14 julho 2013

Como ouvir a Palavra de Deus


Como ouvir a Palavra de DeusTexto: Neemias 8:1-7, 12-17 

Introdução: Por que é que algumas pessoas saem da igreja depois do culto encorajados e cheios de alegria, enquanto outros voltam para casa de mãos vazias e oprimidos? 

Como podemos aproveitar ao máximo quandoouvimos a Palavra de Deus

A. Exemplo bíblico

1. Os israelitas estavam cativos em Babilônia, e a muralha de Jerusalém estava em ruínas. Neemias pediu ao rei da Babilônia abastecimento e tempo fora de suas funções para que ele pudesse ajudar a reconstruir o muro. 

2. Com a ajuda de Deus, Neemias e outros exilados reconstruíram o muro em 52 dias, apesar da oposição de seus inimigos. As pessoas, então, pediram para ouvir a Palavrade Deus. 

3. Os melhores sermões são baseados na Bíblia, e não nas filosofias dos homens. 

B. Você deve ouvir a Palavra de Deus

1. Ansiosamente (Neemias 8:1-2). Quando você vem para um culto de adoração, peça a Deus para falar ao seu coração. 

2. Atentamente (Neemias 8:3). Sua atenção é determinada pelo seu desejo de conhecer a Deus e Sua vontade para sua vida. 

3. Confiantemente (Neemias 8:4-5). Nosso mundo é imprevisível. Devemos colocar nossa fé em algo que nos dá a garantia e a Palavra de Deus é confiável. 

4. Expectativa (Neemias 8:5). Nos dias de Neemias, o povo não conseguia entender as línguas originais dos pergaminhos. Mas eles estavam na expectativa de ouvir a Palavra de Deus. 

5. Oração (Neemias 8:6). O povo se curvou e adorou ao Senhor. 

6. Pacientemente (Neemias 8:7). O povo ouvia por horas, à medida que a Palavra de Deus era lida. 

7. Humildemente (Neemias 8:6). As pessoas caíram sobre seus rostos em humildade por causa dos pecados dos seus antepassados, que os levou a perder as bênçãos do Senhor. 

8. Propositadamente (Neemias 8:12-17). Eles queriam entender a lei. Cada vez que você vem à igreja, peça a Deus uma visão sobre o Seu caráter. 

9. Felizmente. Houve grande alegria quando as pessoas ouviram a lei. Você é responsável por sua própria atitude em relação a igreja. 

10. Arrependidos (Neemias 9:1-3). As pessoas ouviram com corações arrependidos. Se o Senhor traz algo à sua atenção, não culpe o pregador. Seja honesto com Deus sobre isso. 

Conclusão: Escreva estas dez palavras dentro da capa de sua Bíblia, e leia-os antes do sermão da próxima culto. Então, peça a Deus para ajudá-lo a estar atento, e ele vai falar com você. 

Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário