ficar para trás, as coisas do mundo, algo que fomos ensinados a venerar que não seja o Senhor nosso Deus deve ficar para trás. Nós também não devemos estar preocupados com o que nossos familiares, ou colegas, irão dizer de nós devemos estar tão somente preocupados em servir ao Senhor, as opiniões de outras pessoas não devem interferir na nossa escolha de servir ao Senhor Jesus.Nossa posição diante dessas pessoas é somente de orar para que assim como o Senhor pela sua misericórdia um dia alcançou-nos também possa alcançar-las,se assim for da vontade dEle.

"...Mais importa agradar a Deus que aos homens." (Atos 5:29a)

Nossa preocupação deve ser de agradar a Deus e não as pessoas, nossa mente deve estar voltada para as coisas do Senhor e para a eternidade. Devemos estar atentos a sua voz e fazer tudo conforme sua orientação devemos estar dispostos a realizar sua obra e entregar tudo em suas mãos.

Que a posição de Rute diante do Senhor, possa ser também a nossa diante dele, que possamos estar dispostos a abrir mão de tudo, para fazer conforme a vontade do Senhor!  
Assim como Rute temos que confiar inteiramente no Senhor independente de qualquer circunstância. Não foi fácil para ela abandonar tudo e ir para um meio de um povo que ela não conhecia. Mas ela foi recompensada pelo Senhor de uma forma grandiosa, o Senhor a deu uma nova oportunidade de recomeçar, supriu todas as suas necessidades e Rute tornou-se parte da família do Senhor Jesus.

"E Boaz gerou de Rute a Obede, e Obede gerou a Jessé. E Jessé gerou ao Rei Davi..." (Mateus 1: 5b-6a)

O Senhor Jesus é da geração de Davi, dessa forma a escolha de Rute de servir ao Deus de Israel fez com que ela se tornar-se parte da família de Jesus.

Da mesma forma que na foi fácil para ela, também não é fácil para cada um de nós abrir mão de tudo, das nossas vontades e desejos para servir ao Senhor e fazer a vontade dEle. 
Mas assim como o Senhor recompensou a Rute, Ele quer da mesma maneira recompensar a todos nós, o Senhor deseja que recomecemos uma nova caminhada na sua presença que deixemos tudo para trás e confiemos inteiramente nEle, Ele quer suprir nossas necessidades e fazer com que nos tornemos também parte da família do Senhor Jesus.Mas para isso é necessário que tomemos uma decisão, uma posição e que confiemos no Senhor.

A decisão e a posição de servir cabem somente a cada um de nós, o Senhor não nos obrigará a servir-lo. Mas se nós a tomamos e confiamos que o Senhor fará tudo que antes fostes prometidos para cada um que o serve. Ele nos recompensará também de maneira grandiosa. Nos dará uma salvação, que nos dará direto de ser chamados seus filhos e uma vida eterna de gozo, paz, e bonança com Ele.

"Mas como está escrito: As coisas que o olho não viu, e  ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem. São as que Deus tem preparado para os que o amam." ( I Coríntios 2:9)

Darliane Araújo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário