18 outubro 2013

DOUTRINA DE CORPO

 
ASSUNTO: DOUTRINA DE CORPO NO VELHO TESTAMENTO
TEXTO FUNDAMENTAL: NOVO TESTAMENTO
COM BASE NOS TEXTOS A SEGUIR, COMENTAR OS ENSINOS QUE SE EXTRAEM SOBRE A DOUTRINA: IGREJA CORPO DE CRISTO.
- LUCAS 24:30,31
E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu.
Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes.

Esta experiência está relacionada à dois discípulos que alcançaram na presença  do Senhor Jesus,  uma relação vesga e horizontal.
Eles estavam com seus destinos totalmente opostos ao que o Senhor revelou, e como o Senhor é o Bom Pastor, preparou um reencontro maravilhoso e profético.
Enquanto o Senhor conversava com eles no caminho; algumas reações começaram a surgir; o coração deles ardiam, isto é profético, porque da mesma forma que o fogo ardia no altar no período da lei, agora o Espírito Santo arde no "Corpo". Então chegaram a aldeia e o Senhor repete novamente a doutrina que iria imperar no âmago da igreja, a doutrina de Corpo.

"ESTANDO COM ELES A MESA" 

Cristo o Cabeça em comunhão com a igreja


"TOMANDO O PÃO ABENÇOOU PARTIU-O"

Sacrifício vicário do Senhor Jesus se resulta em vida para a igreja


ABRIRAM-SE LHE OS OLHOS, E O CONHECERAM

O conhecimento pleno do Senhor Jesus, se adquiri no Corpo 



- ATOS 13:1-3
E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.
E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.
Neste texto deparamos com uma situação muito familiar, onde um presbitério está reunido para tomar uma decisão a respeito a obra do Senhor.
Interessante é que, nesta reunião não é mencionado em nenhum momento o nome de um líder; muito pelo contrário, o governo da igreja(CORPO) é TEOCRÁTICO e não DEMOCRÁTICO, louvado seja o Senhor!!!, "Disse o Espírito Santo"...
Agora como o Espírito Santo fala?, qual é a forma que eLe se manifesta?
"Jejuando e Orando"; esta é a forma que o Corpo se relaciona com o Cabeça.


- ROMANOS 15:26,27
Porque pareceu bem à macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém.
Isto lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles. Porque, se os gentios foram participantes dos seus bens espirituais, devem também ministrar-lhes os temporais.
Este sentimento, de compaixão de uns para com os outros não é simplesmente este amor filantrópico que vemos aí fora, é muito mais profundo:
 "Porque pareceu bem à macedônia e à Acaia".
Entendemos a importância e a necessidade da coleta organizada por Paulo feita para os irmãos em Jerusalém, mas o que nos mais chama a atenção é a preocupação de um membro para com o outro membro, o que o Espírito Santo estava movendo ali era profético "Chorai com os que choram e alegrai-vos com o que se alegram". Quando um membro do corpo tem dor todo o corpo sente; na igreja, quando há esta mentalidade, funciona da mesma forma;  

FAZER A APLICAÇÃO PROFÉTICA:
Esta é a experiência em que vivemos na presença do Senhor hoje, quando estamos a mesa banqueteando com o Senhor, o único alimento servido é o Pão nosso de cada dia, é a palavra do Senhor Deus que é o Próprio Senhor Jesus o Verbo Vivo, aQuele que se revela quando há o partir do Pão, ou seja, o Clamor pelo Sangue de Jesus.
E não há nada melhor quando deixamos o Senhor dirigir tudo em nós, no Corpo e ao mesmo tempo com cada membro em particular. Exemplo:
Os ministérios, o Culto profético, a Consulta a Palavra, os Ensinos, o Momento Profético...

A importante frisarmos que Corpo tem que ter o equilibro não somente físico mas também espiritual.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário