18 julho 2013

Disciplinas Espirituais - Meditação

Disciplinas Espirituais - Meditação


"Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras." (Lucas 24:45)

Compreender as Escrituras é algo que pode ir além da simples capacidade de estudo de uma pessoa, pois como vemos neste versículo foi necessário que Jesus lhes abrisse o entendimento. Mas, independentemente do aspecto sobrenatural do entendimento em si, não consigo imaginar como será possível ter entendimento de algo com que nunca teve contato. Para Jesus abrir nosso entendimento, é preciso primeiro termos lido e meditado em algo. Eu posso até mesmo ler e não ter entendimento, mas jamais terei entendimento sem ler. E ler é apenas o primeiro passo, meditar é ir além.

Na medida em que eu me dedico a meditar na Palavra de Deus eu gero oportunidade para que Deus me abra o entendimento. Além disso, o Salmo 1 fala de uma bem-aventurança para os justos que meditam dia e noite. Tiago 1:25 relata algo muito similar a quem medita e pratica. Temos de abrir mão de parte do nosso tempo, dos nossos afazeres, do nosso interesse pessoal - dedicar tempo disciplinadamente para meditar na Palavra de Deus.

Pode-se começar com apenas a leitura de alguns versículos por dia, coisa que leva 3 ou 4 minutos. É evidente que o ideal é um tempo maior, que com a disciplina e a perseverança virá. No ano 2013 a igreja onde congrego está num propósito de ler a Bíblia toda ao longo do ano. Isso é gerar disciplina. Muitos que nunca tinha lido a Biblia inteira estão empolgados e já estão se habituando a separar um tempo diário de leitura.

Precisamos investir em separar tempo para meditar. Tenho certeza e convicção de que o Senhor nos abrirá o entendimento, se fizermos a nossa parte.

"Senhor, ajuda-me a ter força de vontade para começar a ler e continar lendo, aprender a meditar no que leio. Abre meu entendimento, para que eu conheça Tua vontade."

Mário Fernandez

Deixe o seu comentário no site: http://www.ichtus.com.br/dev/2013/07/18/disciplinas-espirituais-meditacao/







Nenhum comentário:

Postar um comentário