11 junho 2013

Relacionamentos Saudáveis e a Ganância


 

Relacionamentos Saudáveis e a Ganância

"O fiel será ricamente abençoado, mas quem tenta enriquecer-se depressa não ficará sem castigo." (Proverbios 28:20)
Uma pessoa normal tem suas ambições dentro de seu senso de realidade. Chamo isso de normal. Por exemplo: para uma pessoa que foi criada numa familia pobre, ter um carro pode ser uma ambição distante. Para outros, ter dois carros, pode ser pouco, são realidades diferentes. Convivo com pessoas que nunca viajaram de avião e eu estou enjoado de voar. Realidades diferentes levam a expectativas diferentes. O que corrompe o ser humano é a ganância.
Ganância é um nome bonito para uma ambição exagerada, super-poderosa, dominante, escravizadora. Da ganância para a avareza é um pulinho: avareza é uma ganância que leva o indivíduo a colocar seus bens e riquezas na posição de uma divindade. Veja que Lucas 12:15 fala claremente que isso não é a vida. Não acho que seja uma questão numérica, mas de atitude.
Este versículo adverte sobre um castigo para o que quer enriquecer depressa, não para o que quiser enriquecer honestamente, ainda que isso seja muito, muito difícil - e em nossos dias cada vez mais difícil. Trabalhar é menos lucrativo do que trambicar, e a cada dia a distância aumenta mais.
O coração do fiel é generoso, enquanto que o ganancioso não reparte pensando que lhe sobrará mais. Na matemática desse mundo ganhar mil e gastar quinhentos faz sobrar quinhentos. Na matemática do Reino de Deus, o mil pode virar dois mil se repartirmos o que temos com os necessitados, se semeamos no Reino, se investirmos na expansão do Evangelho.
O que tem isso a ver com relacionamentos? Como se pode enriquecer depressa sem abusar de outros, sem explorar oportunidades, sem explorar pessoas, sem maltratar alguém? Como é possível acelerar o enriquecimento sem deixar para trás a generosidade, a fidelidade, o envolvimento com algo de interesse geral e não pessoal? Isso, meu querido, é relacionamento puro.
"Senhor, não quero desejar mais do que preciso e nem ser levado por ganâcia a menosprezar meus irmãos. Se for pra enriquecer à custa da minha integridade, ajuda-me a permanecer como estou."
Mário Fernandez
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário