19 setembro 2013

Filhos: Criação e Relacionamento - Perdoar



"A seguir, levantou-se e foi para seu pai. "Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou." (Lucas 15:20)

Ser pai é muito, muito mais do que dar uma contribuição biológica, mais do que sustentar e educar, mais do que assumir a paternidade legal, mais do que assinar os papéis. Ser pai tem muito de inexplicável, como no comportamento deste pai de Lucas 15.

Essa parábola que ficou conhecida como "filho pródigo" nos mostra um verdadeiro pai, um exemplo a ser aprendido. Esse homem teria toda as razões lógicas, políticas, emocionais, familiares, financeiras e até legais para não querer nunca mais saber de seu filho. Ajudei, há alguns anos, a um amigo se reconciliar com seu pai, também meu amigo. Um pai não pensa só com a cabeça, não sente só com o coração, não analisa só com o pensamento.

Um pai de primeira qualidade não precisa ser perfeito, basta ir além. Esse pai de Lucas 15 esperava diariamente pelo retorno de seu filho, contrariando toda a lógica. Mesmo que lhe chegasse uma carta, uma notícia, nada substituía seu filho de volta em casa. Perceba que a parábola nos conta que ele, vendo o filho ainda de longe - por que o estava procurando - corre até ele. Antes de perguntar como ele estava, perguntar se ele voltou para ficar ou se era visita, antes de qualquer coisa, correu para ele. Isso é o coração de um pai.

Temos de aprender que muitas vezes nós homens, no sentido de humano masculino, temos uma atitude excessivamente machista e contundente para com nossos sentimentos. Temos esse coração mas não temos esta atitude. Tive um episódio com meu pai pouco antes de casar e sei o que me custou para reconciliar. Se pela graça de Deus sou curado, pela graça de Deus estendo a cura.

Hoje no papel de filho sem meu pai em vida, mas de pai com meus filhos ainda próximos, procuro diligentemente cumprir meu papel. Mas muito mais, procuro externar meus sentimentos por eles, sempre esperando que por pequeno que seja o estrago, eles se permitam ser consertados pelo Senhor. Isso é ser pai...

"Senhor, fortalece-me e ensina-me a ser um pai melhor ainda do que o pai que tive na Terra. Seja eu quem for, contigo eu posso iniciar uma nova geração de paternidade."

Mário Fernandez

Deixe o seu comentário no site: http://www.ichtus.com.br/dev/2013/09/19/filhos-criacao-e-relacionamento-perdoar/





Nenhum comentário:

Postar um comentário