14 agosto 2013

Honrando aos Pais - Falando Bem


"Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra." (Atos 3:25)

A palavra grega para "honra" significa reverenciar, estimar e valorizar. Honrar é dar respeito não apenas pelo mérito, mas também pela posição. Neste contexto, temos de nos lembrar que nossas palavras devem honrar nossos pais tanto quanto nossas atitudes e sentimentos. Quando vemos o texto acima e seu paralelo em Gênesis, vemos que os filhos herdaram mais do que terras e bens materiais quando foram abençoados. Por conta da bênção e do pacto de Deus com Abraão, todos os seus descendentes foram alcançados pelo Todo Poderoso em benção.

Se aprendermos o valor de nossas palavras, certamente erraremos menos e acertaremos mais ao abrir a nossa boca. Falar bem de nossos pais não é mentir nem exagerar, mas focar e destacar aquilo que houve e há de bom neles. Para quem tem seus pais vivos, cabe certamente palavras a respeito deles mas também palavras dirigidas a eles. Para quem, como eu, não os tem mais em vida, cabe rememorar o que de bom ocorreu e que aprendemos.

Devemos respeitar a posição e o sentimento daqueles que não tiveram seus pais consigo ou tiveram pais que aparentemente nada ensinaram de bom. A estes, penso eu, é melhor o silêncio do que as palavras duras e ásperas.

Aos que são pais neste tempo, cabe dobrada missão, pois ao praticar isso estamos ensinando nossos filhos a fazer o mesmo conosco no futuro. Eu nunca escondi de meus filhos que meu pai tinha falhas, mas nunca as exaltei, nunca fiz discursos a este respeito. Basta tão somente focar e destacar o que havia de bom - e havia, certamente.

Se os filhos de Deus não aprenderem a falar bem de (bendizer) seus pais terrenos, encontrarão dificuldade para bendizer seu Pai Celestial. Isso talvez explique em parte a dificuldade de louvar (elogiar) que algumas pessoas demonstram. É um desafio...

"Senhor, não permita que minhas limitações sejam maiores do que eu. Quero encontrar e valorizar aquilo que há de bom em meu pai, em suas memórias e seus valores. Quero falar bem e não mal."

Mário Fernandez

Deixe o seu comentário no site: http://www.ichtus.com.br/dev/2013/08/13/honrando-aos-pais-falando-bem/





Nenhum comentário:

Postar um comentário